Curso Modular de Gestão Cultural 2014
Aulas em Porto Alegre(RS) e Curitiba (PR)
Inscrição promocional prorrogada até dia 31 de janeiro - Ultimas vagas
Apresentação
Desde o ano de 2004 a Quixote Art & Eventos promove de forma regular Cursos de Gestão Cultural e outros cursos e oficinas culturais relacionadas a formação, qualificação e capacitação de produtores e gestores culturais, atendendo nos últimos dez anos, em diversas atividades promovidas em 78 diferentes cidades brasileiras, pouco mais de 8.500 alunos.
Especialmente para este ano de 2014 a Quixote Art & Eventos estará promovendo o seu Curso Modular de Gestão Cultural apenas nas cidades de Curitiba e Porto Alegre a partir do primeiro semestre de 2014. Outras cidades que regularmente tem recebido nossas atividades, como São Paulo, Brasília e Florianópolis, terão programação de aula e atividades apenas após a realização da Copa do Mundo no segundo semestre.
As aulas serão realizadas de forma presencial em oito encontros, além da oferta e o desenvolvimento de atividades complementares como aulas de revisão transmitidas online pela internet e a possibilidade de participação nas reuniões da incubadora de projetos culturais em datas e horários alternativos.
Qual objetivo deste curso?
A principal intenção do Curso Modular de Gestão Cultural será o de apresentar aos participantes, os conhecimentos básicos para atuação na gestão de ações e projetos culturais, com foco principalmente voltado para o suo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a chamada Lei Rouanet.
A principal intenção do Curso Modular de Gestão Cultural será o de apresentar aos participantes, os conhecimentos básicos para atuação na gestão de ações e projetos culturais, com foco principalmente voltado para o suo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a chamada Lei Rouanet.
Além da apresentação da Lei Rouanet e de noções gerais de planejamento e formatação de projetos culturais, os alunos deste curso também irão receber orientações e informações sobre políticas públicas para a cultura, legislação aplicada ao setor cultural, noções gerais de marketing cultural e captação de recursos, comunicação aplicada a cultura, gestão de acervos e museus, produção executiva para audiovisual, etc (veja o conteúdo programático)
Quem pode fazer o curso?
O Curso é direcionado para gestores públicos ligados ao setor cultural, integrantes de entidades do terceiro setor, artistas, estudantes, pesquisadores e profissionais ligados ao setor da comunicação, artes, turismo, profissionais de marketing, pequenos e médios empresários ligados ao artesanato, produção de eventos, às artes cênicas, produtores musicais, museólogos, agentes e produtores culturais de toda natureza.
Como será o curso?
O Curso é direcionado para gestores públicos ligados ao setor cultural, integrantes de entidades do terceiro setor, artistas, estudantes, pesquisadores e profissionais ligados ao setor da comunicação, artes, turismo, profissionais de marketing, pequenos e médios empresários ligados ao artesanato, produção de eventos, às artes cênicas, produtores musicais, museólogos, agentes e produtores culturais de toda natureza.
Como será o curso?
O curso será dividido em aulas presenciais e atividades complementares.
As aulas presenciais serão divididos em 08 (oito) módulos com uma carga horária de 06 horas/aula. As aulas serão expositivas intercaladas com a apresentação de recursos audiovisuais.
As atividades complementares, contarão com a transmissão através da internet de aulas de revisão (08 aulas com 01 hora de duração cada) e mais a aplicação de exercícios e avaliações, além da oferta das reuniões da incubadora de projetos culturais que funcionará como uma consultoria coletiva para que os alunos possam planejar e desenvolver seus projetos culturais.
Qual é a carga horária total do curso?
A carga horária total das aulas presenciais do curso será de 48 horas/aula, mais 8 horas aula de transmissão online pela internet, totalizando 56 horas/atividades.
Quem será o instrutor do curso?
Todas as aulas e atividades serão ministradas pelo produtor cultural e consultor Marcelo Miguel, fundador da Quixote Art & Eventos e Coordenador deste curso.
As aulas presenciais serão divididos em 08 (oito) módulos com uma carga horária de 06 horas/aula. As aulas serão expositivas intercaladas com a apresentação de recursos audiovisuais.
