Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

23 de março de 2017

SOPAPO POÉTICO - EDIÇÃO DE MARÇO/2017-Carnaval





NA PRIMEIRA EDIÇÃO DE 2017, O SOPAPO POÉTICO CELEBRA A HISTÓRIA E A MEMÓRIA DO CARNAVAL DE PORTO ALEGRE

Iniciando seu ciclo de saraus do ano de 2017, o SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia tem a grande satisfação de receber a fotógrafa e pesquisadora IRENE SANTOS, com o lançamento do dvd "Outros Carnavais". A atividade acontece no próximo dia 28 de março, data em que o Sopapo Poético completa cinco anos de atividades ininterruptas, no Centro de Referência do Negro Nilo Feijó, Av. Ipiranga, 311.

O sarau SOPAPO POÉTICO é promovido pela ANdC (Associação Negra de Cultura) desde 2012. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, o encontro evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências afrocentradas.

IRENE SANTOS
Parceira e frequentadora do Sopapo Poético desde as suas primeiras edições, a fotógrafa e pesquisadora IRENE SANTOS, tem realizado um trabalho de extrema relevância à preservação da memória da comunidade negra em Porto Alegre. Licenciada em História pela UFRGS, foi "atrás das lentes" que Irene se realizou profissionalmente. Como fotógrafa de artistas da cidade, tornou-se conhecida no meio artístico, o que a levou à realização de várias exposições individuais de fotografia em lugares prestigiados como o MARGS, a Galeria do Theatro São Pedro e a Casa de Cultura Mario Quintana. Em 2005, com financiamento do Fumproarte, concebeu o projeto do livro NEGRO EM PRETO E BRANCO - História Fotográfica da População Negra de Porto Alegre, o qual muito foi bem acolhido pela comunidade porto-alegrense, a ponto de receber o troféu Açorianos de Literatura Especial. Ainda com financiamento Fumproarte, publicou, em 2010, o livro COLONOS E QUILOMBOLAS e, em 2014, o site OUTROS CARNAVAIS, sobre o carnaval de rua de Porto Alegre.

OUTROS CARNAVAIS
O projeto OUTROS CARNAVAIS – Memória do Carnaval de Rua de Porto Alegre aborda a festa mais popular da cidade, pesquisando seus traços característicos e revelando a emoção que envolvia os seus mantenedores, no período de 1930 a 1969. O projeto visa dar uma contribuição à história do negro porto-alegrense, privilegiando a oralidade, trazendo à luz uma série de histórias de tempos nem tão remotos e enfatizando a importância que os próprios protagonistas lhes atribuem na sua luta pela afirmação de sua identidade negra. A pesquisa resultou em um site que ficou no ar de 2014 a 2016. Em 2017, todo o conteúdo pesquisado foi convertido em um formato acessível off line, possibilitando o uso em sala de aula sem necessidade de internet. É a maneira de contribuir para a implementação da lei 10.639/03, trabalhando o conhecimento e a valorização da identidade cultural da população negra de Porto Alegre. A partir do dia 28 de março de 2017, todos os vídeos e fotografias do site poderão ser acessados no canal do Youtube "Projeto Outros Carnavais".

SOPAPINHO
Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia. Solicitamos aos pais que tragam lanches para serem compartilhados no Sopapinho.

FEIRA AFRO
A diversidade de produtos e estilos é característica da Feira Afro, formada por expositores que acompanham e apoiam o sarau. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música - e muito mais - são opções da feira para o eclético público sopapeiro.

CINE KAFUNÉ
Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários afrocentrados.

SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia
Edição de março de 2017
Convidada: IRENE SANTOS (lançando o dvd "Outros Carnavais")
Quando: terça-feira, 28 de março, às 19h30min
Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó
Av. Ipiranga, 311, Menino Deus - Porto Alegre/RS
CONTRIBUIÇÃO ESPONTÂNEA

Contatos:
sopapo.poetico@gmail.com
9365-3315 - 9117-4559 - 9317-6497 - 9218-5449

Realização:
ANdC - Associação Negra de Cultura

Apoios:
Centro de Referência do Negro Nilo Feijó
Cine Kafuné
Negrestyle
SINDIPETRO - Sindicato dos Petroleiros
Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa)
Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Secretaria de Desenvolvimento Social