Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

28 de julho de 2016

Bibliotecas públicas tem até 8 de agosto para se cadastrar no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas



BPublica  

Instituições ganharão coleção de DVDs sobre memória do esporte olímpico e cartilha sobre práticas que podem ser desenvolvidas no período dos Jogos Olímpicos.
 
Bibliotecas públicas, comunitárias e pontos de leitura do Rio Grande do Sul tem até 8 de agosto para cadastrar suas unidades na plataforma digital do Ministério da Cultura (MinC), por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). 
 
Aproveitando a temática dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a intenção é incentivar o cadastramento ou recadastramento dessas instituições, fornecendo um kit  composto por uma coleção de DVDs sobre a memória do esporte olímpico e uma cartilha contendo práticas que poderão ser desenvolvidas ao longo dos Jogos (http://snbp.culturadigital.br/blog/2016/07/22/prazo-para-cadastro-de-bibliotecas-para-recebimento-de-colecao-das-olimpiadas-prorrogado-ate-dia-88)
 
As bibliotecas que já têm cadastros e desejam apenas atualizar seus dados, mas estejam encontrando dificuldades, podem entrar em contato pelo e-mail snbp@cultura.gov.br.
A expectativa é cadastrar e atualizar cerca de 6 mil instituições e mapear a maioria das bibliotecas existentes no país. O objetivo é levantar dados pouco conhecidos, como a relação institucional, público-alvo, acervo, serviços, infraestrutura e gestão. 
 
A partir dessas informações será criado um ambiente de interação e integração das bibliotecas públicas em âmbito nacional. Os dados também subsidiarão o poder público em ações e políticas para o setor. 
 
Neste cadastro são disponibilizadas informações atualizadas, permitindo a constituição de redes locais de bibliotecas. Para isto, a orientação é que as instituições mantenham seus perfis atualizados, para constituir um espaço de exposição e gestão das bibliotecas, permitindo a circulação e compartilhamento de dados, como agendas culturais e regionais.
A coleção de DVDs é resultado do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que vem sendo desenvolvido desde 2011 e, hoje conta com 40 documentários. Neste acervo há vídeos de desportistas brasileiros, como a nadadora Maria Lenk, o jogador de tênis Claudio Kano, a jogadora de vôlei Ana Moser e o cavaleiro Rodrigo Pessoa. 
 
Eles têm o intuito de promover o resgate da trajetória do esporte nacional e das histórias que possam inspirar as gerações futuras. O projeto é realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais e é patrocinado pela Petrobras, ESPN Brasil e EBRASIL Energia, com apoio do MinC e da Cinemateca Brasileira.
 Informações:
 - SNBP – Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC – email snbp@cultura.gov.br e telefone (61) 2024-2698
- Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do RS (SEBP/RS) – emails sebp@sedac.rs.gov.br/sebprs@gmail.com e fone (51) 3225-1124.
 Crédito do texto e foto: Vera Pinto/ Divulgação BPE