Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

8 de fevereiro de 2013

Ampliada infraestrutura para o Carnaval 2013

Foto: Evandro Oliveira/PMPA
Carnaval deste ano contará com dois Centros de Hospitalidade
Carnaval deste ano contará com dois Centros de Hospitalidade
A infraestrutura do Complexo Cultural do Porto Seco para o Carnaval aumenta ano a ano, acompanhando as novas exigências de uma festa que cresce também em audiência fora do sambódromo de Porto Alegre. A edição de 2013 apresenta mais um HC (Centro de Hospitalidade), a ampliação do Butekão do Samba e reforços de iluminação para uma transmissão em alta definição. Além disso, os ingressos e credenciais comunicam-se com centrais de informática que permitirão um monitoramento em tempo real, informando e evitando superlotações em qualquer setor.
O HC foi uma novidade implementada no Rio de Janeiro em 2012 e replicada em Porto Alegre naquele mesmo ano. Trata-se de um misto de camarote e arquibancada, que nos dois lados da concentração, onde se iniciam os desfiles, reunirá as personalidades do samba. O Butekão do Samba, um espaço onde se reunirão bandas de pagode para animar o público que eventualmente não consiga ingresso para as arquibancadas, passará a atender 5 mil pessoas, continuando ao lado da Praça de Alimentação.

Desfiles – Nesta sexta-feira, 8, a programação terá início às 20h45, com a apresentação das escolas convidadas Mocidade da Lomba do Pinheiro e GRSCB Escola de Samba da Glória (21h35). A primeira escola do Grupo Especial a pisar na passarela do samba será a União da Vila do IAPI, às 23h45, seguida da Acadêmicos de Gravataí (01h05), Unidos de Vila Isabel (02h25), Academia de Samba Praiana (03h45) e Bambas da Orgia (05h05).

Clique aqui e confira a ordem dos demais desfiles das escolas de samba.

A seguir, a infraestrutura de cada setor.
Iluminação - Triplicada no ano passado, a iluminação da avenida foi aumentada em mais 30% para permitir uma captação de imagens em alta definição (para transmissão em HD) ainda melhor. A área de concentração terá 12 torres de iluminação, contra uma no ano passado. Serão 26 torres ao longo da pista, com cinco refletores cada. A mudança, além de agradar a quem estiver na avenida, enriquece a qualidade das imagens para TV. No Carnaval de 2013 será feita pela primeira vez a transmissão totalmente em alta definição (HD). Quatro geradores garantirão que não falte luz no Complexo.
Alimentação e Butekão do Samba - Novidade do ano passado, o Butekão do Samba estará localizado ao lado da Praça de Alimentação, em área isolada das arquibancadas. No local, grupos de pagode e samba se alternarão durantes as noites de desfile. A capacidade é de 3 mil pessoas. A praça de alimentação suportará 5 mil pessoas, ambos com sanitários extras. Em toda extensão da pista de desfiles haverá 13 quiosques de alimentação, localizados atrás das arquibancadas.
Vigilância em Saúde - Fiscais da Equipe de Alimentos da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) estarão permanentemente na praça de alimentação do Complexo Cultural do Porto Seco, trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC). A CGVS orientará em palestras todos os comerciantes licenciados pela SMIC e pela SMS, sobre normas sanitárias na confecção de alimentos. A Equipe aconselha os foliões a só consumirem alimentos na área licenciada e de comerciantes licenciados. Alimentos consumidos fora da praça de alimentação não são fiscalizados, têm origem duvidosa e podem colocar em risco a saúde do consumidor.
Assistência médica - Estrutura para atendimento de urgências médicas, prevenção de DSTs e vigilância sanitária
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que já estava encarregada dos atendimentos de saúde durante a Muamba (dias 1 e 2), estará presente nos desfiles de carnaval (dias 8, 9, 10, 11 e 16) no Porto Seco. A estrutura conta com uma área total de 200 m², composta por recepção, consultório, espera dirigida, sala de estabilização, sala de procedimentos, copa/estar para os trabalhadores da saúde e de uma área externa, para se necessário atendimento de múltiplas vítimas e para embarque e desembarque de usuários na ambulância. O mobiliário e equipamentos são novos.
Neste ano, em parceria com a Empresa Hospitrade, a estrutura vai dispor de DEA´s (desfibriladores externos automáticos) em locais estratégicos ao longo da pista, que serão utilizados por voluntários treinados em caso de parada cardio-respiratória.
A equipe será composta por dois enfermeiros, dois médicos, quatro técnicos de enfermagem, um administrador, um assistente administrativo, além de outros profissionais para apoio e de duas ambulâncias do Samu, reguladas pela coordenação daquela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), enfermeira Miria Patines, da Coordenação Municipal de Urgências.
Samu - Estará presente em todos os desfiles com duas ambulâncias sendo uma de suporte básico e outra de baixa complexidade, com equipe apta a prestar o primeiro atendimento, no local bem como remover os usuários, para locais de atendimento de média e alta complexidade, conforme avaliação de necessidade. Estará integrada à UPA e conectada com a Central de Regulação. A equipe de cada ambulância é constituída por motorista, técnico de enfermagem ou enfermeiro.
Estande de Saúde - Será ocupado por um grupo de profissionais e técnicos que realizarão atividades educativas e promocionais de saúde, assim como distribuição de preservativos masculinos e gel lubrificante. Será um espaço para informações sobre prevenção às DSTs e Aids e também sobre saúde em geral.

