Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

22 de junho de 2012

Assembleia Municipal do OP será realizada nesta sexta-feira

Foto: Indaiá Dillenburg/Divulgação PMPA
No evento, tomará posse a nova gestão do Conselho do OP
No evento, tomará posse a nova gestão do Conselho do OP
A prefeitura realiza nesta sexta-feira, 22, a partir das 18h30, a Assembleia Municipal e posse da gestão 2012/2013 do Conselho do Orçamento Participativo (COP). No evento, que acontecerá na sede social do Clube do Comércio (rua dos Andradas, 1085 - Centro Histórico), haverá apresentação da previsão de receitas e despesas do município para o ano de 2013. Depois, os integrantes do COP da atual gestão farão a entrega da relação hierarquizada das demandas aprovadas nas assembleias regionais e temáticas da rodada única do OP, realizadas em abril e maio.
Após, ocorre a posse dos 92 conselheiros para a gestão 2012/2013, que representarão as 17 regiões do OP e as seis temáticas, cada qual com dois titulares e igual número de suplentes. Do COP também faz parte a União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa) com dois representantes, um titular e outro suplente indicados. Também haverá posse simbólica dos mais de mil delegados do OP para o mesmo período, que receberão posteriormente seus certificados. A partir das 21h, começa a festa em comemoração à posse dos conselheiros do OP, gestão 2012/2013.
Último encontro - Na noite de terça-feira, 19, a gestão atual do COP fez a última reunião. Os conselheiros que deixarão o COP na próxima gestão fizeram suas despedidas. O coordenador da gerência do OP, Paulo Silva, destacou a importância do trabalho dos conselheiros não só para as regiões, mas para toda a cidade. “É uma atuação que merece aplauso, na medida em que deixam suas famílias e até mesmo atividades de lazer para decidir as demandas da nossa cidade. Saúdo a renovação, mas parabenizo, principalmente os conselheiros que estão ano após ano participando do COP. São fundamentais para o processo”, disse. Dos 92 conselheiros eleitos, 18 terão seu primeiro mandato no COP e outros 13 participam do OP desde sua implantação em 1989.
Veja aqui a relação dos empossandos. Investimentos - O Plano de Investimentos e Serviços (PI) 2012 foi distribuído aos participantes de todas as plenárias regionais e temáticas, contendo 565 demandas, com recursos orçamentários de R$ 106 milhões. “É importante salientarmos que dessas demandas, 315 estão gravadas com valoração. Entretanto, as demais, 250, não apresentam valor, dependendo de aprovação de projetos”, destaca o secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto. Além disso, o PI 2011, o maior de todos os anos, encontra-se em plena execução, totalizando R$ 260 milhões em 683 demandas, das quais, 428 foram resgatadas de PIS anteriores desde o ano de 1992.


Aprimoramento do OP
OP em rede - As novas tecnologias que aprimoram a democracia participativa também foram destacadas nas Assembleias do OP deste ano. A primeira delas diz respeito à consulta pela Internet sobre prioridades do Orçamento. A partir deste ciclo, a população pode contribuir, pela Internet, com a definição das prioridades do orçamento para Porto Alegre em 2013. Acessando a página do OP (www. portoalegre.rs.gov.br/op) é possível votar em quatro dos 18 temas propostos, os mesmos apresentados nas reuniões presenciais. “Isso representa um avanço, na medida em que mais pessoas têm a oportunidade de demonstrar o que desejam para a nossa cidade, mas precisamos salientar que isso não substitui a presença nas assembleias, apenas é um subsídio para identificarmos o que pode melhorar nas nossas decisões”, destaca o conselheiro reeleito da Região Restinga, André Seixas.
Outras novidades são o cadastramento através do site do OP e convites por SMS para participação nas assembleias, os novos canais de comunicação e interação do OP, via Facebook (www.facebook.com/opportoalegre) e Twitter (twitter.com/OPPOA). Há também a plataforma colaborativa desenvolvida pela Unisinos com apoio da prefeitura, o Porto Alegre.cc (www.portoalegre.cc), que em breve terá interação automática com o Fala Porto Alegre – 156 e OP.
Entre as novas tecnologias há ainda o OP no celular, no qual os usuários de celulares inteligentes (smartphones) têm acesso ao aplicativo Porto Alegre Eu Curto, Eu cuido que disponibiliza dados sobre a execução do Plano de Investimentos. A ferramenta também possibilita a fiscalização, com comentários e envio de fotos.
OP online - A mais recente inovação permite o acompanhamento de assembleias, minuto a minuto, por meio de celulares inteligentes (smartphones) e tablets. Desde o OP 2011/2012, é possível acompanhar a transmissão ao vivo por meio de computadores.


/orcamento-participativo
Texto de: Indaiá Dillenburg
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira