Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

17 de julho de 2015

Turismo de Galpão prepara atividades no Acampamento Farroupilha

A Secretaria Municipal de Turismo, em conjunto com o Movimento Tradicionalista Gaúcho e a 1ª Região Tradicionalista, deu a largada na organização do projeto Turismo de Galpão para a edição 2015 do Acampamento Farroupilha.

Na noite desta quinta-feira, 16, ocorreu a primeira reunião com os piquetes e entidades tradicionalistas para definir a grade de oficinas e atividades abertas que serão oferecidas no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) para mostrar e ensinar ao público visitante, de forma original e criativa, as tradições, os hábitos, usos e costumes do povo gaúcho. O objetivo das entidades é oferecer, este ano, uma programação de, no mínimo, 100 oficinas abertas ao público durante os 16 dias do Acampamento, em diferentes opções de horários. O Acampamento Farroupilha ocorrerá no Parque Harmonia de 5 a 20 de setembro.

Para o encontro, aberto pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, ao lado do vice-presidente do MTG, Nairo Callegaro, e do coordenador da 1ª RT, José Arnildo Machado Melo, foram convidados os 53 piquetes e entidades que participaram do Turismo de Galpão no ano passado.

Seguindo o conceito do Turismo Criativo, de proporcionar aos visitantes a oportunidade de interagir com os piquetes e tradicionalistas para aprender conteúdos da cultural local, a exemplo das edições anteriores do projeto serão contempladas oficinas da gastronomia regional como o preparo do churrasco, do arroz de carreteiro, de doces caseiros entre outras especialidades da comida campeira; das técnicas e simbologia do chimarrão, da encilha do cavalo, forja e afiação de facas, das danças folclóricas, além da história e as lendas do Estado, entre vários outros temas gaúchos. Durante o Acampamento Farroupilha de 2014, as oficinas do Turismo de Galpão atraíram um público de 1.100 participantes entre gaúchos do interior do Estado, visitantes de outras regiões do país e de outros países.

/acampamento_farroupilha /turismo
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.