Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

17 de março de 2017

Mostra de artistas de rua e piquenique na Semana de Porto Alegre

Foto: Adair Bamberg/Divulgação PMPA

No pátio do Museu, o público terá lanches, atividades artísticas e serviços
No pátio do Museu, o público terá lanches, atividades artísticas e serviços
Localizado no espaço de uma antiga chácara da Capital e construído entre 1845 e 1855, o Solar Lopo Gonçalves abrirá seus recantos verdes aos porto-alegrenses neste domingo, 19 de março, início da Semana de Porto Alegre. Os espaços do Museu Joaquim Felizardo estão sendo preparados para receber um grande piquenique e uma intensa agenda cultural, que marcará o começo das festividades que se estendem até o dia 27.
No domingo, entre as 14h e 21h, são esperadas cerca de 2 mil pessoas para comemorar os 245 anos da cidade, em um local histórico, onde se unirão a arte e a gastronomia, a céu aberto e em contato com a natureza. Nos fundos do Solar da antiga rua da Margem (atual rua João Alfredo, 582), no bairro Cidade Baixa, será feita a mais saborosa das refeições da festa da Capital, de forma coletiva, em 2,5 mil metros quadrados de área verde.
A área arborizada e a parte interna do museu, assim como alguns trechos da rua João Alfredo, serão palco para dezenas de artistas de rua mostrarem sua arte e homenagearem a cidade. Um espaço físico também será montado para parte das apresentações de artistas locais, que se revezarão em atividades, cores e sons dentro e fora do prédio histórico.
No pátio do Museu, o público se reunirá em torno das toalhas e lanches que cada um levará para a festa, ou que poderá adquirir no próprio local, em diferentes estandes de alimentação e bebidas. Além da beleza gastronômica e artística, o dia também será de beleza física. Manicures e cabeleireiros estarão promovendo suas atividades e exibindo seus dons aos visitantes, gratuitamente.

Agende-se
Abertura da Semana de Porto Alegre
Domingo, dia 19 de março, entre 14h e 21h
Museu Joaquim Felizardo, na 
Rua João Alfredo, 582, Cidade Baixa. 
A rua será fechada ao trânsito de veículos entre as ruas da República e Joaquim Nabuco
Atividade: abertura do pátio do Solar Lopo Gonçalves para piquenique, apresentações culturais diversas e de serviços ligados à beleza
A história do local
O espaço que hoje conta grande parte da história de Porto Alegre é um prédio centenário que passou por uma longa trajetória antes de virar museu. O primeiro proprietário do Solar foi o português Lopo Gonçalves Bastos, que o usava como moradia de chácara. Em 1946, o Solar foi adquirido para servir de instalação de parte da fábrica de velas do arquiteto, empresário e político José Albano Volkmer.
Em 1966, o Serviço de Assistência e Seguro Social dos Economiários (Sasse) adquiriu o solar para construir um núcleo residencial para seus associados. Para tanto, solicitou à prefeitura a demolição do Solar e a abertura de um logradouro que dividiria a propriedade, o que foi indeferido pelo Conselho do Plano Diretor e Divisão de Urbanismo. Em 1982, o Solar finalmente tornou-se sede do Museu de de Porto Alegre, que desde a sua fundação, em 1979, estava localizado na rua Lobo da Costa.

Confira a programação completa no site aniversario.portoalegre.rs.gov.br.

/semana_de_porto_alegre


Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.