Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

10 de abril de 2014

Definida estrutura do Acampamento da Copa

Foto: Vanessa Silva/PMPA
Qualidade dos projetos culturais definiram a escolhas dos participantes
Qualidade dos projetos culturais definiram a escolhas dos participantes
Já estão confirmados os 86 piquetes que participarão do Acampamento Extraordinário da Copa 2014. O evento acontece entre os dias 12 de junho e 13 de julho no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. A estrutura será menor que o Farroupilha, mas contará com produtos e motivos relacionados a temas como o tradicionalismo, o Rio Grande do Sul, o churrasco e as comidas campeiras.  A montagem do acampamento será iniciada no dia 23 de maio e as atividades culturais e campeiras estarão abertas ao público em 11 de junho. Conforme o  coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria da Cultura, Giovane Tubino, as entidades envolvidas na organização do acampamento ainda estão definindo a programação cultural.

Qualificação - A escolha dos piquetes se deu pela qualidade dos projetos culturais apresentados pelas entidades nos anos de 2011, 2012 e 2013. Mesmo assim, os piquetes e entidades tradicionalistas participantes receberão cursos de qualificação promovidos pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Turismo. A qualificação será dividida em cinco módulos: bem receber, segurança alimentar, gestão ambiental, segurança do visitante e formação do gaúcho. 

Turismo de Galpão - O Turismo de Galpão, realizado pelas secretarias municipais de Turismo (SMTUR), Cultura (SMC) e da Copa (Secopa), em parceria com a 1ª Região Tradicionalista e a Fundação Cultural Gaúcha, tem por objetivo aproximar os visitantes das tradições gaúchas e do ambiente dos galpões no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). O projeto tem por base o conceito do Turismo Criativo, que consiste em oferecer aos turistas experiências de aprendizagem em oficinas e cursos de pequena duração que tenham como conteúdo temas característicos da cultura do lugar visitado.

O Acampamento – O evento será no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho e além das 86 entidades acampadas, contará com feira de artesanato de índios, demonstrações campeiras e área de convivência com palco de espetáculos e praça de alimentação.  A montagem das estruturas administrativas iniciam no dia 5 de maio e os piquetes estão liberados a partir de  23 de maio.

A abertura oficial será no dia 12 de junho às 9h. Em dias de jogos locais o funcionamento será das 9h a meia-noite. Nos sábados e domingos o horário de fechamento passa para as 2h da madrugada e nos demais dias o horário vai das 10h às 22 horas. O encerramento será às 24h do dia 13 de julho.

Veja Aqui a Lista completa das Entidades Participantes




/acampamento_farroupilha /copa_2014
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.