Via ROGERIO BASTOS
2º ENCONTRO ESTADUAL DE
PROMOTORES DE RODEIOS CRIOULOS, FESTAS CAMPEIRAS E TORNEIOS DE
LAÇO
FÓRUM CAMPEIRO
PERMANENTE
REALIZAÇÃO: VICE-PRESIDÊNCIA
CAMPEIRA DO MTG
PROGRAMAÇÃO
08 às 09 horas - Credenciamento
09 horas - Solenidade de Abertura (pronunciamentos de
autoridades)
10 horas - 1ª palestra:
- Sanidade animal, Guia de Transito Animal (GTA),
passaporte para os equinos.
- Palestrante: SEAPA
11 horas - 2ª palestra:
- O Rodeio Crioulo. Cumprimento da Lei dos Rodeios.
(Termo de Ajustamento de Conduta – TAC)
- Palestrante: Representante do Ministério Público do Rio
Grande do Sul
12 horas - Intervalo para almoço
14 horas - 3ª Palestra:
- Valores de inscrições, premiações, rodeio tradicional,
técnicas para reduzir o número de armadas, preço das corridas dos bovinos. O
laço em “vaca mecânica”.
- Vice-presidência Campeira e convidados
15 horas – 4ª palestra
- A legislação estadual (lei 11.719/2002 e ulteriores
alterações): Seguro obrigatório, médico veterinário.
- Palestrante: Diretoria do MTG e
convidados
16 horas - 5ª palestra
- Legislação Federal – Rodeio como manifestação cultural.
Possibilidades de patrocínios globais.
- Palestrante: Presidente do MTG
17 horas - Encerramento e entrega de
certificados
JUSTIFICATIVAS:
1. Estima-se que as entidades tradicionalistas promovam em
torno de 200 rodeios, 100 festas campeiras e 300 torneios de laço, por ano. No
calendário de 2015 (1º a ser realizado em nível estadual) constam 202 eventos
campeiros.
2. Há muitas dúvidas a respeito da legislação e dos
mecanismos de fiscalização por parte dos órgãos públicos em face da necessidade
crescente com a sanidade animal.
3. A dificuldade crescente para o financiamento dos eventos
e as possibilidades de troca de experiências que facilitem a realização dos
eventos.
4. O reconhecimento do MTG da importância dos eventos
promovidos pelas entidades e as possibilidades de auxilio na organização e busca
global de fontes de financiamento.
5. O crescente interesse das pessoas com o tiro de laço
(seja por esporte, diversão ou manifestação tradicional) o que nos impõe um novo
momento histórico do movimento tradicionalista
organizado.