Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

31 de janeiro de 2014

Descida da Borges é transferida para o dia 7 de fevereiro

Foto: Ricardo Stricher/PMPA
No evento da próxima semana, também haverá a entrega da chave da cidade
No evento da próxima semana, também haverá a entrega da chave da cidade
Devido à greve dos rodoviários e a expectativa de manifestações hoje em frente ao Paço Municipal, a comunidade carnavalesca decidiu transferir a Descida da Borges para a próxima sexta-feira, 7, quando acontece também a entrega da chave da cidade pelo prefeito ao Rei Momo Fábio Verçoza.

A decisão foi tomada através da Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre - Liespa, da Associação das Entidades Carnavalescas do Rio Grande do Sul - Acepars.

Ingressos - A venda de ingressos para o Carnaval 2014 de Porto Alegre foi transferida para os dias 17 e 18 de fevereiro das 9h às 17h, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na avenida Érico Veríssimo 307. Os desfiles oficiais no Complexo Cultural do Porto Seco serão nos dias 21 de fevereiro - Grupo de Acesso (Unidos de Vila Mapa, Os Filhos da Candinha, Glória, Acadêmicos da Orgia, Apito de Ouro e Realeza), 22 - Muamba Oficial do Carnaval, 28 - Desfile do Grupo Especial (Samba Puro, Unidos de Vila Isabel, União da Vila do IAPI, Estado Maior da Restinga e Bambas da Orgia), 1º de marco - Desfile do Grupo Especial (Imperatriz Leopoldense, Imperatriz  Dona Leopoldina, Embaixadores do Ritmo, Acadêmicos de Gravataí, Império da Zona Norte e Imperadores do Samba), 2 de março - Desfile do Grupo A (Tribo Os Guaianazes, Tribo Os Comanches, Império do Sol, Unidos do Capão, Unidos do Guajuviras, Praiana, Copacabana, Protegidos da Princesa Isabel e Acadêmicos de Niterói).

As entrega das pulseiras dos camarotes e frisas acontece 19 e 20 de fevereiro na Av. Independência 453 - Casa Torelly.

A apuração dos resultados está marcada para o dia 4 de março, no Complexo Cultural Porto Seco, a partir das 13h. O desfile das campeãs será dia 8 de março. Informações – Coordenação de Manifestações Populares: 3289-8120.


/carnaval
Texto de: Luciano Medina Martins
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

MinC veta dinheiro públicos em biografia de políticos


Por Fausto Macedo e Mateus Coutinho

Após a polêmica envolvendo a publicação da biografia do prefeito de Vinhedo (SP) Milton Serafim (PTB) utilizando recursos públicos, o Ministério da Cultura vetou o uso de verbas da Lei de Incentivo à Cultura para a produção de biografias de políticos.A decisão da pasta seguiu as recomendações do Ministério Público Federal em Campinas e da Advocacia-Geral da União sobre o projeto de produção da biografia de Serafim de 2012, ano em que ele disputou a reeleição. Segundo o MPF, o Ministério da Cultura teria repassado R$ 110.451 para a edição do livro que, de acordo com o órgão, poderia ser usado para promover, direta ou indiretamente, o então candidato.
O MPF, então, recomendou à Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura que determinasse a revogação imediata do projeto com o integral ressarcimento aos cofres públicos federais da verba liberada.
AGU
A pedido do Ministério da Cultura, então, a recomendação do Ministério Público foi analisada pela Advocacia-Geral da União (AGU) que concluiu haver vedação constitucional para atos de Administração Pública que podem levar à promoção pessoal de agente públicos em exercício. A AGU sugeriu, então, o arquivamento do projeto até que o biografado não exerça mas qualquer cargo público.
"Trata-se de uma importante vitória, por implicar o reconhecimento, pela administração pública federal, de que verbas públicas não podem ser aplicadas em finalidades dissociadas do interesse da população e, especialmente, de que a promoção da cultura brasileira não pode ser confundida com a promoção pessoal de agentes políticos", declarou o procurador da república, Edilson Vitorelli, autor da recomendação acatada pelo Ministério da Cultura.
Copyright © 2014 Agência Estado. Todos os direitos reservados.

Inscrições para Açorianos de Música e de Artes encerram-se hoje

Foto: Mariano Czarnobai/Divulgação PMPA
Simone Rasslan foi a grande vencedora do Açorianos de 2013 Simone Rasslan foi a grande vencedora do Açorianos de 2013
O Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, realizado anualmente pela Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria da Cultura de Porto Alegre (SMC), tem as inscrições para sua oitava edição prorrogadas até esta sexta-feira, 31. A intenção da premiação realizada é promover o reconhecimento e a valorização da produção artística local ao longo do ano de 2013. As inscrições podem ser feitas na nova sede da Coordenação de Artes Plásticas Rua Duque de Caxias, 973 das 9h às 12h e das 14h às 17h. Mais informações pelo fone 32893643.
Açorianos de Música - As inscrições para o Prêmio Açorianos de Música 2013 também podem ser feitas até esta sexta-feira, 31. Pode concorrer ao prêmio, dentro das categorias previstas pelo evento, toda produção musical gaúcha que se enquadre nos padrões de qualidade de produção industrial e comprovadamente lançada em Porto Alegre durante o ano de 2013.

Receberão o destaque as produções nas categorias de Disco do Ano, DVD do Ano, Espetáculo do Ano, Disco Infantil, Arranjador, Produtor Musical, Projeto Gráfico e Revelação do Ano, além dos gêneros Erudito, Pop, Instrumental, Regional e MPB.

Clique aqui e baixe a ficha de inscrição.
Confira o edital completoaqui.

O Prêmio Açorianos é um dos grandes marcos culturais de Porto Alegre, destacando artistas de diversos gêneros e incentivando a produção cultural de qualidade na capital gaúcha. Dentro de manifestações artístistas distintas, como Música, Teatro e Literatura, o evento prestigia os vencedores de diversas categorias diferentes.


