Após, ocorre a posse dos 92 conselheiros para a gestão 2012/2013, que representarão as 17 regiões do OP e as seis temáticas, cada qual com dois titulares e igual número de suplentes. Do COP também faz parte a União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa) com dois representantes, um titular e outro suplente indicados. Também haverá posse simbólica dos mais de mil delegados do OP para o mesmo período, que receberão posteriormente seus certificados. A partir das 21h, começa a festa em comemoração à posse dos conselheiros do OP, gestão 2012/2013.
Último encontro - Na noite de terça-feira, 19, a gestão atual do COP fez a última reunião. Os conselheiros que deixarão o COP na próxima gestão fizeram suas despedidas. O coordenador da gerência do OP, Paulo Silva, destacou a importância do trabalho dos conselheiros não só para as regiões, mas para toda a cidade. “É uma atuação que merece aplauso, na medida em que deixam suas famílias e até mesmo atividades de lazer para decidir as demandas da nossa cidade. Saúdo a renovação, mas parabenizo, principalmente os conselheiros que estão ano após ano participando do COP. São fundamentais para o processo”, disse. Dos 92 conselheiros eleitos, 18 terão seu primeiro mandato no COP e outros 13 participam do OP desde sua implantação em 1989.
Veja aqui a relação dos empossandos. Investimentos - O Plano de Investimentos e Serviços (PI) 2012 foi distribuído aos participantes de todas as plenárias regionais e temáticas, contendo 565 demandas, com recursos orçamentários de R$ 106 milhões. “É importante salientarmos que dessas demandas, 315 estão gravadas com valoração. Entretanto, as demais, 250, não apresentam valor, dependendo de aprovação de projetos”, destaca o secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto. Além disso, o PI 2011, o maior de todos os anos, encontra-se em plena execução, totalizando R$ 260 milhões em 683 demandas, das quais, 428 foram resgatadas de PIS anteriores desde o ano de 1992.
Aprimoramento do OP
OP em rede - As novas tecnologias que aprimoram a democracia participativa também foram destacadas nas Assembleias do OP deste ano. A primeira delas diz respeito à consulta pela Internet sobre prioridades do Orçamento. A partir deste ciclo, a população pode contribuir, pela Internet, com a definição das prioridades do orçamento para Porto Alegre em 2013. Acessando a página do OP (www. portoalegre.rs.gov.br/op) é possível votar em quatro dos 18 temas propostos, os mesmos apresentados nas reuniões presenciais. “Isso representa um avanço, na medida em que mais pessoas têm a oportunidade de demonstrar o que desejam para a nossa cidade, mas precisamos salientar que isso não substitui a presença nas assembleias, apenas é um subsídio para identificarmos o que pode melhorar nas nossas decisões”, destaca o conselheiro reeleito da Região Restinga, André Seixas.
Outras novidades são o cadastramento através do site do OP e convites por SMS para participação nas assembleias, os novos canais de comunicação e interação do OP, via Facebook (www.facebook.com/opportoalegre) e Twitter (twitter.com/OPPOA). Há também a plataforma colaborativa desenvolvida pela Unisinos com apoio da prefeitura, o Porto Alegre.cc (www.portoalegre.cc), que em breve terá interação automática com o Fala Porto Alegre – 156 e OP.
Entre as novas tecnologias há ainda o OP no celular, no qual os usuários de celulares inteligentes (smartphones) têm acesso ao aplicativo Porto Alegre Eu Curto, Eu cuido que disponibiliza dados sobre a execução do Plano de Investimentos. A ferramenta também possibilita a fiscalização, com comentários e envio de fotos.
OP online - A mais recente inovação permite o acompanhamento de assembleias, minuto a minuto, por meio de celulares inteligentes (smartphones) e tablets. Desde o OP 2011/2012, é possível acompanhar a transmissão ao vivo por meio de computadores.
/orcamento-participativo
Texto de: Indaiá Dillenburg
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira