Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

24 de agosto de 2012

Edital da Funarte e do MinC vai contemplar trabalhos de Residências Artísticas em Pontos de Cultura


A Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC) lançaram o edital Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012. Serão oferecidas 50 bolsas de R$ 50 mil cada, divididas em duas categorias: Criação e Experimentação e Continuidade. O investimento total em bolsas será de R$ 2,5 milhões. A portaria que regulamenta o edital foi publicada no dia 17 de agosto, no Diário Oficial da União. As inscrições estão abertas até 3 de outubro de 2012.
O programa de residência artística compreende o processo de criação associado à troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades, em conjunto com profissionais das instituições envolvidas e suas respectivas comunidades, proporcionado pelo deslocamento do artista para um Ponto de Cultura. Nesta edição, a inscrição leva em consideração, principalmente, o processo artístico, diferentemente das edições anteriores, em que a inscrição ocorria unicamente por categorias regionalizadas.
Ao se inscrever na categoria Criação e Experimentação, o artista escolhe um Ponto de Cultura para realizar um projeto que tenha como foco interações entre culturas e comunidades de diferentes partes do país. Obrigatoriamente, o Ponto de Cultura deve estar fora da região geográfica onde o artista reside. O principal vetor é o intercâmbio intercultural.
A categoria Continuidade é exclusiva para aqueles que já ganharam pelo menos uma das edições anteriores do Edital Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura (2008, 2009 ou 2010) e permite que o artista possa dar continuidade ao seu projeto, apresentando uma perspectiva de inovação e sustentabilidade. Nela, pode-se optar por qualquer Ponto de Cultura, dentro ou fora da região onde reside.
Até o final de 2012, será lançado o catálogo Interações Estéticas 2008-2010. Apublicação tem como objetivo valorizar e registrar as diferentes experiências no campo das residências artísticas fomentadas e construídas nas suas três edições.