Na edição de julho de 2016, o   Sopapo Poético destaca o protagonismo das mulheres negras em suas variadas   esferas de atuação, sobretudo artística e social. 
Como acontece em todos os   anos, no mês de julho, o sarau é dedicado ao Dia da Mulher Negra, celebrado   nacionalmente em 25 de julho, data que consagra a trajetória da líder quilombola   Teresa de Benguela. Na mesma data também é comemorado, em nível continental, o   dia da mulher afro-latino-americana e caribenha. Ambas as celebrações ratificam   o protagonismo das mulheres na afirmação da cultura e na reivindicação dos   direitos do povo negro em África e na diáspora africana. 
No centro do grande círculo   da poesia, haverá uma breve dinâmica, conduzida pela convidada Carmen Lima,   atriz bonequeira e contadora de histórias, onde os papeis das mulheres presentes   serão reavaliados, valorizados e renovados. A atividade contará com a   participação das sopapeiras Pâmela Amaro, Lilian Rocha, Cristina Yami, Delma   Gonçalves, Fátima Farias, Kyzzy Barcelos e Sílvia Ramão.
No cesto de poemas, a produção poética feminina negra gaúcha, destacando-se os textos das autoras do livro Pretessência.
CARMEN LIMA é professora,   contadora de histórias, atriz bonequeira e festeira infantil. Dedica-se à   pedagogia, atuando na rede estadual de ensino há 16 anos, onde, atualmente,   realiza contações para alunos de 6 a 17 anos. Participou de vários grupos   teatrais, do programa de TV infantil (Pandorga) e integra o Coletivo de Arte   Bando de Brincantes com espetáculos teatrais, literários e musicais.   Paralelamente, realiza atividades com o Grupo de Contadores de Histórias Mentes   Literárias, cujo objetivo é homenagear, em vida, autores, escritores e   ilustradores do Rio Grande do Sul. 
SOPAPINHO
Com a proposta   de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho   é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças   negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras,   artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de   poesia.
Pedimos aos pais/responsáveis   que levem lanche para os seus filhos.
CINE KAFUNÉ
Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários afrocentrados. Neste mês, haverá uma seleção especial com vídeos da grande líder negra Luíza Bairros, ex-ministra da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, falecida em 12/07/2016.
FEIRA AFRO
A diversidade de produtos e   estilos é característica da Feira Afro, formada por expositores que acompanham e   apoiam o sarau. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural,   vestuário, cosméticos naturais, música - e muito mais - são opções da feira para   o eclético público sopapeiro.
Solicitamos aos que puderem que tragam   almofadas, para melhor acomodação do público presente.
crédito da foto: Lia   Rodrigues
SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia
Edição especial Dia da Mulher Negra
Convidada: Carmen Lima
Quando: terça-feira, 26 de julho, às 19h30min
Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó
Av. Ipiranga, 311, Menino Deus - Porto Alegre/RS.
ENTRADA FRANCA
Contatos: 
sopapo.poetico@gmail.com
9365-3315 - 9117-4559 - 9317-6497   - 9218-5449
Realização:
ANdC - Associação   Negra de Cultura
Apoios:
Centro de Referência   do Negro Nilo Feijó
Cine Kafuné
SINDIPRETO - Sindicato dos Petroleiros
Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa)
 

 
 
