A Usina Polifônica, com os grupos Teatrofídico, Teatro Sarcáustico, Santa Estação, Depósito de Teatro, Grupo dos Cinco, Neelic, Cuidado que Mancha, Grupo Jogo, Levanta Favela, Ânima, Teatro Geográfico, Eduardo Severino e Cômica, acontece nesta sexta-feira, 22, às 18h30, no mezanino do Centro Cultural Usina do Gasômetro. O espetáculo coletivo de teatro, dança e música abre a 8ª edição do projeto Usina das Artes, que transformou a Usina do Gasômetro – patrimônio de Porto Alegre com seus 83 anos - em território cultural. Será apresentado aos porto-alegrenses, em especial aos artistas, com a presença do prefeito José Fortunati.
Atualmente, o Centro Cultural Usina do Gasômetro recebe mais de 1 milhão de visitantes ao ano. O Usina das Artes realizou até o momento 14 mil atividades culturais, sendo mais de 4,5 mil apresentações de teatro, dança, música e circo, feitas por 95 grupos artísticos. Em 2009, o projeto se tornou lei municipal aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, sendo o único no país que reconhece o trabalho continuado do artista. O projeto nasceu em 2005, quando agregava o nome “Gestação Cultural”. Em 2010, dele surgiram outros dois projetos: o Usina da Educação e o Usina na Praça.
Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Fundação de Educação e Cultura do Internacional (Feci), o Usina da Educação tem o objetivo de integralizar o ensino e, através da arte, contribuir na formação da cidadania nas crianças e adolescentes.
Já o Usina na Praça, realizado em parceria com a Coordenação de Música e a Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), estende para a rua o mundo artístico vivido dentro da Usina do Gasômetro, com espetáculos na Praça da Usina do Gasômetro no palco próximo à estátua de Elis Regina. A iniciativa teve até o momento 61 edições, com um público total de aproximadamente 45 mil espectadores.
Com sua proposta positiva, o Usina das Artes contribui na revitalização física do prédio da Usina e seus arredores, especialmente a orla do Guaíba. Em 2007, a Usina foi pintada com novas cores escolhidas pelo voto da população. Os barcos passaram a realizar mais passeios e mais lotados. O brique do Gasômetro aos domingos cresceu em número de bancas. O Usina das Artes tem uma proposta democrática, com um grandioso número de atividades franqueadas ou a preço popular, criando novas plateias permanentemente, gerando um amplo público espontâneo que visita a Usina, atraindo exposições nacionais de grande porte, como a Viva Elis – atualmente em cartaz –, as do Itaú Cultural, e do Sesi, também em cartaz com o Prêmio Marcantônio Vilaça. O projeto Usina das Artes é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura.
Foto: Espetáculo “Wonderlan e o que M. Jackson encontrou por lá”, do Teatro Sarcáustico, Prêmio Braskem em Cena 2011 e Prêmio Açorianos em diversas categorias, inclusive melhor espetáculo. Crédito: Patrícia Dyonisio.
Polifônica – abertura 8ª edição Usina das ArtesOnde: Usina do Gasômetro – mezanino
Quando: 22 de junho, sexta-feira, às 18h30
Quanto: Entrada franca
Mais informações
Assessoria Usina, pelo e-mail gasometro.imprensa@gmail.com e telefones (51) 3289 8110 / 8449 3101
Quando: 22 de junho, sexta-feira, às 18h30
Quanto: Entrada franca
Mais informações
Assessoria Usina, pelo e-mail gasometro.imprensa@gmail.com e telefones (51) 3289 8110 / 8449 3101