Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

23 de novembro de 2015

Exposição retratará vida e obra de Teixeirinha


O músico gaúcho gravou mais de 700 canções em 27 anos de carreira
Foto: Divulgação


Entrará em cartaz, às 13h30min desta segunda-feira (23/11), no saguão térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre, a mostra Teixeirinha, 30 Anos de Saudade. Até 23 de janeiro de 2016, os visitantes poderão apreciar 14 painéis sobre a vida e a obra de um dos mais famosos cantores da música gaúcha no rádio, nos discos, no cinema e nos shows. Organizada pela Fundação Vitor Mateus Teixeira, a mostra foi proposta pelo vereador Nereu D"Avila (PDT), com apoio do Memorial da Câmara. A abertura deverá contar com a presença de familiares de Teixeirinha.

Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, nasceu em 3 de março de 1927, em Santo Antônio da Patrulha (RS), em um lugar chamado Mascarada, hoje pertencente ao município de Rolante. "Tendo ficado órfão de pai e mãe aos 9 anos de idade, peregrinou pelo Rio Grande do Sul, crescendo e se fazendo homem com muito sofrimento, trabalho e honestidade", afirmam os organizadores do evento. "Nesta caminhada, o canto e os versos de improviso sempre estiveram presentes em sua vida, um dom herdado de seu pai, até que, aos 33 anos, já cantando pelas rádios de Passo Fundo, aconteceu o convite de um forasteiro paulista para ir a São Paulo e gravar seu primeiro disco."

A partir daí surgiu para o mundo um nome que se imortalizou na cena cultural gaúcha, um recorde de vendagem na música brasileira. Com o sucesso da cançãoCoração de Luto, 754 composições foram gravadas por Teixeirinha em seus 27 anos de carreira, interrompida por sua morte aos 58 anos, em 4 de dezembro de 1985.

A mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18 horas, na Avenida Loureiro da Silva, 255. Apoio do Memorial da Câmara. Entrada franca. Informações: (51) 3220-4187.

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)


Colaboração: Imprensa da Câmara de Porto Alegre