Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

21 de junho de 2012

Inscrições para o Projeto Circo para Todos


Projeto Circo para Todos (Divulgação)
O Circo Girassol está com as inscrições abertas para as Oficinas de Técnicas Circenses – II Edição, que iniciam nesta terça-feira, dia 12 de junho. As aulas são gratuitas e ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 18h30min às 20h30min, na sede do grupo localizada na rua Sinval Saldanha, 286, bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. Para participar, o interessado deve possuir entre 07 e 16 anos e estar regularmente matriculado na rede de ensino. Não é necessário ter experiência em teatro.
As técnicas oferecidas são acrobacia, malabares, perna-de-pau, teatro, palhaços, tecido e trapézio. Estão sendo disponibilizadas 30 vagas pela manhã e 30 pela tarde. Ao longo do ano, os participantes terão acesso às diversas modalidades e, ao final, participarão da participarão da remontagem de um dos espetáculos do grupo, com texto de Dilmar Messias, diretor do Circo Girassol.
O projeto Oficinas de Técnicas Circenses é financiado pelo Edital Lojas Renner/ Bom Jesus e está em sua terceira edição. A primeira ocorreu em 2010. No ano seguinte, o Circo Girassol reeditou o projeto com recursos do Fumproarte da Prefeitura de Porto Alegre, com atividades de técnicas de circo e dança. “A proposta prevê a continuidade de uma iniciativa vitoriosa, que tem contribuído, substancialmente, para a promoção da inclusão, do desenvolvimento social e para a geração de renda do bairro Bom Jesus”, analisa a atriz e educadora Débora Rodrigues, coordenadora das oficinas. “Para nós, do Circo Girassol, a arte é um elemento propulsor de uma nova consciência social, baseada em conceitos de corresponsabilidade, protagonismo, autonomia, disciplina e senso de grupo”, avalia.
Mais do que um espaço destinado à pesquisa e ao desenvolvimento da arte e da cultura na cidade de Porto Alegre, o Circo Girassol vem se constituindo em uma local de promoção da cidadania por meio das diversas ações que vem realizando ao longo seus 12 anos de existência, cinco deles no bairro Bom Jesus, onde fincou sua sede.
Auto-estima
Localizado na Zona Leste de Porto Alegre, o Bom Jesus é o bairro com maior índice de vulnerabilidade (0,512), dentre os dezoito pertencentes àquela região, conforme apontam os dados do “Mapa e Indicadores das Vulnerabilidades Sociais” da Prefeitura de Porto Alegre (2007). O projeto Oficinas de Técnicas Circenses vem contribuir para minimizar os efeitos da exclusão econômica e social a que seus habitantes estão sujeitas.
Desde sua implantação, em 2010, o projeto Oficinas de Técnicas Circense, coordenado pela artista e educadora Débora Rodrigues, vem mudando a face vulnerável do Bom Jesus. Oferecer espaços de aprendizado para jovens e crianças em situação de risco social, a partir das técnicas e conhecimentos da milenar arte do circo, tem sido um dos grandes diferenciais deste projeto, pelo seu aspecto inovador e pelo impacto social gerado. Além disso, para a criança ou jovem integrante do projeto, participar das atividades do circo se constitui em um importante fator de fortalecimento da auto-estima, gerando alterações de comportamento facilmente identificadas no âmbito das relações dos participantes.
SERVIÇO:
O Quê: Oficinas de Técnicas Circenses – II Edição. Técnicas de acrobacia, malabares, perna-de-pau, teatro, palhaços, tecido e aéreo.
Quando: Inscrições a partir desta terça-feira, dia 12/06/2012, e nas terças e quintas, das 9h às 12h e das 18h às 20h
Onde: Rua Sinval Saldanha, 286, Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre
Quanto: Gratuito
Informações: 51 – 3387 8595.