Para garantir a organização e a infraestrutura adequadas à realização do
Carnaval de Rua de Porto Alegre, a prefeitura buscou a formalização de termos de
ajustamento de conduta (TAC) com as entidades responsáveis pelos eventos - a
Liga dos Blocos Descentralizados e a Liga de Entidades Burlescas da Cidade
Baixa. Os documentos foram assinados nesta sexta-feira, 3.
Às duas Ligas caberá a responsabilidade de contratação de banheiros
químicos em número suficiente para atender à festa. A mesma providência deve ser
tomada em relação à contratação de seguranças e orientadores. Também ficou
acertado que elas irão contribuir com uma taxa de limpeza para o DMLU e caminhão
pipa.
Com relação aos horários, os blocos terão de iniciar os desfiles até às 18h
e finalizar até às 21h, conforme exigência do Ministério Público do Rio Grande
do Sul.
Outro ponto acordado nos TACs é a obrigação das Ligas em coibir a
utilização de aparelhos e instrumentos sonoros, bem como a comercialização
ambulante de alimentos e bebidas logo após a dispersão dos desfiles.
A prefeitura e as Ligas ajustaram, ainda, a alteração na dispersão nos
blocos da Cidade Baixa que, a partir deste sábado, 4, deverão ocorrer no Largo
Zumbi dos Palmares e na Praça Isabel de Espanha. O objetivo é diminuir os
transtornos no trânsito do bairro.
O descumprimento de qualquer um dos itens terá como consequência a
proibição de realização de eventos similares em 2018, além de multa no valor de
R$ 10 mil.
Edição de: Flávia
Lima Moreira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
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