Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

20 de julho de 2016

Monumento Gaúcho Oriental é restaurado e realocado



Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Obra retrata um peão com pose espontânea e natural
Obra retrata um peão com pose espontânea e natural
Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Escultura com sete toneladas foi removida com um caminhão guindaste
Escultura com sete toneladas foi removida com um caminhão guindaste
 
 
O monumento Gaúcho Oriental, presente do Uruguai ao Rio Grande do Sul no centenário da Revolução Farroupilha, foi transferido na manhã desta quarta-feira, 20, para um local de maior destaque dentro do Parque Farroupilha (Redenção). A escultura do uruguaio Frederico Escalada agora está entre o chafariz e o Monumento ao Expedicionário, por onde circula maior quantidade de frequentadores. A transferência marca o fim da segunda edição do projeto Construção Cultural, parceria entre a prefeitura e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RS).
 
Em tamanho natural e fundida em bronze, a escultura com sete toneladas foi removida da área onde estava, em frente ao Viaduto Imperatriz Leopoldina, na avenida João Pessoa, com um caminhão guindaste, e depois transportada e colocada no novo espaço. O prefeito José Fortunati acompanhou o processo e explicou os motivos da transferência. “Esse é um dos monumentos mais importantes da cidade. Estava em um local de pouca visibilidade e suscetível a vandalismos. Estamos proporcionando um convívio mais próximo dos cidadãos com esta obra de arte”, disse Fortunati.
 
A transferência da escultura, orientada e fiscalizada pelo engenheiro Bruno Marantes, também foi acompanhada pelo coordenador da Memória Cultural de Porto Alegre, Luiz Antonio Custódio, e pela arquiteta e restauradora Verônica Di Benedetti, que está coordenando a recuperação dos monumentos. No novo local, foi sobreposta à base e colada com adesivo de alta resistência. 
 
O vice-presidente do Sinduscon-RS, Zalmir Chwartzmann, destacou que a iniciativa tem exatamente este objetivo, devolver à cidade importantes monumentos restaurados e aproximar as obras do convívio com a população. “O projeto também ganhou o apoio da população e o patrocínio de outras empresas. Nesta etapa, restauramos 20 monumentos do Parque Farroupilha, em 2015 entregamos outros 12”, ressaltou Chwartzmann. 
 
Construção Cultural – O projeto foi possível graças a um acordo entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Ministério Público, com a parceria do Sinduscon-RS. Além do Gaúcho Oriental, as esculturas contempladas nesta etapa foram o Monumento em Homenagem ao Esporte, Busto Luis Englert, Herma Alberto Bins, Marco Contra as Armas de Brinquedo, Busto Jaime Pereira da Costa, Monumento a João Wesley, Monumento a Assis Brasil, Monumento Francisco Brochado, Monumento Imperatriz Leopoldina, Busto José Fainca Lubianca, Totem José Bonifácio, Marco Exposição Farroupilha, Busto Almirante Tamandaré, Busto Duque de Caxias, Busto Mascarenhas de Moraes, Busto Santos Dumont, Marco com as designações do Parque Farroupilha, Marco Centenário da Redenção dos Cativos e Marco de Inauguração do novo sistema de iluminação do parque.
 
Os monumentos tiveram as pichações removidas e receberam aplicação de produto antigrafitagem para prevenir novas marcas. As peças artísticas em bronze existentes nos monumentos foram replicadas em resina imitando o material. Já as placas em bronze com identificação e frases que foram roubadas foram reproduzidas em placas de granito em alto relevo. 
 
Gaúcho Oriental – A obra retrata um peão com pose espontânea e natural e também um trabalhador anônimo. Por isso, é considerada uma exceção na estatuária pública. Embora não tenha sido o primeiro gaúcho a ser representado na escultura local ao ar livre, essa estátua chegou a representar o espírito telúrico das tradições gaúchas e suas relações com a terra nativa, para aqueles que passaram a formar mais adiante o Movimento Tradicionalista Gaúcho.
 
Destacam-se duas características: é um gaúcho que usa chiripá em vez da bombacha (a vestimenta mais conhecida do gaúcho estereotipado) e o artista se “incluiu” na escultura de uma maneira peculiar pois modelou uma letra “E” na fivela do tirador. Esse mesmo gaúcho possui um “irmão gêmeo”, ou seja, uma outra estátua retratando o mesmo gaúcho, também de autoria de Escalada, em Montevidéu. A obra que está lá se chama El Peón de Estância.
 


/cultura /monumentos
Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.