Durante toda a tarde, 77 carregadores terão a honra de conduzir a Tocha Olímpica pelas ruas da Capital, percorrendo um total de 15 quilômetros. Entre os condutores, estarão personalidades como a ginasta Daiane dos Santos, o técnico Roger Machado, os atletas Marcelo Negrão e Paulão, e o esgrimista paraolímpico Jovane Guissone. Também conduzirão a tocha figuras emblemáticas da cidade, como uma das primeiras representantes do Orçamento Participativo, dona Geny Machado, a professora de educação física e atleta Diva Santiago, e o atleta mais antigo em atividade no Estado, Daniel Mietlick.
O roteiro, com largada no início da tarde no Parque Moinhos de Vento (Parcão), mostrará para o mundo, além da hospitalidade e dos valores da tradição gaúcha, alguns ícones da cidade, como o Parque Farroupilha, o Viaduto Otávio Rocha, o Parque Marinha do Brasil, o estádio Beira-Rio, o Asilo Padre Cacique, a orla do Guaíba, a Usina do Gasômetro e o Mercado Público. Por volta das 19h, o percurso termina em uma grande celebração no Largo Glênio Peres, com shows de Kleiton e Kleidir e da banda Papas da Língua, além do Guri de Uruguaiana.
A festa não ocorrerá apenas na chegada, no Centro Histórico. A partir das 14h, outros locais receberão atrações culturais, esportivas e lúdicas, animando o porto-alegrense para os primeiros jogos olímpicos realizados na América Latina.
No Parcão, haverá DJs, a Orquestra de Brinquedos e a apresentação de modalidades esportivas de clubes olímpicos agitando desde a largada da tocha até as 17h. No mesmo intervalo, a Redenção terá grupos de dança tradicionalista, DJs, pagode entre outras e atividades esportivas como torre de escalada e Bubble Soccer, além de ativação e distribuição de brindes de patrocinadores. A cultura popular e de rua da cidade também terá vez no revezamento da tocha. Durante toda a tarde, na Praça da Alfândega, a cultura popular estará presente com Música de Rua e Feira de Artesanato e Gastronomia Local.
Bloqueio das ruas - A passagem da tocha pelas ruas não será algo simples, exigirá o bloqueio temporário das ruas por onde o roteiro acontece. A EPTC, juntamente com outros órgãos municipais e a Brigada Militar, está preparando uma grande operação para garantir a segurança dos participantes do evento e para que a rotina da cidade seja afetada da menor maneira possível
/olimpiadas
Texto de: Giuliano
Thaddeu
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.