Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

6 de julho de 2015

29º FESTIVAL DE ARTE CIDADE DE PORTO ALEGRE



De 20 a 24 de julho




Alinhando o olhar sobre a formação do artista e sua produção, o Atelier Livre Xico Stockinger oferecerá, no 29º Festival, oficinas ministradas por profissionais com formação em artes visuais, cujas carreiras estão voltadas para áreas de arte aplicada, design e outras manifestações criativas vinculadas a diferentes conceitos de arte, contemplando os vários outros âmbitos em que a mesma se encontra. Além das oficinas, o Festival contará com palestras, exposições de Arte Urbana e dos Artistas do Atelier Livre e intervenções do Grupo Nós do Fio.

Programação das Oficinas:

Oficina Design de Superfície com Renata Rubim
A oficina tem como propostas entender o Design de Superfície numa visão mais ampla, em projetos para todos os tipos de superfície, além do têxtil e do papel; aprender as técnicas de rapport através de exercícios práticos e sem o uso de softwares; trabalhando o processo criativo. O aluno estará apto a criar paletas de cores e apresentar projetos para o mercado.
Horário: das 14h às 17h

Oficina Palavra: significado, som e desenho com Ricardo Silvestrin
A partir da leitura de diversos poemas, vamos explorar as possibilidades criativas da palavra. Poema, haicai, letra de música, poesia visual: a palavra como significado, som e desenho. Haverá também atividades de criação.
Horário: das 19h às 22h

Oficina de Pintura em azulejo com Alice Diniz
Seguindo a técnica ancestral e ainda contemporânea de pintar sobre o esmalte cru praticado em Portugal, serão abordados os seguintes temas: o azulejo e a sua evolução ao longo de 5 séculos; técnicas de manufatura, esmaltagem e pintura de azulejo, do clássico ao contemporâneo.Não é necessário a experiência cerâmica.
Horário: das 14h às 17h

Oficina de Ilustração: da ideia à realização com Fabriano Rocha
Dos primórdios da imprensa à era digital, a ilustração se apresenta como uma potente ferramenta visual de uso continuado. Os participantes experimentarão diferentes processos de geração de ideias e utilização de materiais para o desenvolvimento e a confecção de ilustrações. O objetivo é que os alunos se sintam capazes de produzir trabalhos que atendam as mais diversas finalidades, desde a ilustração editorial até a ilustração literária. É desejável que os participantes tenham conhecimentos básicos de desenho.
Horário: das 19h às 22h

Oficina de Grafitti com Luis Flavio Trampo
Apresenta essa antiga arte das ruas, referência na comunicação visual e expressão popular da sociedade urbana, oferecendo um conteúdo precioso para futuros profissionais de publicidade, design e outros seguimentos, através de aulas expositivas, demonstrativas e práticas.
Horário: das 19h às 22h

Oficina de Mosaico como arte com Cátia Usevicius Maia
Vivenciar a linguagem do Mosaico como arte, proporcionando ao aluno uma visão abrangente de sua história, técnicas, estilos, aplicações e implicações na arte atual. Criação de uma peça em mosaico com compreensão de cortes e andamentos.
Horário: das 13h30min às 17h30min

Oficina de Tatuagem com Roger Kichalowsky
Serão abordadas as questões técnicas da tatuagem: linha, traço, ponto, preenchimento, sombreamento e efeitos aquarelados. Orientações e práticas sobre o tema ‘biossegurança’, manutenção e regulagem da máquina de tatuar e cuidados após o procedimento. Terá como foco a produção individual, estimulando a imaginação e potencial dos alunos.
Horário: das 14h às 17h

Oficina de Arte urbana com Xadalu
Baseada nos movimentos de street art pós graffiti, chamado de sticker art, será estimulada a transmissão de informações e expressão pessoal através da criação de adesivos e cartazes em serigrafia e outros meios de reprodução. Com saída de campo para uma colagem pelas ruas da cidade explorando os diversos suportes urbanos.
Horário: das 14h às 17h

Oficina de Joalheria com Ralf Shinke
Noções práticas da joalheria, além de noções básicas da teoria e ligas dos metais preciosos como prata e ouro. Prática em corte,solda, limação, moldagem e polimento, através da confecção de até três peças em prata.
Horário: das 19h às 22h

Oficina de Figurino com Coca Serpa
Aborda os conceitos e questões relacionadas à realização de figurinos para teatro, cinema e tv, capacitando e introduzindo o aluno ao projeto de figurino, além das diversas etapas de trabalho.
Horário: das 19h às 22h

Oficina de Extensão: criação e reflexão através da experiência audiovisual com André Severo
Através do debate, da exibição de filmes e vídeos e da realização de trabalhos práticos, pretende-se abordar a prática artística audiovisual como um meio de expressão na realização de experiências poéticas. Para as atividades de criação poderão ser utilizados quaisquer meios de captação de sons e imagens, como celular ou máquina fotográfica.
Horário: das 14h às 17h

Oficina de Papel Machê e Papietagem com Carol W. Cunha
O aluno será estimulado a reciclar e reutilizar materiais muitas vezes considerados lixo, como jornais velhos, embalagens ou papelão, realizando projetos artísticos pessoais e únicos.
Horário: das 14h às 17h

Local das Oficinas: Atelier Livre Xico Stockinger


Palestras do Festival
Convidados:
Dia 20 - Renata Rubim
Dia 21 -Alice Diniz,
Dia 22 - Ricardo Silvestrin
Dia 23 - Fabriano Rocha
Horário: das 18h às 19h
Local: Sala Álvaro Moreyra