Setorização - A setorização implementada no ano passado, para evitar excesso de concentração em alguns pontos, foi aperfeiçoada. Do lado esquerdo da avenida estarão os setores ímpares e do lado direito estarão os pares, cada local terá acesso em separado e contará com quiosques de alimentação e sanitários independentes.
O número de catracas de acesso aumentou de 27 para 31. Haverá quatro cancelas veiculares. Todas as formas de ingresso (ticket de arquibancada, pulseiras para convidados dos camarotes e credenciais de imprensa e convidados ou funcionários do evento) terão monitoramento via computador, para medição em tempo real da capacidade de público em cada local.
Segurança - Quem comprar ingresso para o Setor 1, circulará apenas nesse local, que estará dotado de quiosques, sanitários tipo contêiner (com água corrente e luz). Não será possível circular pelos outros setores.
Limitação no número de saídas: Só será possível deixar completamente o local duas vezes. Isso possibilita ao folião, por exemplo, desfilar por sua escola e depois retornar a seu lugar nas arquibancadas. Não será possível entrar e sair do setor indefinidamente.
A Brigada Militar fará a segurança de quem estiver no Complexo, com um contingente de 400 policiais por noite, além de um Posto Interno da BM. O monitoramento por câmeras está mantido.

Centro de Hospitalidade - Novidade do ano passado, o chamado HC (hospitality center, na sigla inglesa) será duplicado. Trata-se de um camarote coberto, que continuará localizado próximo à concentração. Serão construídos dois, um de cada lado da avenida, com capacidade para 350 pessoas cada, destinados a convidados e personalidades.

Estacionamento - Quem for assistir aos desfiles de Carnaval no Porto Seco poderá deixar o carro no estacionamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). É na Av. Plínio Kroeff, próximo à pista de eventos. São 320 vagas, com funcionamento das 17h às 8h e preço único de R$ 15.

Histórico - A construção da Pista de Eventos no Complexo Cultural do Porto Seco é o cumprimento de um antigo compromisso da Prefeitura. A ideia de construir um palco adequado ao Carnaval nasceu em 1992. O local escolhido, inicialmente, foi o Parque Marinha do Brasil. Não houve restrições dos tradicionalistas, mas teve a oposição de pessoas contrárias à obra, que inclusive acionaram a Justiça para impedir a construção naquele local. Outra possibilidade estudada foi o Bairro Humaitá, onde também se encontrou a resistência de algumas pessoas, o que é normal numa democracia e, por isso, demorou. Mas felizmente prevaleceu a vontade da maioria e a escolha finalmente recaiu sobre o Porto Seco, na Zona Norte, com total apoio da comunidade. Em 2004 foi realizado ali o primeiro desfile oficial do Carnaval de Porto Alegre.
Estrutura do Complexo Cultural do Porto Seco

-A pista de desfiles tem 341 metros.
-A largura total é 16 metros, sendo 12 metros de área de desfile
-Cada setor de arquibancadas tem 12 degraus, com capacidade total para 8,6 mil pessoas.
-O somatório total de público será de 38,1 mil ingressos, mais 2.130 credenciais, 22.330 pulseiras. Haverá ainda 1,7 mil credenciais de veículos.
Pista e Arquibancadas
Comprimento: 360 m
Altura mínima desde o chão: 1,5 m
Setores: 7
Degraus (por setor): 12
Resistência: 800kg/m2
Capacidade utilizada das arquibancadas: 8.600
(reduzida desde os 9.700 tecnicamente possíveis)
Outras dependências
Capacidade dos dois HCs: 700
(área total de 400m2)
Capacidade dos Camarotes: 2.390
(área média de 9m2 – resistência 400kg/m2)
Capacidade das Frisas: 640
(total de 80 unidades, cada uma com 6m2)
Gastronomia (todos dotados de sanitários próprios)
Capacidade do Butekão do Samba (novo bar): 3.000 – área de 1.200m2
Capacidade da Praça de Alimentação: 5.000 – área de 1.500m2 e 17 estandes
Estrutura de Alimentação das Arquibancadas:
13 quiosques de 25m2 cada e um restaurante de 100m2, com cardápio variado
Controles de Acesso
-31 catracas
-4 controladores manuais para veículos
-38.100 ingressos papel moeda, criptografia 2D, holografia 3D, tinta UV com reagente a luz ultra-violeta
-2.130 credenciais com controle eletrônico
-22.330 pulseiras para camarotes e HC com controle eletrônico
-1.700 credenciais de veículos com controle eletrônico
Iluminação
Torres: 26 de 15m de altura
Refletores: 5/torre
Potência (individual): 2000w
Tipo de lâmpada: HQI (halógena quartz iodo)
Geradores: 2 trifásicos (2 em stand by) 1.100 KvAs
Transformadores: 2 (300KvAs)
Potência (somada): 1.100Kva
Luminosidade (pista): 1.600 Lux
Luminosidade (concentração): 1.200 Lux


/carnaval /cultura
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.