Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

10 de março de 2017

Atelier Livre oferece curso sobre curadoria



Alunos realizam visitas aos acervos e exposições
Alunos realizam visitas aos acervos e exposições

O Atelier Livre Xico Stockinger está com inscrições abertas até o dia 21 de março para o curso Universo Profissional da Arte - Curadoria, Mercado e Artista. As aulas, ministradas pelo professor José Francisco Alves, terão início em 23 de março e encerramento no dia 29 de junho. Os encontros serão sempre às quintas-feiras, das 19h às 22h, e o investimento é de R$ 200. As vagas são limitadas. 
 
Resumo dos conteúdos
O curso abordará questões práticas e teóricas sobre o mundo da arte, em especial a função do curador; a elaboração e a realização de projeto curatorial; as formas de como os artistas podem lidar com o mercado de arte; que se constituem em Bienais e Feiras de Arte; como as instituições e artistas devem conhecer a lei dos direitos autorais. Trata-se de oportunidade para estudo e conhecimento dos fundamentos teóricos, práticos e administrativos da curadoria como atividade profissional; a organização e a administração de projetos de exposição e acervos artísticos. 
 
Além das aulas no Atelier Livre, os alunos irão visitar museus e instituições que colecionem artes plásticas. O objetivo das atividades externas será o conhecimento in loco das reservas técnicas de acesso restrito e o contato direto com os responsáveis por esses acervos, com vistas ao entendimento dos objetivos, dia-a-dia, características e demais desafios de colecionar e manter acervos públicos, privados e particulares. Em especial, os alunos conhecerão a fundo o funcionamento das pinacotecas municipais Rubem Berta, localizada na rua Duque de Caxias, e Aldo Locatelli, no Paço dos Açorianos.

José Francisco Alves - Doutor e mestre em História e Crítica de Arte, especialista em Gestão do Patrimônio Cultural e bacharel em Escultura. Autor de livros sobre artistas e patrimônio cultural, membro do Conselho Internacional de Museus (Icom) e Associação Internacional de Críticos de Arte (Aica).
 
Atelier Livre Xico Stockinger - É uma escola de arte criada em 1961 pela Prefeitura de Porto Alegre, com sede própria desde 1978, com diversas instalações e oficinas, no Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre, na avenida Érico Veríssimo, 307. 
 


/artes

Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.