Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

18 de dezembro de 2014

Doze monumentos do Parque Farroupilha são devolvidos à cidade

Foto: Ricardo Stricher/Arquivo PMPA
Convênio entre prefeitura e Sinduscon permitiu a recuperação dos monumentos
Convênio entre prefeitura e Sinduscon permitiu a recuperação dos monumentos
Na manhã desta sexta-feira, 19, será feita a entrega à cidade de doze monumentos públicos do Parque Farroupilha, recuperados graças a convênio entre a Prefeitura e o Sindicato da Indústria da Construção Civil – Sinduscon-RS. O ato de entrega das obras vai acontecer às 10 horas, em frente ao Monumento ao Expedicionário (av. José Bonifácio).

As obras recuperadas foram: Cabeça de Chopin, Monumento a Carlos Gomes, Homenagem a Beethoven, Busto de Annes Dias, Busto de Licínio Cardoso, Busto de Sammuel Hahnemann, Os Lusíadas, Homenagem aos Mortos em Combate ao Comunismo, Coluna Brasileira, Obelisco da Comunidade Sírio-Libanesa, Obelisco da Comunidade Israelita e Monumento ao Expedicionário. Algumas das esculturas já não existiam, tendo desaparecido devido a furtos ou atos de vandalismo. Nesses casos, novas peças foram confeccionadas a partir de moldes de obras similares ou de referências iconográficas. Para evitar novos furtos, as peças substituídas foram confeccionadas em resina e pó de cobre, que tem aparência semelhante, mas sem valor comercial como metal.

Os monumentos foram recuperados com recursos do Sinduscon, que remunerou profissional responsável pelo restauro, materiais e equipamentos. À Secretaria Municipal da Cultura coube a incumbência de dar orientação técnica e fiscalizar a execução. Os trabalhos foram realizados em três etapas: análise da situação de cada monumento, diagnóstico sobre necessidades e formas de recuperação e execução das interferências necessárias para o restauro das obras.

O Projeto de Resgate ao Patrimônio Histórico do Parque Farroupilha integra a campanha de valorização de obras artísticas desenvolvido pela Prefeitura de Porto Alegre e Ministério Público do Estado. As ações dividem-se em educativas, de conservação, e de segurança, para evitar depredações e outros atos de vandalismo.


/cultura /monumentos
Texto de: Lucia Jahn
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.