Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de abril de 2014

Edital Natura Musical Rio Grande do Sul 2014



O programa de valorização da música brasileira Natura Musical foi criado em 2005 e, nos seus nove anos de existência, firmou-se como um importante incentivo à cena da música nacional. Já são mais de 220 projetos e 1000 produtos culturais patrocinados entre CDs, DVDs, shows, livros, pesquisas, documentários, exposições e acervos, impactando mais de um milhão de pessoas. Artistas em diversas fases da carreira já integraram o projeto, como os consagrados Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Lenine, e Tom Zé; além de novos talentos como Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz e Karina Buhr.
Em 2014, o programa Natura Musical se expande e aumenta seu alcance com a inclusão de editais regionais em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Ao todo, o projeto terá um investimento de 6,4 milhões de reais em acordo com as Leis Rouanet e do Audiovisual, em nível nacional, e a Lei do ICMS nos Estados. Outra novidade é a inclusão de uma nova modalidade dedicada à difusão da música brasileira por meio de conteúdos e novos formatos para o ambiente digital.
No Rio Grande do Sul, o Sistema Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – o Pró-Cultura RS – se mostra capaz de dar apoio a todas as etapas do processo criativo nas diversas regiões do estado, seja pelos inovadores editais lançados via Fundo de Apoio à Cultura, seja pela acolhida dos inúmeros projetos que, após a aprovação, buscarão patrocínio junto às empresas, contando com a isenção fiscal ofertada pelo Estado. Desde 2011, foram liberados mais de R$ 100 milhões, cifra que se traduz em cerca de 700 projetos culturais que tramitam em um sistema inteiramente online.
Artistas do sul do país apaixonados por música e com um trabalho que representa a música brasileira e suas vertentes regionais já podem se inscrever. O espaço está aberto para iniciativas com excelência artística e relevância cultural que tenham por objetivo estimular e difundir a música feita da combinação dos infinitos ritmos brasileiros com musicalidades universais. As inscrições estão abertas de 22 de abril a 23 de maio de 2014.
Os inscritos serão analisados por uma comissão técnica especializada em sete etapas que priorizarão o impacto sociocultural, a relevância artística para o cenário musical brasileiro e a extensão geográfica dos projetos apresentados tendo como critério final a escolha da própria Natura. Todos os detalhes sobre prazos, o formulário de inscrição, o modelo de planilha orçamentária, processo e critérios, estão disponíveis no regulamento do Edital Rio Grande do Sul 2014.