As escolas participantes são as seguintes: EMEF Aramy Silva, EMEF José Loureiro, EMEF Martim Aranha (comissão de frente), EMEF Moradas da Hípica, EMEF Vila Monte Cristo, EMEF Chico Mendes, EMEF Grande Oriente, EMEF José Mariano Beck, EMEF Nossa Senhora de Fátima e EMEF Deputado Marcírio Goulart Loureiro.
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), que integra o comitê municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, (Evesca), assim como outras secretarias municipais, estará presente no Complexo Cultural do Porto Seco, fazendo a distribuição de 4 mil folderes e 600 bandanas, divulgando os números de telefones para denúncias (Deca – 0800 642 6400; Plantão Conselho Tutelar 3226-5788 e Disque 100).
A Smed, através do Evesca, também acompanhará cerca de 30 crianças e adolescentes que hoje estão em abrigos de responsabilidade da Fundação Pão dos Pobres. Esta ação de conscientização está prevista para ocorrer na sexta-feira, 8, e no sábado, 9,e está em sua segunda edição.
Confira a letra do samba enredo abaixo.
“Vem, vem, vem estende a mão
Esporte dá samba é conscientização
Chegou a hora, o show vai começar
Coloque o cinto, pra se preservar
Foi dado o sinal verde pra sambar
Doa a quem doer, essa é a verdade
Educação no trânsito, não convém velocidade
Responsabilidade, respeito universal
É a mensagem do meu carnaval
Direção não combina com o celular
Alô, alô: diz o dito popular
Se beber não dirija, te liga
Respeite a vida!
Condutor, fique ligado!
Chuva e neblina, o cuidado é redobrado
Chega de imprudência, põe a mão na consciência
Os animais vamos juntos proteger
Respeite o pedestre com carinho e atenção
Oh, São Cristóvão... Abençoai nossos irmãos.
Nunca andar na contramão
Grite bem alto, bata no peito
Dirija tranquilo, olhe o sinal
No trânsito muito respeito.”
Esporte Dá Samba – Em uma iniciativa criativa e inédita, a Sme lançou em 2005 a escola mirim Esporte Dá Samba, a maior instituição carnavalesca de Porto Alegre, com cerca 4 mil crianças. O programa tem como objetivo a participação de crianças e adolescentes no desfile oficial de Carnaval de Rua de Porto Alegre. A inclusão social numa perspectiva do esporte, do lazer e de recreação, atinge, por meio deste projeto, o mundo da fantasia e do lúdico, da esperança e da realidade.
Com os lemas "Sem ESPORTE não há salvação!" e "Sem brincadeira não existe Carnaval!", a iniciativa busca desenvolver e manter uma Escola de Samba formada por integrantes de quase 70 comunidades envolvidas nos projetos sociais da Sme. O Programa promove a inclusão social pelo esporte e pelo samba.
/educacao
Texto de: Tiago
Nequesaurt
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.