Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

4 de dezembro de 2014

Proposta para o CONTREG pode causar polemica

Via Rogério Bastos

No domingo, dia 07 de dezembro, no DTG Berço Farroupilha, em Guaíba, acontecerá mais uma edição do CONTREG, congresso tradicionalista regional, criado na década de 90, com várias experimentações, que teve à frente na época o coronel Raul Pereira Dias, entre outros. Fazíamos muitos congressos simulados para aprender os mecanismos de funcionamento do Congresso do MTG.
Estaremos levando para este CONTREG a proposta de mudança nos estatutos da região, de forma a caia uma cláusula de barreira criada para impedir quem não foi patrão de entidade, de ser coordenador regional.

A ideia é não retirar a possibilidade através da cláusula de ser patrão, mas ampliar o leque de possibilidades, incentivando lideranças que estudam e se preparam à exercer as funções na coordenadoria.
Pelo que diz o estatuto hoje, uma pessoa que foi presidente do MTG, da CBTG, ou da CITG, não poderia ser coordenador da 1ªRT, caso não tivesse sido patrão. Um exemplo clássico, que costumo usar, é o da professora Neusa Secchi, que foi presidente da Comissão Gaúcha de Folclore, vice-presidente do MTG, Conselheira, especialista em historia e folclore, escritora, diretora cultural da 1ªRT por diversas gestões e, muito do que se faz hoje, é criação do tempo dela... Mas é impedida de coordenar a região.
Já sabemos que existe forte oposição quanto a esta alteração, mas buscamos acabar com acomodação, provocando a busca do conhecimento, de melhorias para a região.
Por isso peço as entidades tradicionalistas da 1ª região, através de seus delegados no congresso, que ajudem a aprovar esta proposta, que irá ampliar o leque de possibilidades e, ao mesmo, tempo, provocar a concorrência, impedindo, desta forma, que o coordenador se "acomode". Conto com vocês...