Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

19 de março de 2015

Festejos Farroupilhas de 2015 terão como tema ‘O campeirismo gaúcho e a sua importância social e cultural’


 
O tema de 2015 dos Festejos Farroupilhas será ‘O campeirismo gaúcho e sua importância social e cultural’. De autoria de Fabiano Vencato, da 12ª Região Tradicionalista, e com relatoria de Iara Rott e Lucas Dayran Vieira, a proposta foi apresentada e aprovada no 63º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em Uruguaiana.
Os autores citam Barbosa Lessa na justificativa da proposta: "A ideia nuclear das Tradições Gaúchas é a figura do campeiro das nossas estâncias (...)” . (...) “Precisamos mostrar às novas gerações – bem como aqueles que, vindos de terras distantes, acorrerem à nossa querência – que as tradições gaúchas são realmente belas e que o gaúcho merece realmente a nossa admiração”.
Algumas questões pontuais sugeridas para serem trabalhadas durante os festejos são a relação entre o homem e o cavalo, a música campeira, o laço, afazeres domésticos, mãos gaúchas no couro, galpão, a tosquia, o alambrado e a ordenha.
O tema será trabalhado nas atividades das 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul, como acampamentos e desfiles.
Em Porto Alegre, especialmente no desfile cívico e no desfile temático, além do campeirismo serão destacados os 180 anos do início da Revolução Farroupilha e os 170 anos da paz de Ponche Verde.

Fonte:
Assessoria de Imprensa do MTG
Sandra Veroneze