/acorianos_de_musica /cultura
Texto de: Luciano Medina Martins
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Um mapa que ajuda a decidir onde e o que estudar em cultura


 
Uma das maiores carências detectadas em pesquisas das políticas culturais brasileiras têm sido a ausência de políticas de formação de pessoal em organização cultural (entendendo-se aí política, gestão e produção culturais). Não por acaso, oferta deste tipo de formação tem sido reivindicação persistente nas as conferências de cultura realizadas recentemente em todo o país. Tal panorama, de déficit de pessoal qualificado, tem repercutido de modo profundo em praticamente todos os campos das atividades culturais, em especial na elaboração e execução de políticas públicas de cultura. Na perspectiva de contribuir para superação urgente desse quadro, a UFBA, através do Centro Multidisciplinar de Estudos em Cultura (CULT), apresenta o Mapeamento da Formação em Organização Cultural no Brasil, englobando as principais oportunidades de formação disponíveis, nas mais diversas disciplinas e níveis de formação (extensão, cursos técnicos, graduação e pós-graduação).
Para consultar, acesse a página www.organizacaocultural.ufba.br.

Carnaval: credenciais de imprensa podem ser solicitadas até terça


Está aberto o período para solicitação de credenciais de imprensa para o Carnaval de Porto Alegre 2014 que vai até terça-feira, 4 de fevereiro. Este ano são duas as novidades para o credenciamento de imprensa. A primeira é que ele será feito através do e-mail carnaval2014poacredenciamento@gmail.com.
A segunda novidade é que as credenciais de imprensa serão concedidas a quem for reconhecido como profissional de imprensa por entidade de classe, conforme o disposto no regulamento transcrito abaixo.
Como solicitar credencial
O mais importante é comprovar que o solicitante é uma profissional de imprensa reconhecido por entidade de classe. Basta enviar a digitalização (escanemanto) da carteirinha profissional (Fenaj, Arfoc, Sindicato dos Jornalistas, ou DRT na carteira de trabalho) para o e-mail carnaval2014poacredenciamento@gmail.com. Aprovada a solicitação de credencial o solicitante recebe um e-mail de resposta com mais orientações.
Veja a portaria que regulamenta a emissão das credenciais aqui.




/carnaval
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Comitiva da Cultura RS reúne-se com ministra Marta em Brasília



12089014144_d0c81ef53e_b 
O secretário Assis Brasil e o secretário adjunto Jéferson Assumção estiveram na manhã desta quarta-feira, 22, em Brasília reunidos com a ministra Marta Suplicy. A reunião tratou de temas importantes como a construção da Sala Sinfônica da Ospa, para a qual Ministério e Secretário têm reunido esforços, além de uma atualização sobre os demais convênios da Secretária de Estado da Cultura com o MinC.
Segundo Assis Brasil, um dos pontos mais positivos da conversa foi o reforço da atenção ao Fundo de Apoio à Cultura do estado, que receberá repasses diretos do Ministério a partir de avanços conquistados gracças ao Sistema Nacional de Cultura.  O Rio Grande do Sul será um dos seis primeiros estados a receber recursos na modalidade fundo a fundo. Também foi ponto de pauta o evento Conexões Globais, apoiado pela Sedac, que acontece nos próximos dias 24 e 25 na Casa de Cultura Mario Quintana.
Assis Brasil e Jéferson Assumção também foram recebidos na Casa das Redes de Brasília, um espaço colaborativo com tecnologia social voltada para o suporte e potencialização das redes de cultura de todo o Brasil e de outros países da América Latina em suas articulações no pais.

Programação da Secretaria Municipal da Cultura-MÚSICA

13:34 22/01/2014, noreply@blogger.com (Programação e Eventos), fevereiro 2014, música, porto verão alegre, P
14, 15 e 16 de Fevereiro
Música
Bah – PORTO VERÃO ALEGRE

Musical Quartchêto


Horário: 21h
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva
13:31 22/01/2014, noreply@blogger.com (Programação e Eventos), fevereiro 2014, música, porto verão alegre, Programação da Secretaria Municipal da Cultura
7 e 8 de Fevereiro
Música
“Com um pé no Prata” com Sérgio Rojas – PORTO VERÃO ALEGRE

Horário: 21h
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva
13:26 22/01/2014, noreply@blogger.com (Programação e Eventos), fevereiro 2014, janeiro 2014, música, Programação da Secretaria Municipal da Cultura
27 de Janeiro 3 e 10 de Fevereiro
Música

Nei LisPOA - Show Nei Lisboa
Horário: 20h
Local: Teatro Renascença
11:40 22/01/2014, noreply@blogger.com (Programação e Eventos), carnaval, janeiro 2014, Programação da Secretaria Municipal da Cultura
28 de janeiro
Carnaval


Horário: 20h
Local: Usina do Gasômetro
11:37 22/01/2014, noreply@blogger.com (Programação e Eventos), carnaval, janeiro 2014, Programação da Secretaria Municipal da Cultura
24 e 31 de janeiro
Carnaval


Escolas de Samba que participam do Carnaval de Porto Alegre descem a Avenida Borges de Medeiros.

Descem:

dia 24-Academia de Samba Praiana; Acadêmicos de Gravataí; Imperadores do Samba.

dia 31-Unidos do Capão; Império da Zona Norte; Bambas da Orgia.

Horário: a partir das 20h

Local: Av. Borges de Medeiros (da Esquina Democrática até a Rua 7 de Setembro) - Centro Histórico

Centro de Dança Abre inscrições para Quartas na Dança e Grupo Experimental de Dança



Centro de Dança Abre inscrições para Quartas na Dança e Grupo Experimental de Dança

Projeto Quartas na Dança 2014


A Coordenação de Dança da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre está recebendo projetos para seleção ao projeto Quartas na Dança 2014. O prazo final para entrega é 28 de fevereiro de 2014.

