Postagem em destaque

Gestão 2009 /2014 combina com Gestão 2017/2019 a entrega do Blog e logo do CMC Porto Alegre

Dia 02/07/2019, às 19:30 h em reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PORTO ALEGRE realizada na Casa dos Conselhos, sito Av. João P...

16 de dezembro de 2013

Conselho ajuda na aprovação projeto que permite manifestações de artistas de rua

O Conselho de Cultura se fez presente pelo seu presidente fazendo o corpo a corpo com os vereadores para pedir pela aprovação projeto, que resultou numa votação de 25 a favor e 4 contra.
Parabéns à todos , que participaram dessa luta.
O plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta segunda-feira (16/12), projeto de lei do Legislativo apresentado pelos vereadores que fazem parte das comissões de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) e de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh). A proposta dispõe sobre a apresentação de artistas de rua em logradouros públicos da Capital permitindo manifestações culturais em espaços abertos tais como praças, anfiteatros, largos e vias. Conforme o texto votado, as apresentações de rua deverão ser gratuitas para os espectadores, sendo, contudo, permitido o recebimento de doações espontâneas.
Ainda de acordo com o texto, nos locais das manifestações, ficará garantida a livre fluência do trânsito, da passagem e da circulação de pedestres, bem como o acesso a instalações públicas ou privadas. Os artistas poderão utilizar fonte de energia para alimentação de som, mas é vedado patrocínio privado que caracterize as apresentações como um evento de marketing, salvo projetos apoiados por leis municipal, estadual ou federal de incentivo à cultura.

Segundo vereadores da Cece e da Cedecondh que assinaram o projeto, a proposta "é de extrema importância para acabar com as proibições e deixar claro o direito e a responsabilidade do artista de rua para com sua cidade e sua população. Também é um reconhecimento desta arte profissional pela municipalidade como um todo. Porto Alegre é referência nacional de teatro de rua e do artista de rua, portanto é fundamental o reconhecimento desta arte pública de performance, onde o artista encontra-se presente com o público nas ruas, praças e parques."

Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
          Maurício Macedo (ref. prof. 9532)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)