Mais de 2 mil pessoas participaram, na véspera de São João, neste sábado, 23, da Serenata Junina Iluminada da Redenção. Muitos dos participantes foram mobilizados via redes sociais, através da plataforma colaborativa Portoalegre.cc. Com apoio da prefeitura, a serenata contou com a apresentação da Orquestra Jovem de Porto Alegre e diversos grupos musicais.
Pela segunda vez, os participantes foram ao Parque Farroupilha munidos de lanternas, velas, lamparinas, celulares para e iluminar o interior do parque. O encontro foi consagrado com piqueniques noturnos.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sman), responsável pela administração do Parque Farroupilha, participou do evento dando dicas de preservação e cuidado com o uso da área verde. Já a Secretaria Municipal de Obras e Viação informou aos participantes, que, em função do alto índice de vandalismo, a prefeitura estuda a implantação de um sistema de vídeomonitoramento no Parque Farroupilha. Em média, oito luminárias são trocadas por semana no local, a um custo estimado em R$ 3,2 mil.
A Smov renovou toda a iluminação pública da Redenção no segundo semestre de 2010. Foram trocadas as antigas lâmpadas de mercúrio por novas, a vapor metálico, num total de 359 pontos de luz. Em parceria com a Pepsi, foi renovado todo o sistema do corredor do Expedicionário, (troca, pintura, manutenção e renovação de luminárias). A iluminação no limite da rua Setembrina, entre o parque e o Instituto de Educação da Ufrgs, foi normalizada segunda-feira, 11, após a conclusão de obras na subestação local.
/festas
Texto de: Ocimar Pereira
Edição de: Caren Mello
Edição de: Caren Mello