As inscrições estão abertas para grupos e companhias profissionais do RS de todos os estilos, modalidades e linguagens, da dança afro à contemporânea, do jazz ao balé, da dança flamenca à dança de salão, entre outros. Os espetáculos devem ter duração mínima de 45 minutos. Os projetos devem conter a sinopse do espetáculo, ficha técnica e informações relativas à cenografia e iluminação. É exigido o registro do espetáculo em DVD ou projeto detalhado da montagem.

O Quartas na Dança nasceu com o objetivo de fomentar a produção coreográfica dos grupos e companhias da capital e garantir o acesso do público a essa produção. O projeto é realizado uma quarta-feira por mês, no Teatro Renascença, conquistando um público cativo e cada vez maior.

Outras informações podem ser obtidas através do tel.: 3289-8065/ 3289.8063 ou no endereço eletrônico: tomazzoni@smc.prefpoa.com.br


Centro Municipal de Dança abre inscrições
para o Grupo Experimental/2014

Estão abertas até dia 28 de fevereiro as inscrições para os interessados em participar do Grupo Experimental de Dança da Cidade de Porto Alegre. O projeto oferece a oportunidade de formação em dança durante um ano com alguns dos mais importantes profissionais da área no Rio Grande do Sul e a prática de criação artística em grupo.
O programa de curso é gratuito e inclui aulas cinco manhãs por semana (de segunda a sextas-feiras), de diversas abordagens e estilos, como dança contemporânea, dança moderna, educação somática, improvisação, história da dança, entre outras. Num total de aproximadamente 400 horas aula ao ano, de março a dezembro. Mais de uma centena de alunos já participaram do projeto que teve no seu corpo docente profissionais como Eva Schul, Jussara Miranda, Cibele Sastre, Douglas Jung, Alexandre Rittman, Bia Diamante, Didi Pedone, Alessandro Rivellino, entre outros.
O projeto pioneiro e inédito é uma realização do Centro Municipal de Dança, da Prefeitura de Porto Alegre, teve início em 2007 e desde 2011 conta com parceria da Casa de Cultura Mario Quintana e Secretaria de Estado da Cultura _ SEDAC-RS.
Na sua curta trajetória o projeto do Grupo Experimental de Dança da Cidade já pôde perceber resultados no âmbito da criação e da formação além das fronteiras do país. Os ex-alunos Marcio Canabarro e Douglas Jung passaram na audição e ganharam bolsa para estudar na Salzburg Experimental Academy of Dance (SEAD), na Áustria. Muitos outros integrantes passaram atuar em outros grupos ou companhias ou como coreógrafos, bem como prosseguindo sua formação em dança em centros de excelência no Brasil e no exterior.

CRONOGRAMA:
De 28 de janeiro a 28 de fevereiro: Inscrições;
De 10 a 14 de março: Aulas abertas para seleção (audições);
De 17 a 20 de março: Entrevistas;
Até 21 de março: Resultado;
Em 26 de março: Início das aulas.

As inscrições estão abertas para alunos e alunas a partir dos 15 anos. Os interessados devem enviar carta de interesse, ficha de inscrição (que deve ser solicitada por email ou retirada) com currículo para o Coordenação de Dança da Secretaria Municipal da Cultura, (Av. Érico Veríssimo, 307) ou através do endereço eletrônico: tomazzoni@smc.prefpoa.com.br. Outras informações pode ser obtidas através do fone 3289.8063.

Programação de VerãoIntensivo: No palco das Ruas - Bruna GomesEscola Al-Málgama



Programação de Verão

Intensivo: No palco das Ruas - Bruna Gomes
Escola Al-Málgama



Temporada de audições 2014 grupo Laços – Dança de Salão Contemporânea

Foto: Claudio Etges

O grupo LAÇOS – DANÇA DE SALÃO CONTEMPORÂNEA abre temporada para receber novos integrantes interessados em realizar trabalho profissionalizante em dança de salão. Com esta técnica como idioma central, o grupo busca linguagem híbrida e liberal na expressão dos corpos e das ideias. Abrange atividades formativas, de preparação física e de compartilhamento de habilidades entre os integrantes.
Desde sua estreia, em 2011, o Grupo LAÇOS apresentou-se para um público acumulado de cerca de 7500 pessoas, participando de eventos públicos e privados, competitivos e não competitivos, em âmbito municipal, interestadual e internacional. O Grupo apoia e está vinculado às entidades profissionais da classe artística como a ASGADAN e o SATED-RS.

As datas previstas para as audições são:
21/01/2014
23/01/2014
28/01/2014
30/01/2014
11/02/2014
13/02/2014
18/02/2014
20/02/2014


Interessados devem entrar em contato pelos e-mails:
izabela_lg@hotmail.com
leliodasilva@gmail.com


Curso Modular de Gestão Cultural 2014 - Aulas em Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR)


Curso Modular de Gestão Cultural 2014
Aulas em Porto Alegre(RS) e Curitiba (PR)
Inscrição promocional prorrogada até dia 31 de janeiro - Ultimas vagas
Apresentação
Desde o ano de 2004 a Quixote Art & Eventos promove de forma regular Cursos de Gestão Cultural e outros cursos e oficinas culturais relacionadas a formação, qualificação e capacitação de produtores e gestores culturais, atendendo nos últimos dez anos, em diversas atividades promovidas em 78 diferentes cidades brasileiras, pouco mais de 8.500 alunos.
Especialmente para este ano de 2014 a Quixote Art & Eventos estará promovendo o seu Curso Modular de Gestão Cultural apenas nas cidades de Curitiba e Porto Alegre a partir do primeiro semestre de 2014.  Outras cidades que regularmente tem recebido nossas atividades, como São Paulo, Brasília e Florianópolis, terão programação de aula e atividades apenas após a realização da Copa do Mundo no segundo semestre.
As aulas serão realizadas de forma presencial em oito encontros, além da oferta e o desenvolvimento de atividades complementares como aulas de revisão transmitidas online pela internet e a possibilidade de participação nas reuniões da incubadora de projetos culturais em datas e horários alternativos.
• Qual objetivo deste curso?
A principal intenção do Curso Modular de Gestão Cultural será o de apresentar aos participantes, os conhecimentos básicos para atuação na gestão de ações e projetos culturais, com foco principalmente voltado para o suo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a chamada Lei Rouanet.
Além da apresentação da Lei Rouanet e de noções gerais de planejamento e formatação de projetos culturais, os alunos deste curso também irão receber orientações e informações sobre políticas públicas para a cultura, legislação aplicada ao setor cultural, noções gerais de marketing cultural e captação de recursos, comunicação aplicada a cultura,  gestão de acervos e museus, produção executiva para audiovisual, etc (veja o conteúdo programático)
• Quem pode fazer o curso?
O Curso é direcionado para gestores públicos ligados ao setor cultural, integrantes de entidades do terceiro setor, artistas, estudantes, pesquisadores e profissionais ligados ao setor da comunicação, artes, turismo, profissionais de marketing, pequenos e médios empresários ligados ao artesanato, produção de eventos, às artes cênicas, produtores musicais, museólogos, agentes e produtores culturais de toda natureza.

