Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

21 de junho de 2012

Mulheres querem criar pólo de cultura na Ilha da Pintada

As mulheres do empreendimento solidário Art Scama, da Ilha da Pintada, foram recebidas na manhã desta quinta-feira, 21, pela secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Sônia D'Avila. O grupo, liderado por Teresinha Silva, Eva Clair e Carla Carvalho, apresentou o projeto do Centro Integrado de Trabalho Cooperativo (Cintrac).

O Art Scama, como diz o nome, produz artesanato utilizando escamas de peixe, inspirado na cultura açoriana. A atividade é auto-sustentável e tem apoio da prefeitura, por meio do GT Ilhas, que é um grupo de trabalho formado para alavancar ações de desenvolvimento econômico e social na comunidade da região das ilhas do Guaíba.

Sônia D'Avila se comprometeu em articular ações com as secretarias municipais de Turismo (SMTUR) e do Trabalho e Emprego (SMTE), para a realização de cursos de capacitação em direitos humanos e economia solidária. A secretária afirmou que vai se empenhar junto à Rede de Desenvolvimento Social, que já conta com apoios do Banco do Brasil e da prefeitura, para auxiliar na reforma do CTG da Ilha. O local foi definido pelas mulheres para sediar o Cintrac. A ideia é criar condições para o prédio abrigar um polo de cultura, com museu, loja de artesanato e local para oficinas de produção e culinária, além de atividades atrativas aos turistas. A criação de um curso de design de jóias em prata é outra reivindicação do grupo.

Participaram do encontro o coordenador de Políticas de Direitos Humanos, Mário Morocini de Azambuja, a coordenadora do Núcleo de Políticas para Mulheres, Seila Pedroso, e a assistente social Kátia Rocha.


/direitos_humanos
Texto de: Gladis Ybarra