Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

13 de novembro de 2015

SEDAC assina novos convênios de Pontos de Cultura RS



O secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, assinou nesta sexta-feira (13) convênio com três novos Pontos de Cultura no Rio Grande do Sul.
12232701_1041897052528554_1263799018408537789_o
São eles:
- Africanidades (Porto Alegre): O projeto prevê uma série de ações culturais e educativas, com foco no processo histórico de contribuição social e cultural da população afrodescendente à sociedade brasileira. A ação será estruturada em quatro oficinas: confecção de instrumentos de percussão afro e manuseio, capoeira, cultura afro e oficina de habilidades artísticas.
- Ponto de cultura para pessoas com deficiência visual: uma estratégia de inclusão por meio da literatura e da informação (Porto Alegre): O projeto consiste basicamente na implementação de oficinas ligadas à literatura, livro e leitura para deficientes visuais, além da criação de uma oficina de locução para realizar a gravação de livros em áudio. Para tanto, é importante termos uma boa estrutura de equipamentos, salas e um estúdio para a gravação dos livros.
- A cultura gaúcha em destaque (São Leopoldo): O projeto contempla a realização de oficinas de danças gaúchas tradicionais e de salão, de poesia, canto e instrumentos musicais para crianças, jovens e adultos.
Também participaram do ato de assinatura o secretário-adjunto de Estado da Cultura, André Kryszczun, e o diretor do Departamento de Cidadania e Diversidade Cultural e coordenador do Convênio dos Pontos de Cultura RS, Leoveral Gölzer.
Os Pontos de Cultura funcionam como instrumento de pulsão e articulação de ações e projetos já existentes em comunidades gaúchas, desenvolvendo ações continuadas em pelo menos uma das áreas de Culturas Populares, Grupos Étnico-Culturais, Patrimônio Material e Imaterial, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas, e/ou Ações Transversais.