A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura abre, nesta terça-feira, 28, às 19h, a exposição "África, Oi! Pemba, Tchau!", do fotógrafo Martino Piccinini, que ocupará a Galeria dos Arcos (no andar térreo da Usina do Gasômetro) até o dia 30 de setembro, apresentando imagens clicadas durante a estada do artista na cidade moçambicana de Pemba.
Em 2010, Martino participou da 4ª Oficina de Inovação em Artesanato na cidade de Pemba, a convite da Fundação Aga Khan de Moçambique, onde 135 artesãos estiveram envolvidos. Esse projeto foi coordenado pelo designer Renato Imbroisi e possibilitou a Martino prestar sua contribuição no desenvolvimento da oficina. O artista permaneceu 15 dias trabalhando como voluntário junto aos artesãos, aprendendo técnicas, ensinando formas e, sobretudo, fotografando.
Além de todo o projeto, o artista acabou vivenciando e captando fotograficamente um pouco da cidade, da cultura e dos seus habitantes. Imagens de crianças, cidades, artesãos, oficinas e ilhas, montam um material fotográfico vivo e documental de uma África não tão conhecida. A cidade de Pemba possui cerca de 140 mil habitantes e localiza-se ao norte de Moçambique, não possui sistema de canalização de água e conta com apenas 48 escolas, 1 hospital e 9 centros de saúde.
Martino tem 22 anos e é estudante de Design de Produto na UFRGS. Desde 2009 realiza estágio no escritório Tina e Lui – Arquitetura e Design – que possibilitou suas diversas vivências com design, artesanato e fotografia. Em 2011, foi selecionado para o projeto Banco de Idéias – Casa Brasil, que repercutiu no impresso da revista Summa +, e teve o projeto Mesinha Mesa selecionado pelo Museu da Casa Brasileira. É responsável, ainda, pelo projeto gráfico do jornal Tabaré.
Martino Piccinini é o primeiro fotógrafo a expor na Galeria dos Arcos que utiliza o crowdfunding, modelo que permite que indivíduos ou empresas financiem seus projetos através de doações coletivas, sistema que tem crescido e vem ganhando inúmeros adeptos em todo o mundo. No site da Catarse os interessados em participar podem se cadastrar e contribuir para a realização da exposição de Martino com valores a partir de R$ 10,00. A premissa é relativamente simples: o autor da ideia apresenta sua proposta em uma plataforma online e diz quanto quer captar. Através deste sistema, indivíduos que se interessem em apoiar o projeto fazem doações de acordo com a sua disponibilidade financeira. Em troca, o dono do projeto oferece uma recompensa. No caso de Martino as recompensas são cópias de suas fotos e a citação dos nomes dos apoiadores na exposição.
Serviço:
"África, Oi! Pemba, Tchau!", de Martino Piccinini
Local: Galeria dos Arcos (andar térreo da Usina do Gasômetro)
Data: Abertura dia 28 de agosto de 2012, às 19h / Visitação até 30 de setembro – de terças a domingos - das 9 às 21h
/cultura /fotografia
Texto de: Gabriel Ferreira
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.