Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

15 de dezembro de 2014

4 exposições no IAB >> quarta, dia 17



O Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul, convida para a abertura de 4 exposições selecionadas em edital, que integram o último ciclo de artes visuais da galeria Espaço IAB em 2014. O coquetel será realizado dia 17 de dezembro, a partir das 19:30, permanecendo com visitação até o dia 9 de fevereiro de 2015, das 14 às 19h. 



Para saber mais sobre as exposições e o histórico da galeria acesse http://galeriaespacoiab.blogspot.com.br/






NA SALA ANEXA: 
TRABALHOS DE CASAL: EM DOMICILIO   ADRIANA DACCACHE E RODRIGO NUÑEZ
ABERTURA  17/12/2014, às 19:30  VISITAÇÃO até 9/2/2015, 14 às 19h.   

Esta exposição traz novamente o universo criativo do cotidiano de um jovem casal.  Diferentes de outros trabalhos já desenvolvidos, esta  exposição foi projetada para o espaço específico do IAB, tendo como meios principais a pintura, o objeto e a cerâmica.  Ela parte do princípio da construção de um inventário de imagens e imaginário que se entrelaçam preservando suas individualidades e, ao mesmo tempo, construindo um universo em comum. O principio básico é provocar um questionamento sobre as relações de autoria e o processo criativo. O fato de serem um casal, de dividirem sua vida cotidiana, seu espaço de trabalho permite que troquem constantemente seu acervo imaginário. Em muitos casos, não se percebe onde um participa ou interfere no trabalho do outro. Há nestes trabalhos uma somatória de experiências, um acúmulo de visões que contribui para a formação de uma produção de constante partilha. Esta exposição, toda projetada e concebida no ateliê em casa, conta com a participação da pequena Nina, filha do casal, de dois anos que, mais do que participar efetivamente, trouxe uma alegria jamais vivenciada por eles, somando um novo repertório de imagens ao acervo de cada um.





NA SALA DO ARCO: 
CIDADES - OLHARES CASUAIS   SUZEL NEUBARTH
ABERTURA  17/12/2014, às 19:30  VISITAÇÃO até 9/2/2015, 14 às 19h.   





















Arquiteta de formação, SUZEL NEUBARTH explora com sensibilidade o desenho, recriando paisagens urbanas reais. Como num contraponto à grandeza desta urbanidade estática, grupos humanos em movimento são inseridos nas imagens. Secciona-as nas mesmas áreas que interessam e elabora meticulosamente os projetos para suas gravuras, levando em conta questões relacionadas ao módulo e suas diferentes formas de repetição. O resultado são imagens de grandes dimensões, que contradizem a tradição intimista da gravura, em que o espectador é convidado à aproximação. Na gravura de Suzel primeiro vemos o todo: afastados, nosso olhar passeia pela linearidade da imagem, percebendo aos poucos a repetição modular. Ao aproximarmos o olhar, percebemos detalhes do desenho e as características delicadas da linguagem litográfica, tão bem explorados em sua obra. (Miriam Tolpolar - Artista plástica; Mestre em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS; Professora de Litografia do Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre).



NA SALA NEGRA: 
"IMAGINÄREN GARTEN" - O MACRO E MICRO MUNDO DO RINCÃO GAIA   CÂMERA VIAJANTE
ABERTURA  17/12/2014, às 19:30  VISITAÇÃO até 9/2/2015, 14 às 19h.   
















O Rincão Gaia, legado de Lutzenberger, é um ambiente que proporciona uma reflexão e o silêncio necessário para o desenvolvimento da sensibilidade e da técnica fotográfica. Situado a 120km de Porto Alegre, em Pantano Grande, sobre uma antiga jazida de basalto, o Rincão é um exemplo de recuperação de áreas degradadas. No lugar dos antigos buracos das pedreiras, existem hoje lagos e no seu entorno grande variedade de plantas típicas de ambientes áridos, que junto às rochas, formam jardins de rara beleza. O Rincão Gaia também é habitado por diversas espécies silvestres, como a jaçanã, o martim-pescador, o ratão-do-banhado, a lontra, a coruja-das-torres, e muitas outras espécies animais. Realizada no ano das comemorações dos 15 anos da Escola de Fotografia, a exposição é composta por 16 fotografias em grande formato de paisagens, plantas e pequenos animais produzidas pelos alunos da Escola no paraíso ecológico criado pelo mais importante ecologista do Brasil, José Lutzemberger.




NA CIRCULAÇÃO: 
VIDA   SORAYA GIROTTO
ABERTURA  17/12/2014, às 19:30  VISITAÇÃO até 9/2/2015, 14 às 19h.  



Para a exposição na galeria Espaço IAB, com o intuito de tirar proveito dos espaços expositivos, a artista visual Soraya Girotto encontrou harmonia para comunicação espacial nos padrões e proporções na natureza, que pode se identificar em seu trabalho contemporâneo que une elementos que agregam essas referências.