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5 de março de 2015

Atelier Livre oferece curso único no país

Foto: Divulgação/PMPA

O Atelier Livre Xico Stockinger da Secretaria da Cultura está oferecendo o curso semestral Organização Profissional do Artista Plástico. Trata-se de um curso único em instituições de ensino de arte do Brasil, voltado para a orientação e discussão dos aspectos práticos, legais e conceituais da atividade do artista plástico em meio à era dos curadores.

O curso, aberto a artistas e interessados em conhecer o funcionamento do sistema das artes plásticas no Brasil, terá aulas de 18 de março a 24 junho, sempre às quartas-feiras, das 19h às 22h, no Atelier Livre Xico Stockinger, av. Érico Veríssimo, 307. As inscrições devem ser feitas até 12 de março, pelo e-mail  alivre@smc.prefpoa.com.br. Outras informações e inscrições pelos telefones 3289 8056 e 3289 8057. A novidade dessa edição são as novas regras para a emissão de Notas Fiscais de Venda, pelo próprio artista.

O curso será ministrado por José Francisco Alves. É professor de escultura do Atelier Livre, doutor em artes visuais (Ufrgs), curador independente e autor de vários livros. Entre os assuntos a serem tratados estão os aspectos legais da atividade de artista, desde a legislação a respeito do exercício da profissão, a análise e o conhecimento da proteção dos direitos autorais para o artista plástico; a análise da situação atual da legislação, em vias de mudanças propostas pelo governo federal. Será tratado, ainda, o funcionamento do sistema institucional (o império dos curadores) e comercial (o império dos marchands).

Resumo do Conteúdo Programático

1. O Artista Plástico como Profissional
• A formação do artista — autodidata, cursos gerais/nível médio, 3°grau/pós-graduação;
• O mercado de trabalho do artista plástico — o que realmente consiste este campo;
• Regulamentação Profissional, situação atual, organização coletiva e entidades de classe;
• Tudo sobre o Direito Autoral em artes visuais, impostos e apoios fiscais;
• ICMS para a venda pelo artista / emissão de notas fiscais / burocracia / transporte das obras;
• Legislação, impostos a pagar pela atividade profissional, alvarás;

2. Preparo de Exposições e Relacionamentos Profissionais
• Quem decide quando estiver pronto para expor?
• O projeto de exposição coletiva; o projeto de exposição individual.
• O Curador. Quem é realmente esta figura? Sua formação e seu papel nas artes visuais. 
• O que é, em verdade, uma Curadoria?
• Salões de arte, concursos e congêneres — tipos, características, e orientações e respeito;
• O MERCADO DE ARTE. 
• Quem define os preços de obra de arte? 
• Como são regidas as comissões de venda e consignações? 
• Porque o Mercado de Trabalho do Artista Plástico não é sinônimo de Mercado de Arte. 
• Relacionamentos com a imprensa. Como divulgar; Redação de press releases;
• Relacionamentos com a crítica. O crítico de arte ainda existe?
•Participação coletiva — espírito ético e profissional/atualização profissional. 

3. A Veiculação e Documentação da Produção e da Carreira
• A importância de documentar e registrar a produção e a carreira;
• Objetivos da documentação — portfólios, divulgação, publicações (livros e catálogos);
• Catalogação da produção/arquivamento de reproduções e negativos;
• Como redigir de forma atual o Currículo Artístico e o Curriculum Vitae Cultural/Artístico
• O texto da produção: teoria pelo próprio artista; outros: crítico, jornalístico, etc.;
• O portfólio - formas e tipos de organização, usos e modalidades (individuais e coletivos).
• Como creditar fotografias em catálogos e portfólios; O título da obra de arte.






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Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.