• Como será o curso?
O curso será dividido em aulas presenciais e atividades complementares.
As aulas presenciais serão divididos em 08 (oito) módulos com uma carga horária de 06 horas/aula. As aulas serão expositivas intercaladas com a apresentação de recursos audiovisuais.

As atividades complementares, contarão com a transmissão através da internet de aulas de revisão (08 aulas com 01 hora de duração cada) e mais a aplicação de exercícios e avaliações, além da oferta das reuniões da incubadora de projetos culturais que funcionará como uma consultoria coletiva para que os alunos possam planejar e desenvolver seus projetos culturais.

• Qual é a carga horária total do curso?

A carga horária total das aulas presenciais do curso será de 48 horas/aula, mais 8 horas aula de transmissão online pela internet, totalizando 56 horas/atividades.

• Quem será o instrutor do curso?
Todas as aulas e atividades serão ministradas pelo produtor cultural e consultor Marcelo Miguel, fundador da Quixote Art & Eventos e Coordenador deste curso. 
• Agenda de aulas
Turma de Curitiba (PR) 2014
  • Modulo 01 - Introdução a Produção Cultural e a Economia da Cultura (Apresentação da Lei Rouanet) – dia 08 março – Sábado das 9h as 17h
  • Modulo 02 - A Formatação e Planejamento de Projetos Culturais (Apresentação do SALIC WEB) - dia 05 abril – Sábado das 9h as 17h
  • Modulo 03 - Marketing Cultural e a Captação de Recursos (Captação de recursos através da Lei Rouanet) - dia 10 de maio – Sábado das 9h às 17h
  • Modulo 04 - Cultura e Terceiro Setor - Políticas Públicas para a Cultura
  • (Apresentação do Fundo Nacional de Cultura) - dia 07 de junho – Sábado das 9h as 17h
  • Modulo 05 - Legislação e Cultura (Apresentação da Lei de Direito Autoral) - dia 09 de agosto – Sábado das 9h as 17h
  • Modulo 06 - Planejamento de Comunicação e Prestação de Contas para Projetos Culturais - dia 13 de setembro – Sábado das 9h as 17h
  • Modulo 07 - Patrimônio Cultural Material e Imaterial e Gestão de Acervos e Museus (Apresentação do Sistema Brasileiro de Museus) - dia 11 de outubro – Sábado das 9h as 17h
  • Modulo 08 - Produção Executiva para Projetos Audiovisual (Apresentação da Lei do Audiovisual) - dia 08 de novembro – Sábado das 9h as 17h
LOCAL DA AULA EM CURITIBA – Rua Conselheiro Laurindo 502 – sala 904 – Centro (Próximo ao Teatro da Caixa) – Curitiba/PR
Turma de Porto Alegre (RS) 2014
  • Modulo 01 - Introdução a Produção Cultural e a Economia da Cultura  (Apresentação da Lei Rouanet) – dia 29 março – Sábado das 9h as 17h
  • Modulo 02 - A Formatação e Planejamento de Projetos Culturais (Apresentação do SALIC WEB) - dia 26 abril – Sábado das 9h as 17h
  • Modulo 03 - Marketing Cultural e a Captação de Recursos (Captação de recursos através da Lei Rouanet) - dia 31 de maio – Sábado das 9h às 17h
  • Modulo 04 - Cultura e Terceiro Setor - Políticas Públicas para a Cultura (Apresentação do Fundo Nacional de Cultura) - dia 26 de julho – Sábado das 9h as 17h
  • Modulo 05 - Legislação e Cultura (Apresentação da Lei de Direito Autoral) - dia 30 de agosto – Sábado das 9h as 17h
  • Modulo 06 - Planejamentos de Comunicação e Prestação de Contas para Projetos Culturais - dia 27 de setembro – Sábado das 9h as 17h
  • Modulo 07 - Patrimônio Cultural Material e Imaterial e Gestão de Acervos e Museus (Apresentação do Sistema Brasileiro de Museus) - dia 25 de outubro – Sábado das 9h as 17h
  • Modulo 08 - Produção Executiva para Projetos Audiovisual (Apresentação da Lei do Audiovisual) - dia 29 de novembro – Sábado das 9h as 17h
LOCAL DA AULA EM PORTO ALEGRE - Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - Rua dos Andradas 1223, Centro Histórico – POA/RS
Mais informações através dos e-mails:
Para efetuar a inscrição basta solicitar a ficha de inscrição e enviar preenchida para e-mail cursos@quixoteart.com.br
Mais informações no site www.radioquixote.com ou www.quixoteart.com.br  (http://www.quixoteart.com.br/curso-modular-de-gestao-cultural-2014-inscricoes/)

18 de janeiro de 2014

EDITOR EM FÉRIAS ATÉ DIA 01/02/14

Espetáculo teatral AUTOMÁKINA de PORTO em PORTO



       Olá queridos amigos!

