O monumento Gaúcho Oriental, presente do Uruguai ao Rio Grande do Sul no
centenário da Revolução Farroupilha, foi transferido na manhã desta
quarta-feira, 20, para um local de maior destaque dentro do Parque Farroupilha
(Redenção). A escultura do uruguaio Frederico Escalada agora está entre o
chafariz e o Monumento ao Expedicionário, por onde circula maior quantidade de
frequentadores. A transferência marca o fim da segunda edição do projeto
Construção Cultural, parceria entre a prefeitura e o Sindicato da Indústria da
Construção Civil (Sinduscon-RS).
Em tamanho natural e fundida em bronze, a escultura com sete toneladas foi
removida da área onde estava, em frente ao Viaduto Imperatriz Leopoldina, na
avenida João Pessoa, com um caminhão guindaste, e depois transportada e colocada
no novo espaço. O prefeito José Fortunati acompanhou o processo e explicou os
motivos da transferência. “Esse é um dos monumentos mais importantes da cidade.
Estava em um local de pouca visibilidade e suscetível a vandalismos. Estamos
proporcionando um convívio mais próximo dos cidadãos com esta obra de arte”,
disse Fortunati.
A transferência da escultura, orientada e fiscalizada pelo engenheiro Bruno
Marantes, também foi acompanhada pelo coordenador da Memória Cultural de Porto
Alegre, Luiz Antonio Custódio, e pela arquiteta e restauradora Verônica Di
Benedetti, que está coordenando a recuperação dos monumentos. No novo local, foi
sobreposta à base e colada com adesivo de alta resistência.
O vice-presidente do Sinduscon-RS, Zalmir Chwartzmann, destacou que a
iniciativa tem exatamente este objetivo, devolver à cidade importantes
monumentos restaurados e aproximar as obras do convívio com a população. “O
projeto também ganhou o apoio da população e o patrocínio de outras empresas.
Nesta etapa, restauramos 20 monumentos do Parque Farroupilha, em 2015 entregamos
outros 12”, ressaltou Chwartzmann.
Construção Cultural – O projeto foi possível graças a um
acordo entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Ministério Público, com a parceria
do Sinduscon-RS. Além do Gaúcho Oriental, as esculturas contempladas nesta etapa
foram o Monumento em Homenagem ao Esporte, Busto Luis Englert, Herma Alberto
Bins, Marco Contra as Armas de Brinquedo, Busto Jaime Pereira da Costa,
Monumento a João Wesley, Monumento a Assis Brasil, Monumento Francisco Brochado,
Monumento Imperatriz Leopoldina, Busto José Fainca Lubianca, Totem José
Bonifácio, Marco Exposição Farroupilha, Busto Almirante Tamandaré, Busto Duque
de Caxias, Busto Mascarenhas de Moraes, Busto Santos Dumont, Marco com as
designações do Parque Farroupilha, Marco Centenário da Redenção dos Cativos e
Marco de Inauguração do novo sistema de iluminação do parque.
Os monumentos tiveram as pichações removidas e receberam aplicação de
produto antigrafitagem para prevenir novas marcas. As peças artísticas em bronze
existentes nos monumentos foram replicadas em resina imitando o material. Já as
placas em bronze com identificação e frases que foram roubadas foram
reproduzidas em placas de granito em alto relevo.
Gaúcho Oriental – A obra retrata um peão com pose
espontânea e natural e também um trabalhador anônimo. Por isso, é considerada
uma exceção na estatuária pública. Embora não tenha sido o primeiro gaúcho a ser
representado na escultura local ao ar livre, essa estátua chegou a representar o
espírito telúrico das tradições gaúchas e suas relações com a terra nativa, para
aqueles que passaram a formar mais adiante o Movimento Tradicionalista
Gaúcho.
Destacam-se duas características: é um gaúcho que usa chiripá em vez da
bombacha (a vestimenta mais conhecida do gaúcho estereotipado) e o artista se
“incluiu” na escultura de uma maneira peculiar pois modelou uma letra “E” na
fivela do tirador. Esse mesmo gaúcho possui um “irmão gêmeo”, ou seja, uma outra
estátua retratando o mesmo gaúcho, também de autoria de Escalada, em Montevidéu.
A obra que está lá se chama El Peón de Estância.
/cultura /monumentos
Texto de: Melina
Fernandes
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
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