Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

21 de junho de 2012

Polifônica abre 8ª edição do Usina das Artes

Foto: Divulgação/PMPA
Teatro Sarcáustico estará no espetáculo coletivo de abertura Teatro Sarcáustico estará no espetáculo coletivo de abertura

A Usina Polifônica, com os grupos Teatrofídico, Teatro Sarcáustico, Santa Estação, Depósito de Teatro, Grupo dos Cinco, Neelic, Cuidado que Mancha, Grupo Jogo, Levanta Favela, Ânima, Teatro Geográfico, Eduardo Severino e Cômica, acontece nesta sexta-feira, 22, às 18h30, no mezanino do Centro Cultural Usina do Gasômetro. O espetáculo coletivo de teatro, dança e música abre a 8ª edição do projeto Usina das Artes, que transformou a Usina do Gasômetro – patrimônio de Porto Alegre com seus 83 anos - em território cultural. Será apresentado aos porto-alegrenses, em especial aos artistas, com a presença do prefeito José Fortunati.
Atualmente, o Centro Cultural Usina do Gasômetro recebe mais de 1 milhão de visitantes ao ano. O Usina das Artes realizou até o momento 14 mil atividades culturais, sendo mais de 4,5 mil apresentações de teatro, dança, música e circo, feitas por 95 grupos artísticos. Em 2009, o projeto se tornou lei municipal aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, sendo o único no país que reconhece o trabalho continuado do artista. O projeto nasceu em 2005, quando agregava o nome “Gestação Cultural”. Em 2010, dele surgiram outros dois projetos: o Usina da Educação e o Usina na Praça.
Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Fundação de Educação e Cultura do Internacional (Feci), o Usina da Educação tem o objetivo de integralizar o ensino e, através da arte, contribuir na formação da cidadania nas crianças e adolescentes.
Já o Usina na Praça, realizado em parceria com a Coordenação de Música e a Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), estende para a rua o mundo artístico vivido dentro da Usina do Gasômetro, com espetáculos na Praça da Usina do Gasômetro no palco próximo à estátua de Elis Regina. A iniciativa teve até o momento 61 edições, com um público total de aproximadamente 45 mil espectadores.
Com sua proposta positiva, o Usina das Artes contribui na revitalização física do prédio da Usina e seus arredores, especialmente a orla do Guaíba. Em 2007, a Usina foi pintada com novas cores escolhidas pelo voto da população. Os barcos passaram a realizar mais passeios e mais lotados. O brique do Gasômetro aos domingos cresceu em número de bancas. O Usina das Artes tem uma proposta democrática, com um grandioso número de atividades franqueadas ou a preço popular, criando novas plateias permanentemente, gerando um amplo público espontâneo que visita a Usina, atraindo exposições nacionais de grande porte, como a Viva Elis – atualmente em cartaz –, as do Itaú Cultural, e do Sesi, também em cartaz com o Prêmio Marcantônio Vilaça. O projeto Usina das Artes é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura.
Foto: Espetáculo “Wonderlan e o que M. Jackson encontrou por lá”, do Teatro Sarcáustico, Prêmio Braskem em Cena 2011 e Prêmio Açorianos em diversas categorias, inclusive melhor espetáculo. Crédito: Patrícia Dyonisio.
Polifônica – abertura 8ª edição Usina das ArtesOnde: Usina do Gasômetro – mezanino
Quando: 22 de junho, sexta-feira, às 18h30
Quanto: Entrada franca

Mais informações
Assessoria Usina, pelo e-mail gasometro.imprensa@gmail.com e telefones (51) 3289 8110 / 8449 3101