Postagem em destaque
Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre
Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...
11 de junho de 2012
SEMINÁRIOS
Clique aqui para realizar sua inscrição nas três palestras
Dia 02 de julho - segunda às 20h
CULTURA E SUSTENTABILIDADE NAS ARTES CÊNICAS - ECONOMIA CRIATIVA E OPORTUNIDADES DO FUTURO NAS ARTES CÊNICAS
com Lala Deheinzelin (SP)
A Economia Criativa se baseia em recursos intangíveis e infinitos: capital cultural/ humano e capital social, que junto com outros recursos infinitos viabilizam a sustentabilidade. Com os bits das novas tecnologias podemos criar muitos mundos virtuais e infinitas formas de potencializar, conectar, recriar e interagir. Esses dois recursos juntos geram um terceiro infinito: as infinitas formas em que a sociedade em rede se organiza, produz, reinventa. E todas as novas formas de produzir e empreender que derivam destas associações sintetizam a palavra “colaborativo”. A palestra abordará os processos de redes colaborativas, incentivando a criação de um novo modelo sustentável nas artes cênicas.
Dia 03 de julho - terça às 20h
EMPREENDEDORISMO CRIATIVO EM ARTES CÊNICAS
com Leonardo Brant (SP)
Visa traçar um cenário promissor para os artistas-empreendedores, capazes de criar novos mercados (oceanos azuis, como diz o pesquisador), a partir das oportunidades geradas pelas tecnologias de informação e comunicação, pelas políticas culturais contemporâneas (diversidade cultural e economia criativa) e pelas brechas deixadas pelos grandes conglomerados de mídia, abrindo espaço para uma nova indústria cultural, com centralidade no artista e na criação.
O convidado falará também da pertinência de tratar o empreendedorismo cultural como elemento fundamental para o país, em busca de um novo parâmetro para o desenvolvimento.
Dia 04 de julho, quarta às 20h
GERENCIAR O PRÓPRIO. UM ENFOQUE POLÍTICO ANTROPOLÓGICO
com Héctor Ariel Olmos e Ricardo Santillán Güemes (Argentina)
A palestra abordará as verdadeiras funções das políticas culturais e criatividade, trabalhando a identidade e o outro em tempos de globalização, ressonâncias expressivas e simbólicas no campo da gestão cultural e os processos de criação artísticas e suas possíveis linhas de ação dentro da auto-gestão.