A pauta prevê a apresentação dos parceiros e do projeto; formação da equipe de trabalho e definição de responsabilidades e funções, além da definição da agenda dos encontros. A apresentação do projeto ficará a cargo de membro do Instituto Esporte & Educação, presidido pela ex-atleta olímpica de vôlei Ana Moser, que participará do evento, aberto a representantes de clubes, fundações, federações, associações, universidades e entidades de classe ligadas a diferentes modalidades esportivas.
No dia 15, em reunião no auditório da Smed, parceiros da prefeitura estiveram reunidos com o objetivo de começar a elaborar um calendário de trabalho. “A ideia é fazer com que todas as cidades que sediarão jogos da Copa em 2014 façam, além de melhorias urbanas, outras ações capazes de registrar o evento”, sugeriu, na oportunidade, a secretária Cleci, ao propor a organização de todos neste sentido, a partir do mapeamento de ações e equipamentos.
O projeto é financiado pelas empresas Votorantim e CCR, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e pretende contribuir com os esforços do país previstos no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 para a construção de legado da Copa do Mundo de 2014. A proposta é garantir a todos o direito ao esporte, à educação e ao desenvolvimento pleno.
Projeto Cidades da Copa – Iniciativa do Movimento pelo Legado Social dos Megaeventos Esportivos e apoiado pela Rede de Esporte pela Mudança Social, Unicef e Atletas pela Cidadania. Entre os objetivos estão elaborar e monitorar a implantação de plano municipal de esporte em cada cidade-sede da Copa; ampliar e dinamizar o Comitê do Legado da Copa 2014; construir uma rede para discussão e disseminação do esporte como direito nas cidades-sede da Copa do Mundo e propor agenda pública para o alcance dos objetivos do plano de ação municipal. É uma ação de mobilização e conta com o compromisso de participação do governo, organizações da sociedade civil, atores locais, crianças e adolescentes.
/educacao
Texto de: Tiago Naquesaurt
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira