Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

19 de julho de 2016

Pavimento da Ponte de Pedra é recolocado após impermeabilização

Foto: Joel Vargas/PMPA
Processo de recuperação deve ser concluído em um mês
Processo de recuperação deve ser concluído em um mês
Foto: Joel Vargas/PMPA
Impermeabilização foi necessária para preservar a estrutura
Impermeabilização foi necessária para preservar a estrutura
Após o término do processo de impermeabilização necessário para preservar da estrutura, a recuperação da Ponte de Pedra do Largo dos Açorianos, no Centro Histórico da Capital, está na fase de conclusão da pavimentação e recolocação das pedras irregulares do leito. Conforme o coordenador da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura, Luiz Antônio Custódio, a expectativa é que o trabalho fique pronto em mais um mês, dependendo das condições climáticas. (fotos)

Nesta recolocação das pedras, é adotado o cuidado para que sejam refeitas as capistranas, que são as linhas horizontais que organizam as pedras, explica Custódio. As pedras recolocadas agora são aquelas retiradas em fevereiro, quando começou o processo de restauro.

Largo dos Açorianos - A prefeitura irá realizar ainda a reurbanização de todo o complexo do Largo dos Açorianos. O aviso de licitação para contratação das obras foi publicado no Diário Oficial, e as propostas serão recebidas em 19 de agosto, em ato às 10h na sede da Comissão Especial de Licitação para Projetos Estruturantes (rua Siqueira Campos, 1163, 8º andar).

A recuperação das estruturas do lago não é somente de caráter estético, afirma Custódio. "No momento em que a água foi retirada, se identificou a necessidade de mudar a estrutura do lago, para que tivesse o nível original do arroio, o que determinou a elaboração de um novo projeto para a revitalização do Largo", pondera.

O nível da drenagem mudou por conta dos aterros em torno da área onde fica a Ponte de Pedra, ficando mais alto do que a do arroio original, submergindo e causando dano a parte dos arcos, o que compromete a durabilidade da ponte e se constitui em um dos motivos pelos quais é necessário o rebaixamento do nível do lago embaixo da ponte. "É a intervenção necessária para que as estruturas sejam preservadas e, também, para que se resgate a aparência original dos arcos, recuperando a memória da aparência original desta estrutura", finaliza Custódio.

A íntegra do edital para a execução do projeto de revitalização do Largo dos Açorianos estará à disposição a partir desta quarta-feira, 20, neste link. Outras informações poderão ser obtidas pelo endereço licitacoes@gestao.prefpoa.com.br.

/obras /patrimonio_cultural /reurbanizacao
Texto de: Luciano Medina Martins
Edição de: Carolina Seeger
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.