Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

4 de julho de 2016

Porto Alegre recebe Tocha Olímpica nesta quinta-feira


Foto: Divulgação/PMPA
Trajeto alcança 15 quilômetros na Capital, com largada do Parcão
Trajeto alcança 15 quilômetros na Capital, com largada do Parcão
Porto Alegre entrará, nesta quinta-feira, 7, no espírito olímpico dos jogos Rio 2016. A tocha chega à Capital e deve percorrer os principais pontos turísticos e históricos da cidade, envolvendo porto-alegrenses e aqueles que vierem para assistir ao revezamento e às inúmeras atrações, viabilizadas por uma parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Ministério da Cultura.
Durante toda a tarde, 77 carregadores terão a honra de conduzir a Tocha Olímpica pelas ruas da Capital, percorrendo um total de 15 quilômetros. Entre os condutores, estarão personalidades como a ginasta Daiane dos Santos, o técnico Roger Machado, os atletas Marcelo Negrão e Paulão, e o esgrimista paraolímpico Jovane Guissone. Também conduzirão a tocha figuras emblemáticas da cidade, como uma das primeiras representantes do Orçamento Participativo, dona Geny Machado, a professora de educação física e atleta Diva Santiago, e o atleta mais antigo em atividade no Estado, Daniel Mietlick.
O roteiro, com largada no início da tarde no Parque Moinhos de Vento (Parcão), mostrará para o mundo, além da hospitalidade e dos valores da tradição gaúcha, alguns ícones da cidade, como o Parque Farroupilha, o Viaduto Otávio Rocha, o Parque Marinha do Brasil, o estádio Beira-Rio, o Asilo Padre Cacique, a orla do Guaíba, a Usina do Gasômetro e o Mercado Público. Por volta das 19h, o percurso termina em uma grande celebração no Largo Glênio Peres, com shows de Kleiton e Kleidir e da banda Papas da Língua, além do Guri de Uruguaiana.
A festa não ocorrerá apenas na chegada, no Centro Histórico. A partir das 14h, outros locais receberão atrações culturais, esportivas e lúdicas, animando o porto-alegrense para os primeiros jogos olímpicos realizados na América Latina.
No Parcão, haverá  DJs, a Orquestra de Brinquedos e a apresentação de modalidades esportivas de clubes olímpicos agitando desde a largada da tocha até as 17h. No mesmo intervalo, a Redenção terá grupos de dança tradicionalista, DJs, pagode entre outras e  atividades esportivas como torre de escalada e Bubble Soccer, além de ativação e distribuição de brindes de patrocinadores. A cultura popular e de rua da cidade também terá vez no revezamento da tocha. Durante toda a tarde, na Praça da Alfândega, a cultura popular estará presente com Música de Rua e Feira de Artesanato e Gastronomia Local.
Bloqueio das ruas - A passagem da tocha pelas ruas não será algo simples, exigirá o bloqueio temporário das ruas por onde o roteiro acontece. A EPTC, juntamente com outros órgãos municipais e a Brigada Militar, está preparando uma grande operação para garantir a segurança dos participantes do evento e para que a rotina da cidade seja afetada da menor maneira possível


/olimpiadas
Texto de: Giuliano Thaddeu
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.