Postagem em destaque

Justiça cassa mandato do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre

A decisão do juiz José Antonio Coitinho, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, em Mandado de Segurança impetrado p...

3 de março de 2015

Prefeitura avalia permissão de conceder uso da Casa da Estrela

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Grupo visitará o local e agendará audiência com secretário da Cultura
Grupo visitará o local e agendará audiência com secretário da Cultura
Representantes da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) e da Associação Cultural Chico Lisboa reivindicam termo de permissão de uso de imóvel situado no bairro Petrópolis para servir de sede às duas entidades. A Casa da Estrela, situada na rua Camerino, 34, foi desapropriada pelo município e integra o patrimônio cultural da cidade, segundo avaliação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). O pedido foi encaminhado ao vice-prefeito Sebastião Melo na tarde desta terça-feira, 3, em audiência na prefeitura, solicitada pela vereadora Sofia Cavedon. Moradores do bairro interessados na recuperação da casa e do terreno acompanharam a reunião.
Melo designou o assessor para assuntos comunitários Luiz Severo, do gabinete do vice-prefeito, para organizar uma visita ao local e agendar audiência com o secretário municipal da Cultura, Roque Jacoby, responsável pela liberação do termo de permissão de uso.
O presidente da Agapan, Alfredo Gui Ferreira, disse que a casa é perfeita para abrigar a entidade, apesar de a propriedade estar em péssimo estado de conservação. Melo sugeriu buscar uma contrapartida da iniciativa privada para restauração. Se comprometeu a fazer levantamento dos empreendimentos no entorno, a fim de identificar interessados no projeto. "É um lugar especial, que precisa ser preservado", destacou a moradora do bairro Janete Viccari Barbosa.



/patrimonio_cultural
Texto de: Adriano Santana
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.