Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

25 de junho de 2012

Em Porto Alegre, Rua da Praia deverá reencontrar o Guaíba após revitalização da orla

Projeto prevê a criação de um elo com as ruas dos Andradas e Riachuelo
Em Porto Alegre, Rua da Praia deverá reencontrar o Guaíba após revitalização da orla PMPA,Jaime Lerner Arquitetos Associados/Reprodução
Projeto prevê extensão da Riachuelo, com calçadão que atravessará a Avenida Presidente João Goulart Foto: PMPA,Jaime Lerner Arquitetos Associados / Reprodução
Progressivamente apartada do Guaíba ao longo dos séculos, a Rua da Praia voltará a ficar próxima das águas a reboque da revitalização da orla.

A criação de um eixo com a Rua Riachuelo conduzirá a mais importante via da cidade, hoje Rua dos Andradas, até a margem do manancial que inspirou sua denominação.

Recentes alterações no projeto do escritório do arquiteto paranaense Jaime Lerner, em Curitiba (PR), deixam antever o cenário do futuro da área da Usina do Gasômetro. Ao atravessar a Praça Julio Mesquita, em frente à usina, a Rua dos Andradas deixará um rastro de novidades antes de se juntar à Riachuelo e partir rumo ao Guaíba.

O antigo trajeto do aeromóvel será revitalizado, iluminado e, possivelmente, ativado pela linha que deverá seguir até a Zona Sul. O bonde histórico, que circulará pelo Centro, terá uma estação e uma garagem na praça (confira mais novidades ao lado).

As mudanças são fruto de uma série de reuniões de técnicos da prefeitura com a equipe de Lerner.

— A praça foi incluída depois (no projeto de reforma da orla), em função da sua importância na ligação da cidade com o Guaíba. Vai ter um eixo muito bonito, conduzindo as pessoas que vêm da Rua da Praia para a beira do Guaíba — aponta Valéria Damasceno Ferreira, arquiteta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e diretora da Divisão de Projeto e Construção dos Parques e Praças.

Como a Rua deixou de ser da praia

Os projetos da área do Gasômetro ainda não foram liberados pela Smam. Historiador que dedicou boa parte do seu trabalho à cidade, Sérgio da Costa Franco afirma que a rua deixou de ser da praia aos poucos.

Os primeiros aterros, de meados do século 19, originaram áreas que mais tarde seriam ocupadas pela Praça Brigadeiro Sampaio e pela Rua Sete de Setembro. A Rua da Praia continuou tendo algum contato com o Guaíba até 1920.

— Só com a construção do porto é que a Rua da Praia se afastou do Guaíba — afirmou Franco, que considera a Andradas ainda próxima das águas. Mesmo que sem praia.

ZERO HORA