           Convidamos a todos para assistir o Espetáculo teatral de Rua e Instalação visual "AUTOMÁKINA de PORTO em PORTO" que está chegando na sua cidade!
         Pronta a máquina, criada a vida, é necessário soltar a âncora e iniciar a viagem. "De Porto em Porto" projeto do Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar,  contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012,  escolheu o caminho das cidades portuárias para realizar a sua viagem.
         Confira agenda abaixo.

         Serão todos bem vindos! 



17 de janeiro de 2014

Longa financiado pelo Fumproarte estará no Festival de Berlim

Pela primeira vez na história um longa-metragem gaúcho foi selecionado para o 64º Festival de Berlim. Financiado pelo Fumproarte, o fundo da Prefeitura de Porto Alegre de apoio à produção artística, Castanha é um documentário que mistura realidade e ficção para narrar as histórias do ator e performer porto-alegrense João Carlos Castanha. Trata-se da estreia do Davi Pretto, 25 anos, no formato longa-metragem do diretor Davi Pretto. É também o primeiro longa da Tokyo Filmes, produtora que Davi mantém com Bruno Carboni, Richard Tavares e Paola Wink, respectivamente montador, diretor de arte e produtora-executiva do filme. A Casa de Cinema de Porto Alegre é produtora associada neste longa.
 
O Festival de Berlim, de  6 a 16 de fevereiro, é um dos três mais importantes festivais de cinema do mundo, ao lado de Cannes e Veneza. Castanha foi selecionado para a prestigiada seção Fórum, que privilegia produções independentes com conteúdo artístico fora do convencional . Para a disputa do prêmio máximo do festival alemão, o Urso de Ouro, está o filme nacional ‘Praia do Futuro’, dirigido por Karim Aïnouz (‘O Abismo Prateado’) e estrelado por Wagner Moura. O festival traz outros dois longas brasileiros na mostra Panorama. São eles O Homem das Multidões, de Marcelo Gomes e Cao Guimarães, e Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, dirigido por Daniel Ribeiro.
 
Descrição - João é um experiente ator de 52 anos com um passado repleto de histórias, que vive com sua mãe Celina e trabalha à noite como transformista em pequenos bares. Ele divide-se em peças de teatro, filmes, shows e amores secretos. Dia após dia, João passa a confundir cada vez mais a realidade que vive com a ficção que interpreta. 
 
Ficha técnica:
 
Roteiro e Direção: Davi Pretto
História: Davi Pretto e João Carlos Castanha
Produção: Paola Wink
Produtora: Tokyo Filmes
Produtora Associada: Casa de Cinema de Porto Alegre
Direção de Fotografia: Glauco Firpo
Direção de Arte: Richard Tavares
Montagem: Bruno Carboni
Desenho de som: Tiago Bello
Som Direto: Marcos Lopes
Música: Diego Poloni
Still/making of: Pedro Cupertino
Assistente de Produção e direção: Isadora Victora
Assistente de Edição: Gabriel Pessoto
 
 

I FESTIVAL DE CIRCO DE PORTO ALEGRE - ESTÉTICAS, DIVERSIDADES E MOBILIZAÇÃO POLÍTICA 16:30 17/01/2014,

Inscrições: De 13 de janeiro a 3 de fevereiro
Festival: De 17 a 23 de março
Circo


O SATED/RS (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do RS), em conjunto com a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, está promovendo de 17 a 23 de março de 2014 o I Festival de Circo de Porto Alegre.

Seminários, palestras, oficinas e mostra artística circense acontecerão no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues e Teatro de Câmara Túlio Piva.

Para celebrar o evento, no dia 17/03, um grande cortejo formado por artistas, malabaristas, acrobatas, músicos e público convidado percorrerá as ruas da Cidade Baixa chegando ao Centro Municipal de Cultura onde ocorrerá a cerimônia de abertura seguida de coquetel.

As inscrições para participação da Mostra Artística podem ser realizadas até o dia 03 de fevereiro, para artistas e grupos interessados em se apresentar no Festival.

Categorias:

Performance de até 20min.
Espetáculo mín. 50min.
Programação I Festival :

Performances – 14 apresentações

Dia 17/03: das 12h às 13h (duas performances).
Dias 18, 19, 20 e 21/03: das 18h às 19h (duas performances por dia).
Dias 22 e 23/03: das 15h às 16h (duas performances por dia).
Espetáculos – 2 apresentações
Dias 20 e 21/03 às 21h.
Dias 22 e 23/03 às 21h.

Local: Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues e Teatro de Câmara Túlio Piva.

Clique aqui e faça o download do regulamento.

IEACEN promove reuniões do colegiado de dança e teatro



O Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen) convida a classe artística para reuniões com os Colegiados Setoriais de Circo, Dança e Teatro do Rio Grande do Sul, sempre às 14h, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Na pauta, a indicação de um membro de cada área para compor o Conselho Consultivo do Centro Cenotécnico do Estado, apresentação do texto-base para o Plano Setorial e agendamento das próximas reuniões. O encontro do Circo ocorrerá dia 17 (sexta-feira), na Sala C2; o da Dança, dia 20 (segunda-feira) e do Teatro, dia 23 (quinta-feira) de janeiro. O evento é aberto a todos os interessados.
Serviço:Quando:
17/jan (sexta) – Colegiado Setorial do Circo
20/jan (segunda) – Colegiado Setorial da Dança
23/jan (quinta) – Colegiado Setorial do Teatro
Hora: 14h.
Onde:
Sala C2 – 2º andar CCMQ, ala Oeste (Circo e Dança)
IEACen – sala 11, 2º andar CCMQ, ala Leste (Teatro)
Endereço: CCMQ – Andradas, 736).
Informações: Telefone 3221-2253, pelo IEACen.
Entrada franca.

Rainha do Carnaval 2014 é da Restinga

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
As 19 candidatas passaram por três etapas para definir a vencedora As 19 candidatas passaram por três etapas para definir a vencedora
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Quarta, quinta e sexta colocadas foram escolhidas as embaixatrizes na Copa
Quarta, quinta e sexta colocadas foram escolhidas as embaixatrizes na Copa
A nova Rainha do Carnaval de Porto Alegre é Brennda Martins, de 20 anos, da Escola de Samba Estado Maior da Restinga. As princesas são Alana de Anselmo Garcia, 20 anos, da Império da Zona Norte, e Caroline Aires Silveira, de 22 anos, da Imperatriz Dona Leopoldina. A escolha aconteceu na noite de quinta-feira,16, no Clube Farrapos. A rainha receberá R$ 15 mil e, as princesas, R$ 5 mil cada uma.
Neste ano, quarta, quinta e sexta colocadas foram escolhidas as embaixatrizes do Carnaval na Copa. São elas: Johanna Alves, 18 anos, União da Vila do IAPI (4º lugar no concurso) Mariana Godoy, 25 anos, Acadêmicos de Gravataí (5º lugar no concurso) Andressa Dutra, 18 anos, Copacabana (6º lugar no concurso). Elas terão mandato de 180 dias e receberão ajuda de custo de R$ 1,2 mil.
 As 19 candidatas passaram por três etapas para definir a vencedora. Houve desfile de maiô, com vestido de gala e com fantasia. Mas foi no quesito samba no pé que Brennda Martins garantiu a coroa de rainha. A bela jovem mostrou que sua profissão foi importante para garantir o título: ela é professora de dança. A coroa foi recebida da Rainha do Carnaval de 2013, Thamy Fernanda de Souza, da Escola de Samba Filhos da Candinha. Também despediram-se da Corte as princesas Pabline Correa, da Tribo Os Comanches, e Fernanda Aguilhera, da Imperadores do Samba.


/carnaval
Texto de: Luciano Medina Martins
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

CMCPOA PERGUNTA QUANDO O PLANO IRÁ PARA A CÂMARA ?

 
PREZADO SECRETÁRIO
 
A sociedade porto-alegrense representada pelo CMCPOA, reitera a pergunta quando o PLANO MUNICIPAL DE CULTURA, entregue ao prefeito em 18 de outubro de 2013 e dito pelo secretário adjunto em reunião de 21/11/2013, que já tinha retornado para a SMC, irá ser enviado para a Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre.
Já transcorreram quase 3 meses e esse importante mecanismo para a cultura de Porto Alegre não teve o seu encaminhamento para a Câmara.
 
Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
F: 3026.6777 / 9987.5880

From: Guimarães
Sent: Thursday, December 26, 2013 9:44 AM
Subject: SECRETÁRIO ROQUE QUANDO O PLANO IRÁ PARA A CÂMARA ?

 


 
 

PREZADO SECRETÁRIO

 

Solicitamos informações, de quando o plano municipal de cultura será devolvido ao conselho para que este possa verificar a minuta da lei e posteriormente de imediato ser enviado à Câmara de Vereadores pela SMC ou Executivo.

Conforme informação de viva voz do Secretário Adjunto Vinicius Cáurio, na reunião no conselho do dia 21/11/13 o plano já tinha retornado do Prefeito para a Secretaria,mas até agora não temos noticia sobre o término da tal minuta.

O CMCPOA, representando a sociedade de Porto Alegre solicita maior urgência nessa etapa, pois o ano está acabando e  o plano não foi encaminhado para a Câmara.

 Guimarães Presidente  Conselho Municipal de Cultura
F: 3026.6777 / 9987.5880
Twitter Guimarães:http://twitter.com/notas_guimaraes
https://www.facebook.com/Paulorobertoguimaraes
Blog Conselho POA:http://cmcpoa.blogspot.com

16 de janeiro de 2014

Samba Puro, Dona Leopoldina e Tinga agitam a Descida da Borges

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Descida da Borges reaviva os antigos carnavais da Capital, no Centro Histórico
Descida da Borges reaviva os antigos carnavais da Capital, no Centro Histórico
Nesta sexta-feira, 17, está programada a tradicional Descida da Borges, saindo da Esquina Democrática (Borges de Medeiros esquina Andradas), a partir das 20h. A Academia de Samba Puro, Imperatriz Dona Leopoldina e Estado Maior da Restinga participam do evento. Também haverá Descida da Borges nos dias 24 (Academia de Samba Praiana, Acadêmicos do Gravataí e Imperadores do Samba) e 31 (Unidos do Capão, Império da Zona Norte e Bambas da Orgia.
 
As Descidas da Borges são uma iniciativa da Coordenação de Manifestações Populares da Secretaria Municipal da Cultura, no sentido de reavivar as tradições do carnaval da Capital, cujos primeiros desfiles se realizavam na avenida Borges de Medeiros, onde perduraram até o anos 1960.
 
Além do resgate histórico dos antigos carnavais, a Descida da Borges apresenta para a comunidade os samba-enredos, o grupo show de cada escola (bateria, passistas, porta estandarte e porta bandeira) e parte das alas. Funciona como um ensaio mais descontraído, sem os rigores técnicos da Muamba Oficial.
 
Ingressos - A venda de ingressos para o Carnaval 2014 de Porto Alegre será dias 10 e 11 de fevereiro das 9h às 17h, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na avenida Érico Veríssimo 307. Os desfiles oficiais no Complexo Cultural do Porto Seco serão nos dias 21 de fevereiro - Grupo de Acesso (Unidos de Vila Mapa, Os Filhos da Candinha, Glória, Acadêmicos da Orgia, Apito de Ouro e Realeza), 22 - Muamba Oficial do Carnaval, 28 - Desfile do Grupo Especial (Samba Puro, Unidos de Vila Isabel, União da Vila do IAPI, Estado Maior da Restinga e Bambas da Orgia), 1º de marco - Desfile do Grupo Especial (Imperatriz Leopoldense, Imperatriz Dona Leopoldina, Embaixadores do Ritmo, Acadêmicos de Gravataí, Império da Zona Norte e Imperadores do Samba), 2 de março - Desfile do Grupo A (Tribo Os Guaianazes, Tribo Os Comanches, Império do Sol, Unidos do Capão, Unidos do Guajuviras, Praiana, Copacabana, Protegidos da Princesa Isabel e Acadêmicos de Niterói).
 
A apuração dos resultados está marcada para o dia 4 de março no Complexo Cultural Porto Seco, às 13h. O desfile das campeãs será dia 8 de março. Informações – Coordenação de Manifestações Populares: 3289-8120.
 


/carnaval
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Cultura debate Leilão de Camarotes do Carnaval com a comunidade

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Secretaria vem trabalhando pelo aprimoramento do evento
Secretaria vem trabalhando pelo aprimoramento do evento
Tendo em vista os acontecimentos que impediram a realização do Leilão dos Camarotes para o Carnaval 2014, que seria realizado na noite de quarta-feira, 15, a Secretaria Municipal da Cultura publica o seguinte esclarecimento:
 
A Secretaria da Cultura de Porto Alegre vem trabalhando pelo aprimoramento e profissionalização do Carnaval da cidade. Estes aprimoramentos se refletem em importantes avanços, como o estabelecimento de um Comitê Gestor do Carnaval, composto por membros do governo municipal e da comunidade carnavalesca em igual proporção. Também é reflexo desta política de aprimoramento a elaboração final do projeto de colocação de arquibancadas permanentes no Complexo Cultural do Porto Seco, bem como a finalização das obras de contenção de incêndio nos barracões dentro deste complexo.
 
A nova exigência de que não se permitiria mais refrigerantes e cervejas adquiridas fora do Complexo Cultural do Porto Seco constituía uma das inovações estabelecidas pelo Comitê Gestor do Carnaval para a edição de 2014. Esta mudança de regulamento tinha como intenção melhorar a condição de negociação com possíveis patrocinadores do segmento de fabricação e envasamento de bebidas. Esta nova exigência também atendia a necessidade de colocar o Carnaval de Porto Alegre em conformidade com normas de segurança que existem em todos os grandes eventos musicais que acontecem no Rio Grande do Sul e Brasil, nos quais é vedada a entrada de bebidas não adquiridas dentro destes eventos.
 
Dado o clamor popular pela liberação da entrada de bebidas trazidas de fora do Complexo Cultural do Porto Seco, nos camarotes do Carnaval 2014, a Secretaria da Cultura de Porto Alegre está revendo este novo regulamento, rediscutindo esta questão com os representantes da comunidade carnavalesca de Porto Alegre, bem como estudando uma nova data para que aconteça o leilão de camarotes o quanto antes.
Estamos trabalhando para que prevaleça o consenso em torno da necessidade do aprimoramento deste que é um dos mais representativos eventos da cultura de Porto Alegre.
 
Todos os eventos relativos ao Carnaval de Porto Alegre ocorrerão em tempo hábil, os cronogramas estão sendo rigorosamente cumpridos em prol do bom termo do evento.  
 


/carnaval
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

É NESTA QUINTA NO PORTO VERÃO ALEGRE: POA PARIS POA

 



 




 

 
 
 
 

                                                                                                                                                                  Foto:Paulo Guimarães



Convidamos a todos para:
POA PARIS POA
Dia 16 de janeiro- quinta feira
Teatro Bruno kiefer
Casa de Cultura Mário Quintana
21 horas

ingressos antecipados: www.portoeveraoalegre.com.br

Espetáculo de Izabel L'Aryan e Charles Arce
com a banda:
Antônio Flores, arranjos e violão
Paulo Gomes, Rafael Lopes, violões
Adroaldo Guedes, contrabaixo
Paulo Santos-Acordeon

convidados: 
Graça Çarcia e Roberto Moraes

realização:SICOMRS- sicomrs@hotmail.com


Izabel L'Aryan
51.96665056
sicomrs@hotmail.com

 

As Imagens Estão Nos Olhos, As Vozes Esperam



Reabertura da exposição as imagens estão nos olhos, as vozes esperam na Galeria Lunara

Após o recesso de fim de ano, a exposição as imagens estão nos olhos, as vozes esperam, de Luane Aires e Rebeca Rasel, realizada pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre na Galeria Lunara (5º andar da Usina do Gasômetro), será reaberta à visitação a partir da próxima quinta-feira, dia 16 de janeiro. O público poderá conferir a exposição até o dia 2 de fevereiro.

Luane e Rebeca, ambas residentes no Rio de Janeiro, apresentam, por meio da fotografia e do vídeo, uma narrativa de paisagens interiores, onde o sentido dos objetos e frases presentes em cada trabalho se manifesta de forma incidental e indireta, ou seja, sem recorrer a uma previsibilidade narrativa.

Segundo Cesar Kiraly, que assina o texto crítico desta exposição, "Poderia ser pensado que Rebeca Rasel e Luane Aires traduzem algo para um narrador ausente, mas, no fundo, não é nada disso: a narrativa e o indireto estão nas coisas. A coisa não se conta: ela agiria. (...) Ora, não é o caso de ter alguém contando, e por isso não é o caso de fazer um problema do rosto ausente, quando a questão é que, pelos objetos, ele se conta. E não o faz como alguém que precisa dar explicações do porquê ainda não fez isso ou aquilo. Mas como um narrador que não se distingue dos objetos que perde. Está aí (...) Na taça à parede. Nas pernas de tornozelos finos por detrás das cortinas. Nas mãos. Mas também no porta-retratos, na cadeira ao lado. Na infidelidade ao fundo. É uma série de paisagens interiores, de um sem número de seres pendurados (...); (e) o narrador posto no prego. (...) Rebeca opta pelos enigmas formais e Luane pelos temporais – ele dizia. Mas ambas são líricas, e se valem de certa outonalidade do feminino, para tanto. A forma e o temporal são manejados como o estranho. No caso da forma é a tomada de posição não anatômica para o sentido dos objetos ou das frases. No temporal é o congelamento. A cena aconteceria em movimento, mas parada, chove. Nada melhor do que um bom conceito para fazer do narrador um morador das coisas. Entre um ponto e outro resta o poder de deformação afetiva das extremidades que se atraem, algo distorcido, algo vibrante – o campo produzido, de perto."

