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28 de junho de 2012

Central de inteligência agilizará serviços na Capital

Foto: Luciano Lanes/PMPA
Órgãos municipais vão trocar informações com governos estadual e federal
Órgãos municipais vão trocar informações com governos estadual e federal
Porto Alegre terá uma central de inteligência, como poucas cidades do Brasil, integrando órgãos e informações. Nesta quinta-feira, 28, o prefeito José Fortunati apresentou o Centro Integrado de Comando (Ceic) em fase de implantação na rua João Neves da Fontoura. A cerimônia contou com a presença de secretários municipais, que já identificam servidores de cada área para atuarem no centro. O local deve estar com todos os equipamentos instalados em 90 dias e em funcionamento até o final do ano.

Com investimento em tecnologia e inovação, a estrutura reunirá 18 órgãos municipais e ampliará a troca de dados com outras estruturas do governo estadual e federal, permitindo que áreas vitais do serviço público sejam monitoradas 24 horas e, em caso de emergências, a população seja atendida com rapidez e simultaneidade com ações estratégicas.

"Esse é um momento especial para a cidade porque o uso da tecnologia está sendo cada vez mais ampliado para servir ao cidadão. Esse centro amplia e integra as ações que a gestão vem implementando dentro do conceito de Cidade Inteligente, usando a tecnologia para fazer a diferença na gestão da cidade", afirmou Fortunati.

Sinaleiras inteligentes, metroclima (que analisa e cria base de informações do tempo e clima da cidade), câmeras de videomonitoramento, saúde, limpeza urbana, iluminação pública, mobilidade e segurança estão entre as áreas que serão interligadas e acompanhadas em tempo real. O Ceic otimizará as atividades da prefeitura, permitindo uma visão integrada para buscar mais eficiência, agilidade, antecipação dos fatos e proatividade (sinônimo de iniciativa e resolução de problemas) no serviço público.

Cidade inteligente -
O Ceic marca uma nova fase na gestão da cidade, com novas ferramentas e tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos. No centro será possível criar históricos de incidentes, estudar suas causas e agir pontualmente para evitar novos casos. Com um panorama sistêmico, além de realizar um planejamento estratégico, será possível operar ativamente no dia a dia da cidade, em caráter preventivo ou para o enfrentamento de eventual crise.

Tecnologia - Foi adquirida uma tecnologia de ponta no que se refere ao vídeo wall, que não é apenas um painel de monitoramento de imagens das ruas, mas uma solução inteligente, com software que pode ser programado para atender eventos de grande porte.

Todas as imagens que as câmeras de videomonitoramento captam na cidade poderão ser acompanhadas no Ceic. Hoje, são cerca de 300 desses equipamentos instalados a serviço de diversos órgãos, entre os quais EPTC e Secretaria de Educação. Até o final do ano, a EPTC, que hoje tem 88 câmeras, chegará a 100. A Guarda Municipal, que hoje conta com 25 câmeras, chegará a 50.

O Ceic terá 39 monitores de LCD com 55 polegadas recebendo imagens diferentes. Na sala do prefeito, haverá uma tela slim e touch screen com 70 polegadas, integrada com o sistema do vídeo wall, a qual poderá selecionar a imagem que preferir. A cada órgão representado na bancada do Ceic, caberão duas telas de micro computador (na bancada) que poderão também receber qualquer uma das imagens dos 39 monitores do videowall.

O Centro funcionará a partir de um novo Data Center, construído pela Procempa. A sala-cofre contará com avançados sistema de segurança e integrará diversas informações sobre o setor público com base em padrões internacionais.

Integração -
O Centro de Comando não substituirá os centros de operações existentes, porque o cotidiano de cada órgão permanecerá inalterado. No entanto, quando ocorrerem situações de emergência ou crise, entrará em ação o Ceic, e, a partir disso, todos os órgãos integrantes do Centro passam a atender determinações do comando de operações. O prefeito terá uma sala de situação no local, bem como uma área para o serviço de imprensa.

Integram esse centro, a Procempa, a EPTC, a Guarda Municipal, a Coordenação de Defesa Civil, o Dmae, o DEP e o DMLU, as secretarias municipais de Saúde (incluindo o Samu e emergências), Meio Ambiente, Obras e Viação, Gestão e Acompanhamento Estratégico, Educação, Produção, Indústria e Comércio e Turismo, a Carris, a Fundação de Assistêncial Social e Cidadania, o Departamento Municipal de Habitação e a Supervisão de Comunicação Social.
O QUÊ PERMITE O CENTRO INTEGRADO:
- Coordenação concentrada de ações urgentes em casos de emergência/crise/especiais (alagamentos, grandes eventos ou acidentes de trânsito, incêndios, entre outros);
- Deslocamento rápido e simultâneo de equipes de resposta rápida;
- Melhoria na capacidade organizacional e técnica para prevenção, preparação, resposta e recuperação de desastres naturais, humanos e tecnológicos;
- Avaliações preventivas para a identificação e qualificação de ameaças a exemplo de trânsito e inundações;
- Simulação de crises e desastres para treinamento e qualificação de pessoal e logística;
- Controle e distribuição de recursos estratégicos, alimentos, água e medicamentos em situação de crise;
- Redução de custos de manutenção (monitoramento integrado a distância);
- Melhores resultados na mobilidade urbana;
- Monitoramento geral do funcionamento da cidade;
- Transparência nas informações;
- Prevenção e alerta de riscos e problemas potenciais, inclusive nos arredores da cidade e
- Estabelecimento e cumprimento de protocolos de gestão para tomadas de decisão em crises.


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Texto de: Angela Bortolotto
Edição de: Vanessa Oppelt Conte