A Exposição de Arte Mbyá Guarani “Seres da mata e sua vida como pessoas”, será aberta no Memorial do Rio Grande do Sul (na rua Sete de Setembro, 1020), na Praça da Alfândega, Sala de Múltiplos Usos, na próxima terça-feira, 4. A exposição é composta por acervos do Núcleo de Políticas Públicas para Povos Indígenas (NPPPI) e do Museu Antropológico do RS/Sedac, e com fotografias de Vherá Poty e Danilo Christidis. As visitações podem ser feitas de terça-feira a sábado, das 10h às 18h.
A iniciativa, do NPPPI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), juntamente com a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e da Educação (Smed), tem o objetivo de fortalecer e valorizar as expressões artísticas indígenas e culturais desses povos. A Semana Municipal dos Povos Indígenas em Porto Alegre foi instituída pela Lei Municipal nº 8.114/1998.
Com o apoio do Núcleo de Políticas Públicas para o Povo Indígena, que é vinculado à Coordenação de Direitos Humanos da SMDHSU, são promovidos seminários, feiras temáticas, palestras em escolas, festas tradicionais indígenas. Desde 2008, o núcleo apoia as festas nas comunidades Mbyá-Guarani, Charrua e Kaingang, eventos que propiciam a visibilidade das culturas indígenas na cidade.
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.