Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

28 de julho de 2016

Bibliotecas públicas tem até 8 de agosto para se cadastrar no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas



BPublica  

Instituições ganharão coleção de DVDs sobre memória do esporte olímpico e cartilha sobre práticas que podem ser desenvolvidas no período dos Jogos Olímpicos.
 
Bibliotecas públicas, comunitárias e pontos de leitura do Rio Grande do Sul tem até 8 de agosto para cadastrar suas unidades na plataforma digital do Ministério da Cultura (MinC), por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). 
 
Aproveitando a temática dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a intenção é incentivar o cadastramento ou recadastramento dessas instituições, fornecendo um kit  composto por uma coleção de DVDs sobre a memória do esporte olímpico e uma cartilha contendo práticas que poderão ser desenvolvidas ao longo dos Jogos (http://snbp.culturadigital.br/blog/2016/07/22/prazo-para-cadastro-de-bibliotecas-para-recebimento-de-colecao-das-olimpiadas-prorrogado-ate-dia-88)
 
As bibliotecas que já têm cadastros e desejam apenas atualizar seus dados, mas estejam encontrando dificuldades, podem entrar em contato pelo e-mail snbp@cultura.gov.br.
A expectativa é cadastrar e atualizar cerca de 6 mil instituições e mapear a maioria das bibliotecas existentes no país. O objetivo é levantar dados pouco conhecidos, como a relação institucional, público-alvo, acervo, serviços, infraestrutura e gestão. 
 
A partir dessas informações será criado um ambiente de interação e integração das bibliotecas públicas em âmbito nacional. Os dados também subsidiarão o poder público em ações e políticas para o setor. 
 
Neste cadastro são disponibilizadas informações atualizadas, permitindo a constituição de redes locais de bibliotecas. Para isto, a orientação é que as instituições mantenham seus perfis atualizados, para constituir um espaço de exposição e gestão das bibliotecas, permitindo a circulação e compartilhamento de dados, como agendas culturais e regionais.
A coleção de DVDs é resultado do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que vem sendo desenvolvido desde 2011 e, hoje conta com 40 documentários. Neste acervo há vídeos de desportistas brasileiros, como a nadadora Maria Lenk, o jogador de tênis Claudio Kano, a jogadora de vôlei Ana Moser e o cavaleiro Rodrigo Pessoa. 
 
Eles têm o intuito de promover o resgate da trajetória do esporte nacional e das histórias que possam inspirar as gerações futuras. O projeto é realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais e é patrocinado pela Petrobras, ESPN Brasil e EBRASIL Energia, com apoio do MinC e da Cinemateca Brasileira.
 Informações:
 - SNBP – Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC – email snbp@cultura.gov.br e telefone (61) 2024-2698
- Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do RS (SEBP/RS) – emails sebp@sedac.rs.gov.br/sebprs@gmail.com e fone (51) 3225-1124.
 Crédito do texto e foto: Vera Pinto/ Divulgação BPE