Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

8 de janeiro de 2014

CCMQ promove oficina de pandeiro em todos os sábados de janeiro



A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) oferece aulas teóricas e práticas de pandeiro, para pessoas de todas as idades, nos sábados de janeiro, das 10h às 12h, na Sala C2 (2º andar) da instituição. Ministradas por Zé do Pandeiro, as aulas se basearão na história, ritmos, usos e costumes da percussão brasileira, em suas diversas nuances. Os interessados não precisam comprar o instrumento, mas se tiverem, é aconselhável levá-lo nos encontros.
O método popular ensina em apenas cinco minutos o fundamento do pandeiro, para iniciantes, destacando o uso para o teatro, ritmos folclóricos e as diversas possibilidades de manuseio e inserção na arte. Samba de roda, samba canção, samba de lenço, samba de avenida, chorinho, côco, embolada, maracatu, baião,valsa, pagode, entre outros, estão no conteúdo, assim como ataque e condução; dinâmica e andamento; mão direita e esquerda.
MinistranteZé Evandro é o nome artístico de Evandro Cardoso, o Zé do Pandeiro.  Natural de Porto Alegre, começou sua carreira aos nove anos de idade, atuando numa peça infantil da escola, onde deu vida ao ‘Padeiro Pandeiro’. Músico, compositor, ator e produtor, graduou-se como professor licenciado em Antropologia pela UFRGS. Com 30 anos de carreira o multi-instrumentista e arte-educador realizou mais de 3 mil shows, alguns ao lado de nomes consagrados, como Gilberto Gil, Chico César, Tom Zé, Velha Guarda da Portela, Hermeto Pascoal, Giba Giba, Ariano Suassuna, Ruben Radda (Uruguai), Empire Mandingue (Senegal) e Manu Chao (França).
Produtor da Serrote Preto, realizou à frente da banda mais de mil shows, recebendo prêmios como o Açorianos de Teatro 2001 pela trilha original de “Auto da Compadecida”, do Depósito de Teatro. Fez peças publicitárias para Brasil Telecom, Zaffari, RBS, Claro Digital e Tim, atuando em filmes, documentários e espetáculos. Destaque no carnaval de Porto Alegre, pela Escola Império da Zona Norte (2011) e Bambas da Orgia (2009), tendo  participado da Banda Show da Saldanha, com seu Tambor Rei de Sopapo. Atualmente dirige a Preto Produtora Cultural, empresa que administra a carreira de artistas, oferece consultoria, ministra cursos, palestras e workshops de música popular para todo Brasil. Dirige e coordena o PERCPOA – Festival de Percussão da Cidade de Porto Alegre, recentemente premiado pela Funarte. Realizou mais de mil oficinas musicais em projetos como Escola Aberta, PróJovem, Emater, Associação Cristã de Moços (ACM), Parceros Voluntários, Projeto Usina das Artes, escolas públicas e privadas e atualmente ministra aulas pelo ADESC/PROTEJO/FASC.
Serviço:Quando: Todos os sábados de janeiro.
Hora: das 10h às 12h.
Onde: Sala C2 – 2º andar CCMQ (Andradas, 736).
Informações: http://clubedopandeiro.blogspot.com
Inscrições: pretoprodutora@hotmail.com
Texto: Asscom CCMQ
Edição: Asscom Sedac