Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

25 de junho de 2018

Sopapo Poético - edição de junho/2018



Guto Obafemi é o convidado da quarta edição do Sopapo Poético


Homenagem ao contramestre, referência da capoeira no RS, ocorre na próxima terça-feira, dia 26 de junho
Na quarta edição de 2018, o Sopapo Poético tem a grande satisfação de receber o Contramestre Guto Obafemi, grande referência da capoeira e da luta pela preservação dessa cultura ancestral afro-brasileira. O evento se realiza no dia 26 de junho, terça-feira, no CRN Nilo Feijó, na Av. Ipiranga, 311, Bairro Menino Deus, em Porto Alegre, com entrada franca.
O sarau SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia é um encontro mensal promovido pela ANdC (Associação Negra de Cultura) desde 2012. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências. Sempre na última terça-feira do mês, reúne artistas, pensadores e simpatizantes da cultura negra de resistência.
GUTO OBAFEMI
Contramestre de capoeira angola, Guto Obafemi é capoeirista, Omó Orixá do Ilê Axé Yemanjá Omi Olodô, militante do movimento negro, educador social e cultural, acadêmico de Educação Física da UFRGS, membro do Conselho da Salvaguarda da Capoeira no Estado do RS e presidente da OSCIP Áfricanamente. É idealizador de diversos projetos relacionados à cultura negra, tais como: "Agô! Conversando sobre orixás", "Ori Inu - Aprendendo a Ser e a Conviver a partir dos ensinamentos africanos", "Mostra Itinerante de Capoeira Angola", "Cine Africanamente", "Memória Ancestral", "Afriksons e Afrikmovimentos", "Roda de Capoeira da Feira Orgânica do Brique da Redenção", entre outros. Atualmente, é o responsável pela Escola Africanamente de Capoeira Angola e coordenador do Ponto de Cultura Africanamente, local onde são realizadas e acolhidas diversas ações em prol da luta antirracista e da promoção da igualdade social.
SOPAPINHO
Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia. Solicita-se aos pais levarem lanches saudáveis para seus filhos compartilharem com as outras crianças.
FEIRA AFRO
A Feira Afro acompanha e apoia o Sopapo Poético desde suas primeiras edições, fortalecendo o espírito comunitário do sarau. A diversidade de produtos e estilos é sua característica, reunindo afro-empreendedores e artesãos, com produção voltada para a identidade étnica. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música - e muito mais - são opções da feira para o eclético público sopapeiro.
CINE KAFUNÉ
Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários com foco na cultura negra.
SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia
Edição de junho de 2018
Convidado: Guto Obafemi
Quando: terça-feira, 26 de junho, às 19h30min
Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó
ENTRADA FRANCA
Contatos:
(51) 99365-3315 - 99117-4559 - 99317-6497 – 99218-5449
Apoios:
Cine Kafuné
SINDIPETRO - Sindicato dos Petroleiros
Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa)
Feijão & Lentilha Photography
Negrestyle - design gráfico
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte - SMDSE
foto: Dieniffer Lemes
Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 8679-4)
Fones: 51 |986320145 (Oi) |982385577 (Tim) - 21/06/2018

Guto Obafemi é referência no ensino da capoeira no Estado - foto: Dieniffer Lemes