Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

1 de fevereiro de 2013

Lideranças indígenas participam do Fórum Social Temático

Foto: Divulgação/PMPA
Indígenas elaboraram carta de reivindicações com demandas urgentes
Indígenas elaboraram carta de reivindicações com demandas urgentes
 
Do conjunto de eventos com a participação dos indígenas no Fórum Social Temático 2013 resultou uma Carta de reivindicações com suas demandas urgentes, relativas ao temas discutidos nas três esferas de governo: municipal, estadual e federal. Entre os itens da carta está a necessidade de uma política de saúde que respeite o modo diferenciado de concebê-la para os diferentes grupos indígenas com sistemas de vida distintos; a necessidade de ampliação dos territórios indígenas ao redor da cidade, já que hoje os espaços indígenas são cada vez mais restritos a pequenas áreas.

Pedem, também, o fortalecimento das políticas públicas para povos indígenas nos âmbitos municipal, estadual e federal. Todos os presentes, indígenas e não-indígenas, concordaram em assinar o documento elaborado no Fórum Social Mundial Temático 2013, no Espaço Na Boa em POA, Usina do Gasômetro, Porto Alegre que será entregue as autoridades.
O último dia do FST, nesta quinta-feira, 31, na Oficina Governança em Direitos Humanos e Segurança CIdadã, realizado no Santander Cultural, reuniu gestores de diversas cidades do Mercosul e estados brasileiros, bem como lideranças locais. A coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas Para os Povos Indígenas (NPPPI), Rosa Maris Rosado apresentou as ações desenvolvidas na Secretaria de Direitos Humanos, direcionada aos povos indígenas, destacando a transversalidade na parceria com a Secretaria Municipal da Saúde,na presença de Ignez Maria Serpa, que coordena a política de saúde indígena na Capital.
Na oportunidade foi feito o lançamento do E-book da publicação "Presença Indígena na Cidade: Reflexões, Ações e Políticas", organizado pelo NPPPI , disponível no site da PMPA, página dos Diretos Humanos. Na composição da mesa estavam João Maurício Faria,coordenador regional da Funai, bem como os autores professora Márcia Viegas, o procurador Carlos Guedes; Ignez Maria Serpa, Rosa Maris Rosado e o fotógrafo indígena, cacique em Mbya Guaraní, Vherá Poty.
À tarde os participantes da Oficina visitaram a Aldeia Kaingang Fag Nhin, na Lomba do Pinheiro.Cerca de 40 pessoas, do Peru, Argentina,São Paulo, Região Metropolitana e cidades do interior do Estado ouviram o vice-cacique Felipe da Silva falar do modo de vida na aldeia e da forma de sustentabilidade por meio do artesanato feito de cipó e outros materiais cada vez mais escassos na área onde vivem. Destacou ainda a importância da preservação dos espaços de vegetação na cidade. "Há muito preconceito e discriminação para com os indígenas na cidade. Os não-indígenas acreditam que não devemos estar na cidade, mas foi a cidade que cresceu em cima de nossos territórios."concluiu o vice-cacique. Os visitantes aproveitaram para escolher peças inovadoras da criatividade Kaingang, como o arco dos sonhos, e colares multicoloridos com pigmentos naturais.

Solidariedade - Os indígenas participaram de diversas atividades do Fórum Social Temático desde o início do evento. Na segunda-feira, 27, no final da tarde, o Coral de Cantos e Danças Mbyá Guarani da Aldeia Aracuã entoou seus cantos sagrados em solidariedade aos familiares e amigos das vítimas da tragédia de Santa Maria.


/forumsocial
Texto de: Gladis Ybarra
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.