Para o secretário municipal de Turismo, Raul Mendes da Rocha, o papel que a atividade turística já ocupa no desenvolvimento econômico e social de muitos destinos, em diferentes nações do mundo, justifica o reconhecimento. "A cadeia produtiva do turismo movimenta e repercute em 52 setores da economia, por isso sua relevância. Porto Alegre não está fora desse contexto porque tem no Turismo uma fonte importante de geração de emprego e renda, além de novas oportunidades que resultam em maior arrecadação de tributos ", destaca Mendes. Na sua avaliação, com os investimento públicos e privados em andamento na cidade por causa da Copa do Mundo 2014, e com a visibilidade que Porto Alegre ganhará com o mundial de seleções, o Turismo tem pela frente perspectivas muito promissoras.
Taleb Rifai, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, e David Scowsill, presidente & CEO do World Travel & Tourism Council (WTTC), defenderam o novo olhar sobre o setor. “Celebramos os líderes mundiais do G-20 por reconhecerem a importância do setor de viagens e turismo como motor do crescimento econômico e de criação de empregos pela primeira vez, e estamos prontos para apoiar esforços dos países do G-20 neste sentido. Ao facilitar vistos, as nações do G-20 têm a ganhar cinco milhões de empregos em um momento de desemprego galopante em todo o mundo.”
O 25º parágrafo do documento publicado pelo G-20 afirma: "Reconhecemos o papel de Viagens e Turismo como um veículo para a criação de emprego, crescimento econômico e desenvolvimento e, embora reconhecendo o direito soberano dos Estados de controlar a entrada de estrangeiros, iremos trabalhar no sentido de desenvolver iniciativas para a facilitação de viagens em apoio à criação de emprego, crescimento da qualidade de trabalho e redução da pobreza e crescimento global".
A íntegra da declaração do encontro (em inglês) pode ser conferida em:
http://www.g20.org/images/stories/docs/g20/conclu/G20_Leaders_Declaration_2012.pdf
/turismo