Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

5 de julho de 2016

Tocha olímpica será conduzida por 77 convidados na Capital


Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Percurso de 15 quilômetros terá largada do Parcão às 15h de quinta-feira, 7
Percurso de 15 quilômetros terá largada do Parcão às 15h de quinta-feira, 7
Foto: Divulgação/PMPA
Serão 77 condutores em Porto Alegre, cada um percorrendo 200 metros
Serão 77 condutores em Porto Alegre, cada um percorrendo 200 metros
Foi apresentado, na manhã desta terça-feira, 5, no Paço Municipal, o evento de revezamento da tocha olímpica em Porto Alegre. Durante coletiva de imprensa, com a presença do prefeito José Fortunati, do assessor de Comunicação do Comitê Rio 2016, Igor Lamy, e da coordenadora do revezamento em Porto Alegre, Renita Dametto, foram detalhados o trajeto, os condutores, as atrações culturais e os bloqueios das vias onde passará o Tour da Tocha. Veja detalhes clicando aqui. (fotos)

A largada da tocha olímpica acontece às 15h no Parque Moinhos de Vento (Parcão), conduzida pelo técnico Roger Machado. Desde as 11h, porém, já haverá atrações culturais na cidade, de forma a envolver porto-alegrenses e turistas no espírito olímpico. Para o prefeito, quinta-feira será um dia histórico para Porto Alegre. “O mundo todo poderá acompanhar o trajeto, que foi preparado pela nossa equipe de forma a demonstrar a pluralidade de Porto Alegre, uma cidade multiesportiva e multiétnica, além dos seus diversos pontos turísticos e históricos.” 
O prefeito entregou certificados aos condutores presentes na coletiva, entre eles, o atleta olímpico Paulo Jukoski da Silva, o Paulão do vôlei, ouro em Barcelona em 1992, e a atleta Diva Santiago. Com 77 anos, a atleta do Grêmio Náutico União foi da seleção brasileira de vôlei e participou da Universíada, em 1963. “Passei 69 anos da minha vida dedicados ao esporte e agora ganho essa enorme homenagem,” disse, emocionada, a atleta. Todos os condutores, conforme Igor Lamy, foram indicados por serem pessoas que fazem diferença dentro dos seus círculos sociais. 
Ao todo, serão 77 condutores em Porto Alegre, entre os mais de 12 mil em todo o país. Cada um deles percorrerá cerca de 200 metros e será acompanhado por um comboio e uma equipe de apoio. A partir do Parque Moinhos de Vento, a tocha olímpica segue pela 24 de outubro, dando volta na praça Júlio de Castilhos, descendo as ruas Miguel Tostes, Vasco da Gama, Fernandes Vieira e José Bonifácio, passando em frente ao Monumento ao Expedicionário. Dali, segue pelas avenidas João Pessoa, Salgado Filho, Borges de Medeiros, Padre Cacique, dando a volta pela rua Fernandão, e voltando pela Edvaldo Pereira Paiva, Pres. João Goulart, Siqueira Campos e Uruguai. 
Festa de encerramento - No Centro Histórico, pela Sete de Setembro, a tocha chega por volta das 19h, ao Largo Glênio Peres, onde uma grande festa de encerramento já estará sendo promovida. Além do Largo, que terá Kleiton & Kledir, Papas da Língua e Guri de Uruguaiana, outros três locais abrigarão eventos culturais e esportivos. A partir das 11h até as 19h, a Praça da Alfândega terá bandas de jazz e blues, feira de artesanato e gastronomia; o Parcão, entre 14h e 17h, o Parque Farroupilha, entre 14h e 18h. No Largo Glênio Peres a festa de encerramento acontece das 14 às 21h.   
Além da participação de escolas, ciclistas, atletas e bombeiros, que farão rappel no Viaduto da Borges, a passagem da tocha também terá atrações como apresentação de escolas de samba e será acompanhada por cavalarianos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Na passagem pela rua Fernandão, haverá uma homenagem ao ídolo colorado, falecido há dois anos, com a presença de familiares. Conforme detalhou a coordenador do evento, Renita Dametto, o Tour da Tocha terá cobertura de mídia, com transmissão ao vivo para o Largo Glênio Peres e para web em tempo real.

A coletiva também foi acompanhada pelo comandante de Policiamento da Capital, coronel Mario Ikeda.
Trânsito - Para todo o trajeto, a EPTC disponibilizará cerca de 60 agentes que farão a interrupção momentânea das vias, enquanto o comboio estiver passando pelos 15 quilômetros. A previsão de início é 15h15. Término às 19h. 
Durante toda a quinta-feira, a av. Borges de Medeiros, entre Sete de Setembro e Siqueira Campos, ficará bloqueada para montagem do palco e eventos no Largo Glênio Peres. “É preciso que a população tenha domínio desse trajeto para buscar, caso necessário, vias alternativas, fazendo com que esse evento seja uma grande festa para todos”, observou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. 
As linhas de lotação que têm terminal na Borges de Medeiros (em frente ao edifício União) serão deslocadas para Siqueira Campos, próximo a Uruguai. Os pontos de táxi da Borges de Medeiros serão desativados. A situação do tráfego será atualizada, em tempo real, no Twitter da EPTC (@eptc_poa).
Cultura no Caminho da Tocha

Praça da Alfândega
- Banda Celta
- Som Central
- Blue Grass
- Elias Barbosa Quinteto
- Cartas na Rua
- Charles Busker
- Philipe Philippsen
- Benhur Pereira - Rádio Poste
- Feira de Artesanato e
Gastronomia Local
Cerimônia de Boas-Vindas no Parque Moinhos de Vento
- Dj Rafa Santos
- Orquestra de Brinquedos
- Projeto Social Esporte Dá Samba
- Grupo de Pernas de Pau
- Oficinas Esportivas: judô, ginástica artística,
atletismo, esgrima, vela e voleibol.
- Sogipa, GNU, Veleiros e GFPA.
Parque Farroupilha:
- Grupo de Pernas de Pau
- Grupo de Hip Hop/Street Dance
Edson Ferraz
- Grupo de Pagode Chocolate Branco
- Grupo de Danças Tradicionalistas
- Apresentação da
Federação Gaúcha de Capoeira
- Muro de escalada, Bubblesoccer,
pista atlética
- Colégio Militar e SESC
Largo Glênio Peres:
- Show Kleiton e Kledir.
- Show Papas da Língua.
- Guri de Uruguaiana.
- Pernas de Pau.
- Ativação dos patrocinadores.
- Acendimento da Pira Olímpica. 


/esportes /olimpiadas
Texto de: Caren Mello
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.