A Semana Farroupilha terá como tema “Nossas Riquezas”, abordando nove itens: fauna, flora, água, agricultura, indústria, comércio, produção de energia, extrativismo e cultura. E o tema do Acampamento Farroupilha será a sustentabilidade ambiental. Brum diz que a ideia da organização do evento é juntar as duas coisas. “Vamos utilizar o processo de reciclagem dos resíduos orgânicos, seco e óleo de cozinha como um trabalho em benefício das nossas riquezas, que é o tema da Semana Farroupilha. Ou seja, não sujando o nosso parque, que é um bem da cidade, ou ajudando a cadeia produtiva da reciclagem, dos catadores, das usinas de reciclagem, que também representa uma riqueza”, comparou.
Os trabalhos de conscientização, esclarecimentos e educação ambiental serão feitos por orientadores que estarão no local. As ações serão compartilhadas pela empresa Braskem, Departamento Municipal de Limpeza Urbana, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Serão colocados tonéis nesta área central e dois em cada piquete, para a separação do lixo orgânico com o lixo seco. Também será intensificado o recolhimento de óleo de cozinha utilizado na Praça de Alimentação.
Preparativos - O Acampamento Farroupilha abre oficialmente no dia 7 de setembro e vai até o dia 20. Os festejos municipais encerram-se no dia 19, com o Desfile Temático, que a partir deste ano integra a programação cultural do evento. Serão 360 entidades acampadas no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, entre piquetes, CTGs e DTGs. A infraestrutura começou a ser montada, e alguns galpões já estão prontos. Há água e luz para as equipes que trabalham no local. No sábado, 18 de agosto, o parque será aberto para as entidades montarem os piquetes. A estimativa da organização é de que se repita o público registrado nos últimos dois anos, de 1 milhão de visitantes.
/acampamento_farroupilha
Texto de: Fabiano Cardoso
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.