Em sua quinta edição de 2015, o SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia celebra o Dia da Mulher Negra (25 de julho). O evento acontecerá no dia 28/07, terça-feira, trazendo as convidadas Glau Barros, atriz e cantora, e Fátima Farias, poetisa e compositora.
O sarau SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia - é realizado pela ANdC - Associação Negra de Cultura desde 2012, de março a novembro, sempre na última terça-feira do mês. A exemplo de outros saraus que existem no Brasil, o projeto propicia um espaço comunitário e de trânsito de vivências, promovendo a integração entre a arte negra e seu sujeito. Ao longo dos anos, o sarau tem se tornado um grande círculo de reflexões e um ponto de encontro de artistas e admiradores da cultura negra em Porto Alegre.
Como acontece em todos os anos, no mês de julho, o sarau destaca a produção artística feminina, em alusão ao Dia Nacional da Mulher Negra, celebrado nacionalmente em 25 de julho, data que consagra a trajetória da líder quilombola Teresa de Benguela. Na mesma data também é comemorado, em nível continental, o dia da mulher afro-latino-americana e caribenha. Ambas as celebrações ratificam o protagonismo das mulheres na afirmação da cultura e na reivindicação dos direitos do povo negro em África e na diáspora africana.
As convidadas deste mês expressam a criatividade e o talento da mulher negra gaúcha.
Natural de Gravataí, GLAU BARROS é cantora e atriz, destacando-se pela versatilidade em suas atuações. Iniciou sua carreira musical em 1990, e desde então, tem uma agenda movimentada, cantando um repertório eclético em diveresos espaços culturais de Porto Alegre e arredores. Atualmente, está preparando o seu primeiro disco, com direção musical de Gelson Oliveira. Como atriz, Glau integra a Companhia de Atores Independentes de Gavataí e o Grupo de Teatro Caixa Preta, com o qual encenou recentemente o espetáculo Ori Oresteia.
Considerada uma das revelações do Sopapo Poético, a bageense FÁTIMA FARIAS, a "Sra. Rima", é poetisa e compositora. Participa assiduamente das edições do sarau, sempre com poemas próprios.
O gosto pela poesia é herança paterna. Cozinheira de profissão, entre temperos e panelas, rabisca letras de músicas, frases e poemas. Fátima também participa de rodas de sambas autoriais, como o Comga de Samba (Compositores Gaúchos de Samba), e atualmente está preparando um disco com suas composições.
Sem plantio, não há colheita
sem colheita, não há comida
mostra aí tuas mãos calejadas
pela lavoura da vida
Fátima Farias
Neste mês, o Sopapo Poético permanece na sede do SIMPA - Sindicato dos Municipários de Porto Alegre, na Av. João Alfredo, nº 61, ao lado do Largo Zumbi dos Palmares.
O espaço será aberto para o público às 19h, com exibição de vídeos comandada pelo Dvj Augusto, em uma parceria com o Cine Kafuné.
No mesmo horário, tem início a Feira Afro, integrando o empreendedorismo negro, com exposição e venda de artesanato, roupas, discos, livros e diversos acessórios.
Às 20h, começa o sarau poético-musical. Na primeira parte do evento, os presentes intervêm espontaneamente, com interpretações de poemas e canções. A seguir, serão chamadas as convidadas da noite.
Paralelamente ao sarau, acontece o SOPAPINHO, onde os pequenos desenvolvem atividades acompanhadas de educadoras. Pede-se aos pais que tragam lanches e bebidas saudáveis para seus filhos compartilharem com as demais crianças.
SOPAPO POÉTICO - Ponto Negro da Poesia
32ª EDIÇÃO - JULHO/2015
Convidadas: GLAU BARROS e FÁTIMA FARIAS
Quando: terça-feira, 28 de julho, às 19h
Onde: SIMPA - Sindicato dos Municipários de Porto Alegre
Av. João Alfredo, nº 61 - ao lado do Largo Zumbi - Porto Alegre/RS
ENTRADA FRANCA
Contatos: sopapo.poetico@gmail.com
8428-2804 - 9317-6497 - 9218-5449
Realização:
ANdC - Associação Negra de Cultura
ANdC - Associação Negra de Cultura
Apoios:
Cine Kafuné
SIMPA - Sindicato dos Municipários de Porto Alegre
AECPARS – Associação das Entidades Carnavalescas
Escola de Samba Acadêmicos da Orgia
Visite a nosso blog Sopapo Poético no facebook e tenha mais informações sobre o sarau.