O bairro Cidade Baixa, na Capital, será palco no
próximo sábado, 09/02, a partir das 15h, de mais um Folia de Rua, projeto que a
Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), vinculada à Secretaria
de Estado da Cultura (Sedac), está desenvolvendo pelo segundo ano consecutivo,
durante este verão.
A concentração será na Rua da República, no trecho entre a João Alfredo e
José do Patrocínio. Depois o bloco se deslocará pelas ruas Lima e Silva,
Sarmento Leite, José do Patrocínio e retorna para a República. A folia encerra
às 22h.A animação desta vez será da Banda de K, criada em 1978, é uma entidade burlesca que se propõe a resgatar os carnavais de rua com a participação do povo. O bloco é o encontro de foliões, que, de forma descontraída, irreverente e com muita alegria percorrem as ruas de Porto Alegre. O desfile é animado através de um carro de som, uma bateria, instrumentos de sopro tendo como característica principal recordar os sambas e as marchinhas dos carnavais passados. Um dos idealizadores da festa e fundador da Banda DK, Waldemar de Moura Lima, conhecido como Pernambuco, está convocando a população porto alegrense para participar de mais uma edição da irreverente folia. Este ano, a banda vai homenagear o ex-secretário municipal de Cultura Sergius Gonzaga fazendo a entrega do troféu Pilla Vares.
Na terça-feira de Carnaval, 12/02, a folia será na Rua da República, em frente ao Teatro de Câmara Túlio Piva, das 15h às 22h. A festa denominada Rua do Perdão é um espaço criado em 1986 para abrigar foliões de todas as idades e diversos blocos e bandas. Durante a tarde a rua será das crianças e à noite dos adultos.
O objetivo do projeto “Folia de Rua” da FIGTF é incentivar o movimento de ressurgimento dos blocos, cordões e demais agrupamentos populares que tenham como característica a “Folia de Rua, em Porto Alegre”. O apoio do Instituto se dá através da disponibilização de carro de som para os grupos independentes e sem fins lucrativos, divulgação e acompanhamento dos desfiles.
A participação da FIGTF, no entanto, não restringe ao período carnavalesco. Durante o ano, técnicos da instituição realizam pesquisas sobre as diferentes manifestações culturais no nosso Estado, entre essas o Carnaval. O fomento à diversidade cultural está de acordo com próprio estatuto da fundação.
Além da FIGTF, participam do Carnaval de rua a Prefeitura de Porto Alegre e Cidade Baixa em Alta.
Programação:
09 de fevereiro – sábado de Carnaval
15h às 22h – Rua da República – Banda de K
12 de fevereiro – terça-feira de Carnaval
15 às 22h – Rua da República – Rua do Perdão
02 de março – sábado
17h às 22h – Praça Garibaldi, Rua João Alfredo e Largo Zumbi dos Palmares – Bloco Fora da Área de Cobertura
17 de março – domingo
17h às 22h – Rua João Alfredo até Largo Zumbi dos Palmares – Banda Turucutá
Mais informações pelo e-mail: imprensa-igtf@sedac.rs.gov.br.