Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de janeiro de 2014

Samba Puro, Dona Leopoldina e Tinga agitam a Descida da Borges

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Descida da Borges reaviva os antigos carnavais da Capital, no Centro Histórico
Descida da Borges reaviva os antigos carnavais da Capital, no Centro Histórico
Nesta sexta-feira, 17, está programada a tradicional Descida da Borges, saindo da Esquina Democrática (Borges de Medeiros esquina Andradas), a partir das 20h. A Academia de Samba Puro, Imperatriz Dona Leopoldina e Estado Maior da Restinga participam do evento. Também haverá Descida da Borges nos dias 24 (Academia de Samba Praiana, Acadêmicos do Gravataí e Imperadores do Samba) e 31 (Unidos do Capão, Império da Zona Norte e Bambas da Orgia.
 
As Descidas da Borges são uma iniciativa da Coordenação de Manifestações Populares da Secretaria Municipal da Cultura, no sentido de reavivar as tradições do carnaval da Capital, cujos primeiros desfiles se realizavam na avenida Borges de Medeiros, onde perduraram até o anos 1960.
 
Além do resgate histórico dos antigos carnavais, a Descida da Borges apresenta para a comunidade os samba-enredos, o grupo show de cada escola (bateria, passistas, porta estandarte e porta bandeira) e parte das alas. Funciona como um ensaio mais descontraído, sem os rigores técnicos da Muamba Oficial.
 
Ingressos - A venda de ingressos para o Carnaval 2014 de Porto Alegre será dias 10 e 11 de fevereiro das 9h às 17h, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na avenida Érico Veríssimo 307. Os desfiles oficiais no Complexo Cultural do Porto Seco serão nos dias 21 de fevereiro - Grupo de Acesso (Unidos de Vila Mapa, Os Filhos da Candinha, Glória, Acadêmicos da Orgia, Apito de Ouro e Realeza), 22 - Muamba Oficial do Carnaval, 28 - Desfile do Grupo Especial (Samba Puro, Unidos de Vila Isabel, União da Vila do IAPI, Estado Maior da Restinga e Bambas da Orgia), 1º de marco - Desfile do Grupo Especial (Imperatriz Leopoldense, Imperatriz Dona Leopoldina, Embaixadores do Ritmo, Acadêmicos de Gravataí, Império da Zona Norte e Imperadores do Samba), 2 de março - Desfile do Grupo A (Tribo Os Guaianazes, Tribo Os Comanches, Império do Sol, Unidos do Capão, Unidos do Guajuviras, Praiana, Copacabana, Protegidos da Princesa Isabel e Acadêmicos de Niterói).
 
A apuração dos resultados está marcada para o dia 4 de março no Complexo Cultural Porto Seco, às 13h. O desfile das campeãs será dia 8 de março. Informações – Coordenação de Manifestações Populares: 3289-8120.
 


/carnaval
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.