Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

21 de junho de 2018

Prefeitura assina Termo de Cooperação para projeto cultural


21/06/2018 14:40:04

Foto: Cesar Lopes/ PMPA
Segundo o prefeito, a parceria levará cultura a quem não tem acesso Segundo o prefeito, a parceria levará cultura a quem não tem acesso
A prefeitura e a Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA) firmaram, na manhã desta quinta-feira, 21, no Teatro Glênio Peres no Legislativo, Termo de Cooperação para apresentar eventos históricos relevantes para a cidade, promovendo acesso à cultura por meio de espetáculos artísticos dirigidos ao público em geral. O primeiro espetáculo já está definido, será a ópera-rock Uma História de Sangue e Metal, baseada na obra "Revolução Farroupilha", de Luiz Coronel e do artista visual Danúbio Gonçalves. A CMPA ingressará com recursos de seu orçamento, enquanto que ao Executivo, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, caberá a estrutura técnica, expertise em espetáculos e espaços.

“Trata-se de uma parceria importante uma vez que levará cultura e um pouco da nossa história a quem muitas vezes não tem acesso a elas. A Câmara destinará recursos de seu orçamento enquanto que a Secretaria da Cultura disponibilizará sua equipe técnica e sua estrutura”, afirmou o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

O primeiro espetáculo terá dez apresentações na cidade em teatros e escolas, além de uma especial em setembro, dentro da Semana Farroupilha, na Orla Moacyr Scliar, próximo ao Gasômetro. O Legislativo disponibilizará R$ 300 mil de seu orçamento.

Quebrando paradigmas
O presidente da Câmara Municipal, Valter Nagelstein, destacou que a ideia com o musical é quebrar paradigmas e pensar “fora da caixinha”. Ele explica que o espetáculo apresentará ao público o relevante acontecimento para o Rio Grande do Sul no século 19, trazendo à tona a história através da arte, de uma forma diferente.

O Projeto de Resolução 015/18, Porto Alegre na História, de origem da Mesa Diretora da CMPA, tem a finalidade de divulgar eventos históricos relevantes para cidade de Porto Alegre, bem como promover o acesso público à cultura, com a apresentação de espetáculos artísticos dirigidos ao público em geral. A contratação dos grupos ou artistas que se apresentarão na programação anual do projeto Porto Alegre na História se dará nos termos da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993. O Legislativo fará a seleção de escolha de quem fará a ópera-rock Uma História de Sangue e Metal.

O evento contou com a presença do poeta e escritor Luiz Coronel, produtores culturais, artistas, diretores de teatro e representantes de entidades vinculadas à cena cultural da Capital, além dos vereadores Cassio Trogildo, Mendes Ribeiro e Reginaldo Pujol e o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse.





/executivo
Texto de: Paulo Ricardo Fontoura
Edição de: Denise Righi
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.