As atividades complementares, contarão com a transmissão através da internet de aulas de revisão (08 aulas com 01 hora de duração cada) e mais a aplicação de exercícios e avaliações, além da oferta das reuniões da incubadora de projetos culturais que funcionará como uma consultoria coletiva para que os alunos possam planejar e desenvolver seus projetos culturais.
Qual é a carga horária total do curso?
A carga horária total das aulas presenciais do curso será de 48 horas/aula, mais 8 horas aula de transmissão online pela internet, totalizando 56 horas/atividades.
Quem será o instrutor do curso?
Todas as aulas e atividades serão ministradas pelo produtor cultural e consultor Marcelo Miguel, fundador da Quixote Art & Eventos e Coordenador deste curso.
Agenda de aulas
Turma de Curitiba (PR) 2014
- Modulo 01 - Introdução a Produção Cultural e a Economia da Cultura (Apresentação da Lei Rouanet) dia 08 março Sábado das 9h as 17h
- Modulo 02 - A Formatação e Planejamento de Projetos Culturais (Apresentação do SALIC WEB) - dia 05 abril Sábado das 9h as 17h
- Modulo 03 - Marketing Cultural e a Captação de Recursos (Captação de recursos através da Lei Rouanet) - dia 10 de maio Sábado das 9h às 17h
- Modulo 04 - Cultura e Terceiro Setor - Políticas Públicas para a Cultura
- (Apresentação do Fundo Nacional de Cultura) - dia 07 de junho Sábado das 9h as 17h
- Modulo 05 - Legislação e Cultura (Apresentação da Lei de Direito Autoral) - dia 09 de agosto Sábado das 9h as 17h
- Modulo 06 - Planejamento de Comunicação e Prestação de Contas para Projetos Culturais - dia 13 de setembro Sábado das 9h as 17h
- Modulo 07 - Patrimônio Cultural Material e Imaterial e Gestão de Acervos e Museus (Apresentação do Sistema Brasileiro de Museus) - dia 11 de outubro Sábado das 9h as 17h
- Modulo 08 - Produção Executiva para Projetos Audiovisual (Apresentação da Lei do Audiovisual) - dia 08 de novembro Sábado das 9h as 17h
LOCAL DA AULA EM CURITIBA Rua Conselheiro Laurindo 502 sala 904 Centro (Próximo ao Teatro da Caixa) Curitiba/PR
Turma de Porto Alegre (RS) 2014
- Modulo 01 - Introdução a Produção Cultural e a Economia da Cultura (Apresentação da Lei Rouanet) dia 29 março Sábado das 9h as 17h
- Modulo 02 - A Formatação e Planejamento de Projetos Culturais (Apresentação do SALIC WEB) - dia 26 abril Sábado das 9h as 17h
- Modulo 03 - Marketing Cultural e a Captação de Recursos (Captação de recursos através da Lei Rouanet) - dia 31 de maio Sábado das 9h às 17h
- Modulo 04 - Cultura e Terceiro Setor - Políticas Públicas para a Cultura (Apresentação do Fundo Nacional de Cultura) - dia 26 de julho Sábado das 9h as 17h
- Modulo 05 - Legislação e Cultura (Apresentação da Lei de Direito Autoral) - dia 30 de agosto Sábado das 9h as 17h
- Modulo 06 - Planejamentos de Comunicação e Prestação de Contas para Projetos Culturais - dia 27 de setembro Sábado das 9h as 17h
- Modulo 07 - Patrimônio Cultural Material e Imaterial e Gestão de Acervos e Museus (Apresentação do Sistema Brasileiro de Museus) - dia 25 de outubro Sábado das 9h as 17h
- Modulo 08 - Produção Executiva para Projetos Audiovisual (Apresentação da Lei do Audiovisual) - dia 29 de novembro Sábado das 9h as 17h
LOCAL DA AULA EM PORTO ALEGRE - Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - Rua dos Andradas 1223, Centro Histórico POA/RS
Mais informações através dos e-mails:
Para efetuar a inscrição basta solicitar a ficha de inscrição e enviar preenchida para e-mail cursos@quixoteart.com.br
Mais informações no site www.radioquixote.com ou www.quixoteart.com.br (http://www.quixoteart.com.br/curso-modular-de-gestao-cultural-2014-inscricoes/)