Luane Aires é Pós Graduada em Arte e Cultura pela Universidade Cândido Mendes e Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, frequentou diversos cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Participou do 12º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos. Guarulhos/SP, 2013, no qual recebeu Menção Honrosa pelo júri técnico e o 10º Salão de Arte Contemporânea de Marília. Marilia/SP, 2013 onde recebeu o Prêmio Referência Especial do Júri. Destacamos ainda Como se espelhasse alguém, CCJF/ RJ, 2014, I Prêmio MMBH. Belo Horizonte/MG, 2013. International Video Art Festival VIDEOHOLICA 2013 [OUT OF FOCUS!], edition 6. Varna Puppet Theatre, Varna/ Bulgária. I Salão de Outono da América Latina- Galeria L’oeil da Aliança Francesa. São Paulo/SP, 2013. Vênus Terra- Galpão TAC. Rio de Janeiro/RJ, 2012. Novíssimos 2012- Galeria IBEU. Rio de Janeiro/RJ, 2012.

Rebeca Rasel é Artista visual, graduada em História da Arte/Licenciatura e mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, dentre suas principais exposições destacamos: Como se espelhasse alguém, CCJF/ RJ, 2014. Arte Londrina 2/ PR, 2013. 1º Prêmio Moldura Minuto/ BH, 2013. FUTURO Salão de Arte Contemporânea/ SP, 2013. Assim sem você , Galeria Oscar Cruz/ SP, 2011. Como o tempo passa quando a gente se diverte, Casa Triângulo/ SP, 2011. Conversa de Artista Amarelonegro/ RJ, 2011. 17º Salão Unama de Pequenos Formatos/ PA, 2011. 39º Salão de Arte Luiz Sacilotto/ SP, 2011. entre-vistas, EAV Parque Lage/ RJ, 2010. 12º Salão de Artes de Itajaí/ SC, 2010.



As imagens estão nos olhos, as vozes esperam
Luane Aires e Rebeca Rasel

Galeria Lunara (5º andar da Usina do Gasômetro)
Av. Pres. João Goulart, 551 – Porto Alegre – RS
Visitação, de 16 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014




Texto critico de Cesar Kiraly (Professor de Teoria Política da Universidade Federal Fluminense/RJ) elaborado especialmente para a exposição.


– Quem fala? – alguém quis saber.

Se pudéssemos dizer assim, escreveríamos que a exposição aborda o indireto pela fotografia, a necessidade do incidental; talvez fosse reflexo e não abandono, nem melancolia, poderia ser pensado que Rebeca Rasel e Luane Aires traduzem algo para um narrador ausente, mas, no fundo, não é nada disso: a narrativa e o indireto estão nas coisas. A coisa não se conta: ela agiria, assim mesmo, sem travessão. Então, os pedaços de mulheres e objetos suspensos resistem a resumir o problema em termos de: ‘para onde se está indo?’ Ora, não é o caso de ter alguém contando, e por isso não é o caso de fazer um problema do rosto ausente, quando a questão é que, pelos objetos, ele se conta. E não o faz como alguém que precisa dar explicações do porquê ainda não fez isso ou aquilo. Mas como um narrador que não se distingue dos objetos que perde. Está aí [.] Suspenso [.] Na taça à parede. Nas pernas de tornozelos finos por detrás das cortinas. Nas mãos. Mas também no porta-retratos, na cadeira ao lado. Na infidelidade ao fundo. É uma série de paisagens interiores, de um sem número de seres pendurados, lustres de tamanhos variados, artifícios para o prender janelas ao vento, quadros de frente e de lado, a pilha de papéis a esquecer o seu leitor na frase ainda legível. O narrador posto [...] no prego.

Muito se pensa sobre a forma escrita da imagem ser aquela em que o indireto pode ser melhor manejado, e tal se deveria ao fato de ser nela em que o narrador, pela distância, poderia dar beleza aos acontecimentos. O cinema também poderia fazê-lo, ainda que limitado em comparação com a literária. Se disséssemos que na fotografia o narrador deveria ser encontrado na objetiva, ou na perspectiva por ela escolhida, ficaríamos surpresos com, muito embora a feliz especificidade, o quão reduzida seria a capacidade formal da narrativa. – Trata-se do que é contado pelo artista – ela concluiria, e isso seria muito pouco. Ainda que a sequência pudesse ser um artifício, ora, com razão, sentiríamos não ser a mesma coisa.

Dito isso, estamos diante de fotografias de duas artistas, que, pensam pelo conceito, em sua forma mais doce. Isso quer dizer que quando se expressam, estabelecem dois pontos: um tradicional e outro estranho. O primeiro pode ser a própria fotografia como suporte, ou o aspecto reconhecível das madeiras do chão ou da pilha de papel. Há uma confortável referência, que nos faz vulneráveis por distração, posição da qual brotará o estranho. Sim, tal poderia ser feito sem ter conceito. Mas notemos que as artistas sabem fazê-lo brotar, o que o provoca à tona é que os pontos são levados a uma atração, por necessidade, e essa estabelece alguma tensão para a imagem. Por exemplo, pontos que estabeleçam distância muito lateral, podem lateralizar o conceito ou interpelar a parte não conceitual, por oposição. – Rebeca opta pelos enigmas formais e Luane pelos temporais – ele dizia. Mas ambas são líricas, e se valem de certa outonalidade do feminino, para tanto. A forma e o temporal são manejados como o estranho. No caso da forma é a tomada de posição não anatômica para o sentido dos objetos ou das frases. No temporal é o congelamento. A cena aconteceria em movimento, mas parada, chove. Nada melhor do que um bom conceito para fazer do narrador um morador das coisas. Entre um ponto e outro resta o poder de deformação afetiva das extremidades que se atraem, algo distorcido, algo vibrante – o campo produzido, de perto.