Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

23 de julho de 2015

Tradicionalismo e gastronomia são destaque do Feggart até domingo

Farroupilha traz de volta o Feggart para comemorar os 80 anos da cidade

Por: Manuela Teixeira
23/07/2015 - 16h01min
Tradicionalismo e gastronomia são destaque do Feggart até domingo Divulgação/CTG Aldeia dos Anjos/Divulgação/CTG Aldeia dos Anjos
 
Maior campeão de todos os tempos do Fegart/Enart, CTG Aldeia dos Anjos participará do evento Foto: Divulgação/CTG Aldeia dos Anjos / Divulgação/CTG Aldeia dos Anjos
Tem tudo para ser mesmo uma edição de ouro, como foi batizado o Festival Gaúcho e Gastronômico de Arte e Tradição (Feggart), que começa nesta sexta-feira e segue até domingo, em Farroupilha. O evento comemora os 80 anos da cidade, mas é também um retorno à própria origem, relembrando o extinto Festival Gaúcho de Arte e Tradição (Fegart), primórdio do que é atualmente o maior festival de arte amadora da América Latina segundo a Unesco: o Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart), que ocorre anualmente em Santa Cruz do Sul.
Em Farroupilha, o Fegart ocorreu entre 1985 e 1996. Dezenove anos depois, as portas da cidade se abrem para tradicionalistas de todo o Estado. Mais de 1.350 competidores disputam provas de danças tradicionais e oito modalidades individuais, como chula, declamação e gaita.
— A intenção é que, a partir de agora, Farroupilha continue realizando um festival, não sabemos ainda se anualmente ou de dois em dois anos, nem se o mesmo nome será mantido — afirma o presidente do Feggart, Tiago Ilha.
A categoria de danças tradicionais, a preferida do público, conta com 33 grupos inscritos, entre eles o maior campeão de todos os tempos do Fegart/Enart, o CTG Aldeia dos Anjos. A entidade de Gravataí contabiliza 10 títulos de campeã e virou referência no cenário artístico regional e nacional.
Leia mais sobre tradicionalismo no blog De Galpão
A TV FEGGART vai transmitir pela internet e ao vivo todo o evento. Além disso, a TVCOM irá fazer a transmissão da grande final no domingo, com início previsto para as 8h.
Atrações
Provas artísticas — As competições são de danças tradicionais (categoria adulta), chula, declamação (feminino e masculino), gaita ponto (masculino e feminino), gaita tecla (masculino e feminino), intérprete solista masculino, intérprete solista feminino e trova.
Apresentações — O concurso de danças tradicionais começa na sexta e segue no sábado. Os finalistas voltam a se apresentar no domingo. Os concursos das modalidades individuais ocorrem sábado. Os finalistas se apresentam novamente no domingo. O CTG Rincão da Lealdade, de Caxias do Sul, atual campeão do Rodeio Internacional de Vacaria, se apresentará na abertura, às 21h30min de sexta.
Desafio Farroupilha — No domingo, o Feggart receberá o Desafio Farroupilha, reality campeiro em que a dupla César Oliveira & Rogério Melo busca um novo talento da música gauchesca entre os concorrentes à intérprete solista vocal.
Multifeira — Feira de produtos de comércio, indústria e serviços, como calçados, artesanatos e confecções, de diferentes regiões do Estado.
Salão Gastronômico – Espaço dedicado à culinária rio-grandense, como gastronomia italiana e gaúcha e vinhos da Serra.